IFA, CCXP, Rock in Rio: eventos cancelados ou confirmados devido ao coronavírus

Por Bruno Salutes | 22 de Abril de 2020 às 20h30
Pixabay

Com o surgimento do novo coronavírus em dezembro de 2019, muitas empresas tiveram que adiar eventos, conferências e até mesmo interromper linhas de produção de produtos específicos. O vírus se espalhou por diversos países, fazendo com que eventos anuais e até lançamentos de filmes fossem adiados ou cancelados.

Confira neste artigo quais eventos foram cancelados devido à doença e quais ainda estão previstos para acontecerem, mas com as devidas precauções.

Eventos cancelados devido ao Coronavírus: tecnologia

IFA 2020

A IFA 2020 aconteceria presencialmente em setembro, na cidade de Berlim. Porém, a organização do evento anunciou dia 22 de abril que o evento acontecerá na mesma época, porém, com um "formato inovador". A Alemanha anunciou que eventos com mais de 5.000 participantes estão proibidos até outubro.

Mobile World Congress (MWC)

A MWC aconteceria entre os dias 24 e 27 de fevereiro, em Barcelona, e foi cancelada no dia 12 de fevereiro através de um comunicado oficial. O cancelamento veio após várias empresas já terem confirmado que não iriam participar da edição deste ano. O evento não foi remarcado.

Salão do Automóvel de Genebra

O Salão do Automóvel de Genebra aconteceria entre os dias 5 e 15 de março, e foi cancelado dia 28 de fevereiro em comunicado oficial. O evento terá transmissão online dedicada à imprensa, com duração prevista de 15 minutos.

Cresça (Google)

O evento Cresça, realizado pelo Google, aconteceria dia 13 de março e São Paulo, e foi cancelado dia 11 de março através de um comunicado oficial. A empresa anunciou que busca outras maneiras de oferecer as atividades que seriam realizadas no evento.

F8 - Facebook

O evento do Facebook aconteceria entre os dias 5 e 6 de maio, em São Francisco, e foi cancelado no dia 27 de fevereiro através de um comunicado oficial. No entanto, o Facebook confirmou que as conferências já programadas serão transmitidas pelo YouTube.

Google I/O

O Google I/O aconteceria entre os dias 12 e 14 de maio em Mountain View, e foi cancelado dia 6 de março através de um comunicado oficial. Os organizadores anunciaram que todos aqueles que compararam ingressos serão ressarcidos. A empresa irá publicar detalhes em breve para como proceder em caso de reembolso.

Eventos cancelados devido ao Coronavírus: saúde

Conferência sobre o coronavírus

A conferência sobre o coronavírus estava prevista para acontecer dia 13 de março, em Nova York, e foi cancelada dia 11 de março em nota oficial. O evento não ganhou nova data e nem a possibilidade de ser transmitido online.

Eventos cancelados devido ao Coronavírus: festivais

Rock in Rio Lisboa

O Rock in Rio Lisboa aconteceria entre os dias 20 e 28 de junho, em Portugal, e foi cancelado no dia 3 de abril através de um comunicado oficial. O evento foi remarcado e acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021.

São Firmino

O evento São Firmino aconteceria entre os dias 6 e 14 de julho, na Espanha, e foi cancelado no dia 21 de abril através de um comunicado oficial. A prefeitura de Pamplona anunciou que os festejos em celebração, incluindo a famosa tourada, foram cancelados em decisão unânime do conselho comunitário.

Oktoberfest Alemã 2020

O Oktoberfest 2020 aconteceria entre os dias 19 de setembro e 4 de outubro, em Berlim, e foi cancelado dia 21 de abril através de um comunicado oficial. Segundo o governador da região da Baviera, Markus Söder, o evento não será realizado este ano.

Tomorrowland Winter

O Tomorrowland Winter aconteceria entre os dias 14 e 21 de março na França, e foi cancelado dia 5 de março em comunicado oficial. O cancelamento foi feito após uma medida do governo francês para evitar aglomerações. O evento não acontecerá mais este ano.

Ultra Music Festival

O Ultra Music Festival aconteceria entre os dias 20 e 22 de março, em Miami, e foi cancelado dia 6 de março através de um comunicado oficial. A produção do evento informou que a decisão está diretamente associada ao fato do estado da Flórida ter declarado situação de emergência.

South by Southwest (SXSW)

O SXSW aconteceria entre os dias 13 e 22 de março em Austin, e foi cancelado dia 9 de março através de um comunicado oficial. A empresa dispensou diversos empregados e colaboradores, e o evento também não será transmitido online.

Coachella

O Coachella aconteceria entre os dias 10 e 19 de abril na Califórnia e foi cancelada dia 10 de março através de um comunicado oficial. O evento, no entanto, foi adiado para dia 18 de outubro, e os ingressos comprados para as datas de março permanecerão válidos.

Com relação a shows e turnês internacionais, diversos artistas como BTS, Green Day, Avril Lavigne, Madonna, Pearl Jam, Kiss e Miley Cyrus cancelaram ou encurtaram seus espetáculos. O Brasil teve seu primeiro show cancelado pelo cantor e guitarrista Sammy Hagar, da banda Van Halen.

Lollapalooza

O Lollapalooza estava previsto para acontecer entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo, com shows e programação que haviam sido confirmados desde o dia 10 de março. A preocupação vem mediante ao aumento de casos confirmados no país que devem crescer nos próximos dias.

Com a edição argentina já cancelada, a produtora do evento, a Time for Fun, diz em comunicado para patrocinadores do evento que: "trabalhamos em estreita colaboração com autoridades locais e podemos dizer que estamos considerando datas alternativas para este ano".

Foi na sexta-feira, 13 de março, que a organização do festival anunciou, no entanto, uma nova data para sua realização: dias 4, 5 e 6 de dezembro, trazendo Guns N' Roses, Travis Scoot, Strokes e mais.

Eventos cancelados devido ao Coronavírus: jogos e cultura pop

San Diego Comic Con (SDCC)

A San Diego Comic Con (SDCC) aconteceria entre os dias 23 e 26 de julho, na Califórnia, e foi cancelada dia 14 de abril através de um comunicado oficial. A empresa informou que, quem comprou os passaportes para o evento, pode solicitar um reembolso total ou transferir os crachás para a SDCC de 2021.

Big Festival

O Big Festival aconteceria entre os dias 22 e 26 de junho, em São Paulo, e foi cancelada dia 8 de abril através de um comunicado oficial. O evento acontecerá na data prevista de forma digital e a parte presencial acontecerá entre os dias 27 a 31 de janeiro de 2021.

PerifcaCon

A PerifcaCon aconteceria entre os dias 11 e 12 de abril, em São Paulo, e foi cancelada no dia 13 de março através de um comunicado oficial. O evento foi oficialmente adiado para os dias 6 e 7 junho de 2020 e as atrações convidadas foram contatados para confirmar a disponibilidade para as novas datas.

Game Developers Conferende (GDC)

A GDC aconteceria nos dias 15 e 21 de março, em São Francisco, e foi cancelada no dia 2 de março através de um comunicado oficial. A empresa informou que irá realizar uma versão reduzida do evento no final junho, porém, não há uma data confirmada.

E3

A E3 aconteceria entre 9 e 11 de junho, em Los Angeles, e foi oficialmente cancelada no dia 11 de março através de um comunicado oficial. Diversas empresas como Microsoft, Ubisoft e Nintendo se posicionaram favoráveis a possibilidade de o evento ser transmitido online.

Eventos cancelados devido ao Coronavírus: filmes

Filmes da Disney

Diversos filmes da Disney tiveram seus lançamentos alterados, como "Mulan", "Viúva Negra", "Soul". Isto fez com que os outros lançamentos fossem empurrados em 2021. "Mulan", que tinha estreia prevista para 26 de março no Brasil, foi adiado para o dia 23 de julho. "Viúva Negra", que tinha lançamento confirmado para o dia 30 de abril, será lançado em 29 de outubro.

Filmes da Warner

Diversos filmes da Warner tiveram seus lançamentos alterados, como "Mulher-Maravilha 1984", "Scooby-Doo", "Em um bairro de Nova York" e "Malignant". "Mulher-Maravilha 1984" foi adiado para 13 de agosto e estava previso para 4 de junho. Scooby-Doo", marcada para 15 de maio, não possui nova previsão de lançamento.

Velozes e Furiosos 9

O filme não será mais lançado em maio de 2020, como o previsto. Ele foi adiado para abril de 2021 e a nota de adiamento não cita nada sobre o novo Coronavírus.

Matrix 4

As gravações do quarto filme da série "Matrix" foram suspenas e não possuem previsão de volta.

007 - Sem Tempo Para Morrer

O 25º filme de James Bond, intitulado "007 - Sem Tempo Para Morrer" iria pré-estrear no dia 31 de março, em Londres, mas precisou ser adiado para dia 19 de novembro, próximo da data prevista para lançamentos mundiais.

Um Lugar Silencioso Parte 2

O filme não será mais lançado dia 19 de março, como previsto. A Paramount Pictures adiou o lançamento mundial, inclusive no Brasil, e não informou nenhuma possível data para o lançamento do filme até terem uma percepção melhor do impacto da pandemia no mercado cinematográfico global.

Eventos cancelados devido ao Coronavírus: esportes

Campeonatos CBF (Brasileirão)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu dia 16 de março as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento por tempo indeterminado. Dentre os campeonatos, estão Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

Formula 1

A Temporada 2020 da Fórmula 1 está temporarimente suspensa, porém, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou dia 20 de março a criação do Virtual Grand Prix Series, campeonato que irá contar com a presença de diversos pilotos jogando o game "F1 2019" em uma prova virtual que seria transmitida no lugar do Grande Prêmio do Bahrein.

Overwatch

A Activision-Blizzard cancelou todos os jogos da Liga Chinesa de Overwatch, e anunciou que um novo cronograma será anunciado em breve. Já a PUBG Corporation e a Riot Games cancelaram vários eventos de e-Sports de PlayerUnknown's Battlegrounds e League of Legends respectivamente.

La Liga

A Federação Espanhola de futebol suspendeu diversos jogos no país, menos a La Liga, que é a liga principal do país. Na Itália, há a chance de todos os eventos esportivos serem cancelados após o país ter entrado em estado de isolamento. Já a NBA suspendeu a temporada e não informou oficialmente nenhum prazo para os jogos voltarem a acontecer.

Eventos confirmados apesar do Coronavírus

Game XP

A Game XP acontecerá em julho no Rio de Janeiro, porém, sem data oficial até o momento. Os organizadores não descartam rever o cronograma do evento para este ano devido a COVID-19.

Comic Con Experience (CCXP)

A Comic Con Experience (CCXP), de São Paulo, acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro. Pode ser que o evento em São Paulo não seja tão afetado por estar próximo do final do ano.

Apple WWDC

A WWDC costuma acontecer durante as primeiras duas semanas de junho na Califórnia. Recentes informações apontam que o Departamento de Saúde Pública de Santa Clara proibiu a realização de reuniões em espaços fechados por, ao menos, três semanas, indicando que o evento pode ser adiado ou possivelmente cancelado.

Rock in Rio edição Brasil

O Rock in Rio irá acontecer entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro no Rio de Janeiro. Apesar de distante, e com a programação não confirmada, é importante ficar atento às recomendações de especialistas quanto a aglomerações nos próximos meses.

Brasil Game Show (BGS)

A BGS acontece entre os dias 8 e 12 de outubro. Não há detalhes sobre reagendamento ou cancelamento do evento até o momento.

*O objetivo deste artigo é reunir as últimas informações sobre eventos relacionados a tecnologia, entretenimento, esportes e ciência que podem ter seus cronogramas alterados em razão da pandemia do coronavírus. Sua atualização será necessária com o tempo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.