Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Por Claudio Yuge | 22 de Janeiro de 2020 às 19h40
Jornal de Brasília
Tudo sobre

Marcos Pontes

Saiba tudo sobre Marcos Pontes

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o ex-astronauta Marcos Pontes, ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em sua conta de Instagram, ele postou uma foto detalhada de nosso planeta, esférico, com um recado bem dado sobre a questão.

A imagem é da Administração Nacional Oceânica Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) e da NASA.

Veja a postagem:

Ver essa foto no Instagram

Devido ao grande número de pessoas que me questionam sobre a Terra ser plana ou não, aí vai uma foto tirada pela @NOAA / @NASA

Uma publicação compartilhada por Astronauta Marcos Pontes (@astropontes) em

Como ele mesmo justifica, a publicação, com mais de 18 mil curtidas até o momento da redação desta notícia, foi feita “devido ao grande número de pessoas que me questionam sobre a Terra ser plana ou não”. Vale destacar que Pontes, com mais de 805 mil seguidores no Instagram, pôde observar visão semelhante quando esteve na Missão Centenário, em 2006, uma cooperação entre Brasil e Rússia que o levou à Estação Espacial Internacional (ISS), onde ele viveu por dez dias. A ISS fica a 408 km de altitude, na órbita do nosso planeta.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.