Conceito do Windows 12 imagina uma revolução no sistema da Microsoft
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
Ainda que os rumores apareçam com frequência, o Windows 12 é puramente especulação. O sistema operacional teria um visual repaginado, ferramentas de inteligência artificial nativas e uma série de outras funcionalidades que tornarão a rotina mais prática. Se você ainda não se empolgou com a ideia, o conceito criado pelo canal do YouTube Addy Visuals pode aumentar sua expectativa.
- Inteligência artificial pode ser o grande diferencial do Windows 12
- Visual do possível Windows 12 está escondido em prévia do Windows 11
No vídeo, o designer se apropria de algumas das pistas do possível Windows 12 e incrementa com ideias próprias, tornando a apresentação ainda mais convincente e animadora. Estão presentes ali uma nova Barra de Tarefas (aqui, chamada de "Barra de Tarefas Dinâmica"), um novo sistema de widgets, suporte para "arrasta e solta" de arquivos e programas e muitas opções de personalização.
O conceito, além de visualmente agradável, faz alusão às apresentações de lançamento da Microsoft, com grande apelo visual por animações e demonstrações de alguns recursos pontuais de usabilidade.
Windows mais útil
A demonstração vai além do visual, porém: o youtuber mostra uma nova versão do Explorador de Arquivos, esta com as recentes guias e o design do Win 11, mas com ícones e organização mais elegante de botões. O vídeo também apresenta a ideia de um "Drop Zone", uma área para salvar arquivos de forma temporária até achar um lugar definitivo para eles.
O Windows 12 vem aí?
Embora o vídeo conceitual possa ter atiçado sua curiosidade, o Windows 12 nem mesmo foi confirmado pela Microsoft até agora. Tudo que existe sobre o suposto sistema operacional (até mesmo seu desenvolvimento) é pautado em rumores e pequenos vazamentos.
Foram descobertos resquícios de uma nova interface escondidos dentro do Windows 11, a Intel já estaria preparando suporte para o novo SO em seus processadores, e há informações de que a Microsoft prepara um concorrente para o ChromeOS.
Geralmente, onde há fumaça, há fogo. Contudo, é impossível afirmar qualquer coisa no momento. Portanto, resta esperar até a empresa anunciar algo novo.