Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja ao vivo o lançamento da 1ª missão privada à Estação Espacial Internacional

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Abril de 2022 às 18h30

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A Axiom Mission 1 (ou apenas Ax-1) é a primeira missão totalmente privada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) realizada pela Axiom Space, cujo lançamento está programado para acontecer nesta sexta-feira (8) às 12h17 (horário de Brasília), levando Michael López-Alegría, Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe para passar alguns dias no laboratório orbital.

O lançamento estava programado para a última quarta-feira (6), mas acabou adiado para sexta. A missão será lançada pela SpaceX e, como de costume, os membros da Ax-1 vão viajar em uma cápsula Crew Dragon lançada por um foguete Falcon 9. O lançamento acontecerá na plataforma 39A do Kennedy Space Center, na Flórida.

Continua após a publicidade

Por dentro da missão Ax-1

Idealizada pela Axiom Space, a Ax-1 será a primeira missão que levará uma tripulação totalmente privada à ISS. Além disso, esta será uma empreitada diferente das missões turísticas já realizadas na estação. É que a tripulação da Ax-1 irá à ISS com um cronograma repleto de pesquisas científicas e deverá conduzir mais de 20 de experimentos em ciência, educação, entre outras áreas.

Entre os tripulantes, está Michael López-Alegría, ex-astronauta da NASA e vice-presidente de desenvolvimento de negócios na Axiom Space, que servirá como comandante da Ax-1. Já Larry Connor, aviador com experiência em mais de 16 aeronaves e jatos de combate, será o piloto da missão. Eytan Stibbe é um dos sócios fundadores da Vital Capital, enquanto Mark Pathy é CEO e diretor da MARVIK, empresa canadense. Ambos serão os especialistas da missão.

Continua após a publicidade

Três dos tripulantes pagaram por seus assentos, desembolsando mais de US$ 50 milhões para viajar até o complexo espacial. Esta será a primeira missão já realizada sem o apoio de agências espaciais estatais e representa o início de um projeto ainda maior: a Axiom Space planeja criar a Axiom Station, a primeira estação comercial na órbita da Terra.

Para isso, empresa quer lançar alguns módulos para a ISS, que podem ser desacoplados juntos para operar na órbita baixa terrestre em atividades próprias. Se tudo correr conforme o planejado, o primeiro módulo será lançado em 2024, e outros três devem ser lançados em 2027. Segundo a empresa, as missões espaciais privadas são os primeiros passos para a realização destes objetivos.

Experimentos científicos da missão Ax-1

Na ISS, os tripulantes da primeira missão da Axiom Space terão dias agitados, já que a Ax-1 vai ter cerca de 100 horas de atividades de pesquisa representando diferentes instituições.

Continua após a publicidade

De acordo com Christian Maender, diretor de produção e pesquisa espacial na Axiom Space, haverá 25 experimentos desenvolvidos para a microgravidade e até 12 experimentos para antes e depois do voo.

Connor irá trabalhar com a Mayo Clinic e Cleveland Clinic, atuando com base nas pesquisas que apoiou nestas instituições por mais de uma década. Para a Mayo, ele irá estudar células senescentes (aquelas que pararam de se dividir) e a relação que têm com a saúde do coração. Já para a Cleveland, ele planejou ressonâncias magnéticas antes e depois da missão, para verificar como os voos espaciais afetam os tecidos da espinha e do cérebro.

Pathy irá atuar em projetos de pesquisa representando diferentes universidades, startups e instituições de saúde. Um dos projetos é um sistema de “holoporte”, que permite que os usuários se comuniquem remotamente por projeções tridimensionais, como um holograma. Ainda, Pathy vai conduzir pesquisas para um hospital infantil, estudando dores crônicas e distúrbios do sono, junto de projetos de pesquisa para outras instituições. Ele também vai observar a Terra para entender melhor os efeitos do aquecimento global.

Continua após a publicidade

Entre outros experimentos, está o projeto TESSERAE ("Tessellated Electromagnetic Space Structures for the Exploration of Reconfigurable, Adaptive Environments"), que vai testar tecnologias para "enxames" de robôs para construções variadas, como módulos extras para estações espaciais. Já o projeto TRISH ("Translational Research Institute for Space Health") é um consórcio que vai coletar dados sobre passageiros e conduzir testes físicos e cognitivos, além de obter dados do equilíbrio e a visão.

Assista ao lançamento da Ax-1 ao vivo

A Axiom Space vai transmitir ao vivo a jornada dos tripulantes, desde a preparação antes do lançamento até a acoplagem na ISS. A transmissão deve começar às 08h55 desta sexta-feira (8), no horário de Brasília, e você pode acompanhar tudo no site da empresa, clicando aqui.

Já a NASA terá transmissão própria em seu site, programada para começar às 11h, no horário de Brasília. A SpaceX também exibirá tudo ao vivo, e você pode conferir no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, dependendo do clima e de fatores técnicos, a data e os horários para o lançamento podem mudar.