Oi? Estão dizendo que a Lua não é rochosa e emite luz própria
Por Daniele Cavalcante • Editado por Luciana Zaramela |
Alguns teóricos da conspiração estão dizendo por aí que a Lua não é feita de rocha. E tem mais: para eles, ela não reflete a luz do Sol, mas produz brilho próprio. Por mais absurdo que seja, o debate acontece na internet e essas pessoas estão dispostas a defender tais ideias.
- Homem na Lua | Desmistificando a teoria conspiratória sobre falso pouso lunar
- Por que algumas pessoas acreditam que a Lua é oca?
Se você pensa que já viu de tudo que pode vir dos teóricos da conspiração, está enganado. Contrariando os mais básicos conhecimentos sobre o céu acima de nossas cabeças, algumas pessoas afirmam que nosso satélite natural não é feito de rocha.
O “argumento” para justificar esse pensamento é que as rochas não refletem a luz do Sol. Sendo assim, a Lua é feita de algum outro tipo de material — não sabemos qual — que produz sua própria luminosidade — não sabemos como.
Eles publicaram até mesmo imagens na tentativa de convencer seus seguidores que uma rocha não reflete luz. Na foto abaixo, por exemplo, vemos uma rocha refletindo luz com a frase “rochas não refletem a luz”.
Desnecessário dizer que tais teóricos são da mesma turma que acredita na Terra plana ou na Terra oca (não sabemos ao certo se é possível acreditar nessas duas coisas ao mesmo tempo). No cerne desse tipo de teoria da conspiração está a afirmação “NASA mente”.
Teoria da conspiração sobre a Lua
Alegar que a agência espacial dos Estados Unidos está nos enganando já se tornou um comportamento padrão na internet. Cada vez mais, frases como essa surgem em comentários sobre qualquer descoberta científica. Isso ocorre independente se a descoberta foi feita pela NASA ou não.
Outros usuários das redes sociais tentam argumentar, sem sucesso, contra as ideias conspiracionistas sobre a Lua. Como de praxe, as respostas a qualquer argumento científico costumam ser outras ideias que supostamente explicam fenômenos naturais.
Por exemplo, ao serem questionados sobre como a Lua pode ser parcial ou completamente obscurecida durante as fases lunares, os conspiracionistas podem argumentar que há outros objetos entre a Terra e seu satélite natural.
É fácil e tentador considerar que tudo isso é uma grande “trollagem” para engajar na internet, mas, ao mesmo tempo, não é inverossímil que realmente algumas pessoas acreditem nessas teorias. Afinal, muitos realmente acham que a Terra é plana e que o homem não pisou na Lua.
Qualquer um pode comprovar que rochas refletem a luz. Tudo o que você precisa é se certificar de que consegue enxergá-la: é justamente por refletir luz que podemos vê-la, simples assim. Parte dos fótons de luz é absorvida pelo objeto, enquanto o restante é refletido em nossos globos oculares.
Por fim, não existe nenhum fenômeno natural que faça a Lua produzir luz própria, assim como não há matéria no universo que poderia brilhar desse modo. O Sol, por exemplo, brilha porque é massivo o suficiente para fundir átomos e realizar fusão nuclear; ou seja, é como uma bomba nuclear cósmica.
Se a Lua tivesse luz própria, seria necessária uma fonte de energia, como a fusão atômica que ocorre nas estrelas. Porém, corpos de baixa massa não podem fundir átomos e não há fenômenos estranhos acontecendo na superfície lunar.
Riscos da desinformação
Por que querem tanto nos convencer que a NASA mente, colocando no pacote as descobertas científicas realizadas e comprovadas no mundo inteiro, desde a época da Grécia antiga? É que ao eliminar as evidências sobre a natureza do universo, é possível acreditar em qualquer outra coisa.
Trollagem ou não, há trabalho a ser feito para evitar que o pensamento obscurantista e conspiracionista prejudique e coloque em risco vidas humanas, como aconteceu quando mentiras sobre as vacinas contra a COVID foram disseminadas.
Há outros exemplos menos evidentes dos riscos que essa "onda" conspiracionista representa, como a morte de "Mad" Mike Hughes. Considerado um dos líderes do movimento terraplanista, o dublê de cinema e aventureiro faleceu em 22 de fevereiro de 2020, aos 64 anos, ao tentar provar a hipótese voando em um foguete caseiro.
O Canaltech é um site sobre tecnologia, e a tecnologia disponível hoje não existiria sem a mesma ciência que comprova o formato arredondado da Terra. Por isso, destacamos a importância de levar o assunto a sério, mesmo que pareça uma piada de mau gosto.
Listamos abaixo algumas matérias que podem ser úteis:
- Astronomia e crianças | Como ensinar os pequenos a observar o céu
- As principais vozes brasileiras da ciência no Twitter em 2021
- 5 podcasts de ciência que você precisa conhecer
- 5 youtubers brasileiros que ensinam ciência para todos os gostos
- Divulgadores mirins: conheça crianças que falam de ciência nas redes sociais
- Astronomia para leigos | Como começar a estudar astrofísica