Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Teams ganha visual renovado e deve ficar 2 vezes mais rápido

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Março de 2023 às 14h30

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

O Microsoft Teams ganhou uma imensa renovação em termos visuais e de recursos na versão para Windows. A aparência está mais limpa e com ícones reorganizados, enquanto o funcionamento está quase duas vezes mais rápido. A promessa é ser a maior mudança desde o lançamento do software, em 2017.

O objetivo da Microsoft é tornar o novo Teams mais rápido para todos, com o dobro do desempenho e metade do uso de memória da versão atual. Enquanto o app antigo pode levar cerca de 22 segundos para ser aberto, a versão reformulada faz o mesmo em menos de 10 segundos.

Continua após a publicidade

Rolar a tela das conversas é mais fluido, sem aqueles travamentos chatos que acontecem até em PCs de última geração. A troca de canais também ocorre com quase um segundo de diferença entre as versões, como mostra o vídeo comparativo acima.

A medida deve beneficiar quem usa notebooks ou desktops com configurações menos parrudas, já que o uso de recursos, especialmente memória RAM, será menor. Uma das maiores reclamações dos usuários é dessa demora na execução do Teams, então a Microsoft teria um grande trunfo.

Visual novo do Teams

Continua após a publicidade

A interface foi simplificada para deixar o acesso às informações facilitado e com notificações otimizadas. A interface abandona o tradicional título azul para adotar um tom cinza, muito mais clean que o anterior.

Os ícones da Barra de Tarefas lateral estão maiores e foram reorganizados. Segundo a Microsoft, a melhoria foi para deixar “mais fácil encontrar tudo num só local”.

O novo Teams recebeu suporte à inteligência artificial guiado pelo Copilot, associado à IA do Bing Chat. Isto significa que o mensageiro passará a oferecer recursos de redação de textos, resumos de conversas e outras funcionalidades direto no app.

No padrão antigo, você precisava desconectar da atual e fazer um login separado. Terminou de usar? Faça logoff e entre na conta original. Agora, o seletor de contas permite alterar rapidamente entre diferentes contas, como ocorre no Google, por exemplo.

Continua após a publicidade

Quando chega o novo Teams?

Somente os cadastrados no programa de testes do Microsoft Teams Beta terão acesso imediato aos recursos. Para essas pessoas, um botão de alternância surgirá na parte superior da janela e possibilitará a troca da experiência clássica para a renovada.

Em organizações que não fazem parte do programa experimental, será preciso que o administrador faça a liberação para o usuário. Por ser algo ainda em fase de testes, talvez as políticas de segurança das empresas não permitam usar o app agora.

Continua após a publicidade

O anúncio é focado em usuários corporativos, porque este é o foco do Teams, mas também afeta donos de contas pessoais. Quem já está no Windows 11 conseguiu ter uma experiência mais próxima, mas usuários do Windows 10 também devem desfrutar.

A Microsoft parece focada em oferecer a melhor experiência para empresas, o que pode gerar mais receita para a companhia e o tão esperado lucro do pesado investimento feito na tecnologia GPT-4. Além da introdução no Bing, a Gigante de Redmond pretende adicionar sua IA em toda a suíte de apps do Microsoft 365, o que incluirá Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

No começo de fevereiro, a Microsoft já tinha lançado o Teams Premium, um serviço pago com recursos extras para assinantes que traziam o ChatGPT. A tecnologia oferece tarefas geradas pela IA, como legendas traduzidas em tempo real, atas de reunião automaticamente, tarefas recomendadas e destaques personalizados.