Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Axiom Space e NASA confirmam missão Ax-1, a 1ª totalmente comercial rumo à ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Maio de 2021 às 16h10

Link copiado!

NASA/Roscosmos
NASA/Roscosmos

Em novo acordo, NASA e Axiom Space afirmam o compromisso de realizarem a primeira missão privada de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) antes de janeiro de 2022. O voo espacial, chamado Axiom Mission 1 (Ax-1) transportará quatro tripulantes através de uma nave Crew Dragon, que será lançada pelo foguete Falcon 9 — ambos da SpaceX —, até a ISS como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência norte-americana.

A tripulação da missão Ax-1 ficará hospedada na ISS durante oito dias. Para isso, a Axiom pagará pelo suprimento, entrega de carga para o espaço, armazenamento e outros recursos usados durante o período a bordo. “Estamos entusiasmados em ver mais pessoas tendo acesso ao voo espacial através desta primeira missão privada de astronauta para a estação espacial”, disse Kathy Lueders, administradora associada para exploração humana e operações da NASA.

Continua após a publicidade

Segundo Michael Suffredini, presidente e CEO da Axiom, a primeira tripulação privada a visitar a ISS é um momento decisivo na expansão da humanidade para fora do planeta, e a empresa está muito satisfeita pela parceria estabelecida com a NASA. “Um próspero mercado comercial em órbita baixa da Terra começa com a expansão do acesso a usuários sérios e não tradicionais, e esse é exatamente o objetivo de nossas missões privadas de astronautas”, acrescentou Suffredini.

A princípio, os nomes levantados pela Axiom para composição da tripulação da Ax-1 são Michael López-Alegría, Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe. Em seguida, estes nomes serão avaliados pela NASA e seus parceiros internacionais, com os aprovados posteriormente sendo submetidos a testes de qualificação médica. Se passarem destas etapas, os quatro serão treinados para conhecerem e entenderem as especificidades dos sistemas, procedimentos e preparação para casos de emergência. Conforme o atual planejamento da missão, este treinamento começa por volta do final de junho.

Fonte: NASA