Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é a Steam?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2023 às 20h00

Link copiado!

Divulgação/Steam
Divulgação/Steam

O Steam é uma plataforma digital para distribuição de jogos no computador. O software criado pela Valve permite comprar games, baixar atualizações, gerenciar a biblioteca, vender itens e interagir com a comunidade no mesmo espaço.

O serviço é uma referência para jogar pelo computador, com mais de 24 milhões de pessoas na base de usuários, e está disponível via Linux, macOS e Windows. Além disso, possui um app para celulares voltado para comprar na loja, interagir com amigos ou administrar a biblioteca.

Quando o Steam surgiu?

Continua após a publicidade

O Steam foi lançado oficialmente para o público em 2003, após anúncio feito pela Valve no ano anterior. O cliente era usado para baixar atualizações e facilitar o modo online para Counter-Strike 1.6 e Half-Life, com mecanismos contra pirataria e hackers.

Em 2005, a plataforma começou a distribuir jogos de terceiros e a instalação do app tornou-se obrigatória para acessar muitos títulos no PC. Três anos depois, em 2008, a Valve disponibilizou o Steamworks, uma API que permitia lançar jogos no serviço — esse recurso aumentou a publicação de títulos independentes com todo o suporte de atualizações e modo online do Steam.

Por que usar o Steam?

A plataforma de games é uma alternativa essencial para jogar no computador por diversos motivos. Primeiramente, é capaz de unificar os jogos de diferentes empresas: principais lançamentos AAA, títulos independentes e expansões podem ser encontradas no catálogo da loja, que também oferece várias promoções temáticas ao longo do ano.

Com relação aos games instalados, o cliente do Steam traz atualizações automáticas dos desenvolvedores para corrigir bugs ou adicionar novos recursos aos títulos. A biblioteca é salva na nuvem, o que significa que você pode desinstalar um título do computador para baixá-lo novamente em outra oportunidade.

Além disso, o acesso à comunidade do serviço amplia as possibilidades com seus jogos favoritos. É possível baixar conteúdo adicional, encontrar mods e vender itens entre outros jogadores, por exemplo.

Enquanto os consoles possuem as próprias plataformas digitais, como é o caso da PlayStation Network e da Xbox Live, o Steam é uma das opções mais populares para reproduzir essa experiência no computador.

Continua após a publicidade

Quem são os concorrentes do Steam?

A Epic Games Store é a principal concorrente do Steam no segmento dos computadores. A plataforma da Epic também inclui um extenso catálogo de games, promoções sazonais, distribuição de jogos gratuitos e opções para lançamento de títulos independentes.

No Windows, o aplicativo do Xbox também é uma alternativa popular, com acesso à loja da Microsoft e ao serviço de assinatura Game Pass. Além disso, existem clientes próprios de algumas publicadoras, como é o caso da EA e da Riot Games.

Quais são os outros produtos da Steam?

Continua após a publicidade

O Steam ainda possui outros produtos e plataformas além do tradicional cliente para computadores. No segmento da realidade virtual, existe o SteamVR, com suporte a diversos óculos e games disponíveis no mercado.

Além disso, a empresa também ingressou no segmento dos consoles portáteis com o Steam Deck, lançado em 2022. O dispositivo permite carregar títulos salvos na biblioteca, mas também é compatível com outros jogos e aplicativos de terceiros.

Agora que você sabe mais sobre a plataforma, pode conferir dicas para recuperar uma conta e conectar um controle de outro console para jogar no PC.