Publicidade

5 grandes novidades do Bing Chat para superar Google e ChatGPT

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Bing

A Microsoft anunciou um pacotão impressionante com cinco novidades que prometem tornar o Bing Chat ainda mais completo, o que inclui a possibilidade de agendar horário em restaurante por você. A promessa é levar a inteligência artificial a níveis inéditos com recursos que nenhum rival conseguiu oferecer até o momento — e, o melhor, de maneira gratuita.

Confira os cinco novos recursos da IA do Bing apresentadas nesta quinta-feira (4):

5. Respostas com imagens e vídeos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outra grande novidade é a capacidade de produzir respostas com imagens e vídeos. O chatbot da Microsoft atualmente suporta apenas entradas e saídas de texto, mas passará a criar conteúdo mais completo em cima de outros formatos de mídia.

O chamado Suporte Multimodal deve oferecer resultados mais contextualizados e otimizados com o auxílio de materiais audiovisuais. Em vez de ter que descrever um vídeo, a IA pode apenas localizar um conteúdo interessante do YouTube e anexá-lo na resposta para reforçar sua explicação.

A ferramenta possibilitará também a criação de tabelas e gráficos formatados. Isso significa que o buscador poderá organizar dados para gerar uma representação visual do faturamento da sua empresa ou criar arquivos em Excel com resultados de uma pesquisa de opinião.

Em breve, a promessa é de o chatbot também ser capaz de analisar imagens para criar conteúdo a partir de fotografias. Em vez de descrever um cenário em palavras, por exemplo, você poderá apenas subir a imagem e deixar que a IA faça o trabalho de maneira automática.

4. Histórico do Bing Chat

Você poderá acessar as conversas a partir de um histórico associado à sua conta ao usar qualquer dispositivo. O histórico é um recurso que existe no ChatGPT desde o lançamento, mas não estava presente no Bing Chat.

Aliás, para quem usa o Edge, será possível clicar nos links do Bing Chat para ser direcionado à fonte da informação sem abrir mão das conversas. A Barra Lateral do Edge manterá o Bing aberto na conversa recente, assim a pessoa não precisa sair do site atual para interagir com a IA.

Continua após a publicidade

A vantagem disso é que ninguém mais perderá respostas dadas pelo chatbot, pois tudo fica registrado. É possível abrir uma conversa antiga e retomar as interações de onde parou, sem precisar construir uma nova interação do zero.

Além disso, o sistema de conversa ganhou um botão de download para facilitar a extração das informações. Em vez de selecionar tudo, você poderá apenas clicar no ícone de seta para fazer a transferência dos textos, tabelas e gráficos criados pelo Bing — que podem ser exportados diretamente para um software da Microsoft, como o Word ou o Excel.

3. Agendar horários em restaurantes

Continua após a publicidade

Talvez a novidade mais divertida da vez é o chamado Edge Actions, um recurso que deve unificar pesquisa e sessões de bate-papo em uma experiência integrada. Com isso, será possível solicitar ao Bing que faça uma reserva no seu restaurante favorito sem precisar sair da conversa.

Na demonstração, o chatbot se conectou ao serviço Open Table para exibir datas e horários com vagas em restaurantes de Nova York. O usuário escolhe o seu favorito e o próprio serviço se encarrega de efetuar a reserva.

Futuramente, é provável que esse serviço seja expandido para mais atividades, como comprar um ingresso de cinema ou de um show. Essa é uma promessa que o Google fez no passado com a tecnologia Duplex, mas que nunca chegou a emplacar para o usuário final como o Bing faz agora.

Continua após a publicidade

Infelizmente deve demorar para que essa função esteja funcional no Brasil, visto que depende da integração de algum plugin do tipo que opere por aqui.

2. Respostas ainda mais refinadas

O conteúdo poderá ser criado a partir de refinamentos no tom de resposta do Bing, como a Microsoft já tinha testado anteriormente. Será possível definir se o conteúdo gerado terá um estilo profissional, entusiasmado ou descontraído.

A novidade inclui a capacidade de escolher o tamanho e o formato da resposta. Você pode obter apenas o conteúdo em parágrafos, como o Bing já fazia antes, ou pedir para redigir como se fosse um e-mail. É possível transformar o material em ideias separadas por tópicos ou até criar um post completo para blog.

Continua após a publicidade

Antes de concluir, a IA exibirá uma prévia do texto que poderá ser ainda mais ajustada, seja para adicionar detalhes, seja para mencionar uma plataforma específica. No vídeo mostrado pela Microsoft, deu para ver a capacidade de solicitar ao Bing o uso de mais verbos de ação, remover palavras redundantes ou quantificar dados apresentados.

Este conjunto de refinamentos é inédito nos chatbots lançados até o momento. A Microsoft parece empenhada em deixar o seu produto cada vez mais direcionado para a finalidade desejada do usuário, independentemente se ele deseja uma resposta direta ou um grande artigo acadêmico para seu site pessoal.

1. Aberto para terceiros

Continua após a publicidade

Por fim, a Microsoft prometeu abrir os recursos da plataforma para que desenvolvedores e outras empresas possam integrar seus produtos e serviços ao Bing. Assim, companhias poderão construir plugins para incluir seus conteúdos como opção de resposta ou permitir que usuários tomem ações — como reservar mesa em um restaurante — usando o chat do buscador.

"Novo Bing" com acesso livre

Segundo o vice-presidente corporativo e diretor de marketing do consumidor da Microsoft Yusuf Mehdi, o Bing não vai mais usar a famosa lista de espera para testes do produto. Portanto, qualquer pessoa que abrir a pesquisa poderá usar tanto o Bing Chat quanto o Bing Image Creator se tiver uma conta da Microsoft.

“Em apenas 90 dias, nossos usuários se envolveram em mais de meio bilhão de chats. Além disso, foram mais de 200 milhões de imagens produzidas com o Bing Image Creator”, ressalta o executivo.

Continua após a publicidade

Mehdi lembra que o buscador ultrapassou a marca dos 100 milhões de usuários ativos diários. Só o aplicativo para celular teve a quantidade de instalações aumentada em quatro vezes desde a chegada do Bing com ChatGPT integrado.

O "novo Bing" combina o poderoso modelo de linguagem GPT-4 da OpenAI com os resultados do buscador da Microsoft. O propósito é oferecer respostas em atualizadas para dúvidas, ajudar na criação de conteúdos e entregar conversas humanizadas com a máquina.

As novidades já estão disponíveis a partir desta quinta-feira (4) para os usuários do Bing que usam o serviço logado na conta da Microsoft. A dica é baixar o Edge para tirar o máximo proveito dos anúncios feitos hoje, já que várias inclusões necessitam do navegador para funcionar. No mês passado, o Bing tinha adicionado o suporte a stories e ampliado o limite diário de interações de 15 para 20 turnos.