Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Build 2023 | O que esperar e onde assistir ao evento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Maio de 2023 às 08h00

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A conferência anual de desenvolvedores Microsoft Build 2023 promete apresentar várias novidades na área de inteligência artificial, Windows 11 e soluções voltadas para o mercado corporativo. O evento deste ano deve ter bastante foco em IAs, principalmente aplicadas ao sistema operacional e aos aplicativos da companhia.

Os plugins e extensões de IA devem adicionar novas funcionalidades aos produtos existentes, enquanto as APIs de integração devem ser adaptadas às necessidades específicas de uso.

É provável que a Microsoft demonstre algumas melhorias para o Microsoft 365, Teams, Azure e parcerias com a OpenAI. Aliás, o Bing deve ganhar um espaço como nunca ocorreu nos últimos anos, afinal a ferramenta conseguiu incomodar o buscador do Google no trimestre.

Continua após a publicidade

Quando acontece o Microsoft Build 2023?

A conferência Build 2023 começa no dia 23 de maio, com a apresentação principal marcada para começar às 10h (horário de Brasília), em Seattle, nos Estados Unidos. Haverá transmissão ao vivo via internet da abertura para o mundo inteiro.

Os participantes presenciais poderão participar de sessões de discussão, conversas com os desenvolvedores da Microsoft e demonstrações de funcionamento. Alguns desses eventos posteriores devem ser transformados em vídeos para distribuição ao público.

Continua após a publicidade

O que esperar da Microsoft Build 2023?

5. Inteligência artificial no cotidiano

É difícil pensar no atual momento tecnológico sem associar produtos e serviços à inteligência artificial. Graças à parceria com a OpenAI e aos esforços dos engenheiros da empresa, a Microsoft obteve muito sucesso no setor com o Bing Chat.

Só que a moda de conversar com chatbots já "ficou no passado" e agora o foco é o lado utilitário da coisa. A Microsoft deve apresentar como pretende incorporar tanta inovação em seus produtos.

Continua após a publicidade

Pode-se esperar uma boa parte do evento dedicado a ferramentas para otimizar a experiência do usuário em termos de software. Esta será a oportunidade para a companhia demonstrar como isso impactará na vida do usuário.

Espera-se a exibição de detalhes sobre o modelo de linguagem GPT-4, Codex e Embeddings, todos alimentados pela parceria Azure-OpenAI. Algumas IAs guiadas para programação, otimização para servidores e melhorias em serviços da nuvem devem ser mostradas.

4. Bing incomodando rivais

Continua após a publicidade

O Bing já demonstrou que não está de brincadeira ao introduzir perguntas e respostas vinculadas com o buscador e o Bing Chat foi uma baita forma de chamar a atenção para um dos serviços menos populares da Microsoft.

Espera-se que a empresa demonstre um sistema de integração da pesquisa com o Microsoft 365, Teams e Windows 11. A ideia é ressaltar os novos potenciais inexplorados da tecnologia GPT-4, aqueles que permanecem restritos aos desenvolvedores. Algoritmos de IA e programação também precisam ser liberados em forma de API para implantação em soluções de terceiros.

Chegou o momento de saber se o lado inovador se manterá em alta ou se tudo não passou de um “voo de galinha”. A Microsoft precisa reforçar o lado utilitário no seu buscador, principalmente para rivalizar com as novidades anunciadas pelo Google no I/O 2023.

Continua após a publicidade

3. Microsoft 365 com IAs

O antigo Pacote Office já começou a receber a inteligência artificial Copilot para otimizar serviços, e a surpresa será se forem apresentadas novas habilidades e tarefas. Desde março, 600 clientes corporativos já tiveram acesso à prévia paga da ferramenta.

A ideia agora é mostrar como o Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e demais soluções podem tirar vantagem da IA. Em geral, tudo está ligado a questões criativas, como produção textual ou organização de informações.

Continua após a publicidade

No caso do Outlook, a empresa já demonstrou a capacidade de escrever ou revisar e-mails conforme o tom desejado. Já o Whiteboard permite criar um conteúdo visualmente atrativo apenas com diretrizes de texto.

2. IAs em ferramentas empresariais

O Teams é provavelmente o software empresarial da Microsoft mais afetado pelo uso de IAs até o momento, com mais velocidade e recursos. Mas não é somente de Teams Premium que vive a empresa.

Continua após a publicidade

Como o Build é uma conferência de desenvolvedores, a Microsoft certamente revelará recursos adicionais adaptados a essa comunidade. Pode-se esperar um conjunto de otimizações para desenvolvedores e engenheiros de rede nas empresas, como insights ou dicas de melhoria para serviços.

O Google fez vários anúncios para reforçar o Cloud, logo a Microsoft deve fazer o mesmo para o Azure, graças à parceria com a Nvidia. O que vem por aí ainda é um mistério, mas a companhia de Bill Gates certamente tentará inovar para aumentar seu faturamento.

1. Windows 11 inteligente

As pessoas estão curiosas para saber como as inteligências artificiais podem ser empregadas em sistemas operacionais. Se Android e iOS ainda não mostraram nada nesse sentido, a Microsoft pode se antecipar e apresentar sua perspectiva para o Windows 11.

Continua após a publicidade

Recomendações de configurações, execução de tarefas e otimização de rotinas devem estar entre os prováveis anúncios. Existe uma expectativa alta para o que essas ferramentas podem entregar de inédito, algo que faça as pessoas ficarem de queixo caído.

Há rumores também de um possível Windows 12, mas é improvável que algo seja demonstrado agora. A hipótese factível é de otimização do Win 11 na tentativa de expandir a base de usuários.

Como assistir à Microsoft Build 2023?

Continua após a publicidade

Desenvolvedores, especialistas e interessados em acompanhar o evento devem se registrar no site do evento (register.build.microsoft.com) para obter seu passe de acesso digital. Esse cadastro precisa ser feito apenas para garantir acesso aos conteúdos exclusivos.

Quem só deseja assistir ao Keynote de abertura, onde são demonstradas as novidades de maneira rápida, pode apenas acessar a transmissão ao vivo pelo YouTube:

É bom ficar ligado no canal Microsoft Event, pois a empresa deve publicar alguns conteúdos adicionais, como demonstrações em vídeo ou palestras. O Canaltech trará resumos dos anúncios mais importantes sobre softwares, tecnologias e produtos anunciados na Microsoft Build 2023.