Publicidade

Essa galera jura que a Terra é oca, e que há humanoides vivendo dentro dela

Por| 26 de Dezembro de 2017 às 18h53

Link copiado!

Essa galera jura que a Terra é oca, e que há humanoides vivendo dentro dela
Essa galera jura que a Terra é oca, e que há humanoides vivendo dentro dela

Se você acha que a ideia de a Terra ser plana é uma viagem na maionese e tanto, acredite, esta não é a teoria da conspiração mais doida sobre o nosso planeta. Acontece que tem um grupo de pessoas que jura de pés juntos que a Terra é, na verdade, oca, e que existem humanoides vivendo dentro dela em uma espécie de jardim do paraíso.

Segundo a crença desse pessoal, os discos voadores e OVNIs que sobrevoam misteriosamente os nossos céus não seriam provenientes de civilizações inteligentes alienígenas, mas, sim, de dentro da própria Terra. Ali, viveriam tribos altamente desenvolvidas, que escolheram não conviver com os humanos da superfície, mas nos monitoram constantemente para evitar que a gente destrua o mundo com uma guerra nuclear.

Entre os "cabeças" desse movimento, está Rodney Cluff, autor de um livro chamado World Top Secret: Our Earth IS Hollow (ou "O maior segredo do mundo: nossa Terra é oca" em tradução livre). Em 2007, ele chegou a organizar uma expedição para confirmar uma suposta entrada para o interior de nosso planeta, que estaria localizada em algum lugar do Polo Norte. A viagem, contudo, foi cancelada, mas Cluff continuou fazendo publicações e dando entrevistas sobre sua teoria para lá de conspiratória por aí.

Continua após a publicidade

Segundo ele, o movimento da "Terra oca" está crescendo em popularidade, com milhares de pessoas concordando com suas ideias e tirando dúvidas por e-mail diariamente.

O que pensam os defensores da "Terra oca"

Obviamente, esse pessoal discorda da teoria da Terra Plana, acreditando que o planeta é sim esférico, porém oco em seu interior, mais ou menos como um donut (sim, aquele doce que tem um buraco no meio). Ainda, a teoria estende a idéia de uma esfera oca para além da Terra, acreditando que a Lua e até o Sol, bem como outros objetos espaciais, também são ocos em seu interior.

Segundo suas ideias, o nosso planeta teria pelo menos três aberturas que permitiriam o acesso a esse mundo desconhecido, sendo duas próximas aos polos e outra no Himalaia. Cluff acredita que a crosta terrestre tenha apenas pouco menos de 1.290 quilômetros de espessura, separando o mundo da superfície do mundo subterrâneo. Para deixar a teoria ainda mais bizarra, esse pessoal acredita, ainda, que lá dentro da Terra exista um Sol interior, e, portanto, lá dentro haveria dias e noites assim como aqui fora.

Continua após a publicidade

Mas de onde essa ideia aparentemente maluca surgiu? Bom, a coisa não é exatamente uma novidade. Em 1811, um marujo norueguês contou para todo mundo que viajou para o centro da Terra e descreveu o que encontrou por lá como "um jardim do Éden". Olaf Jansen alegou ter viajado com seu pai, vivendo no mundo subterrâneo por dois anos. Por lá, haveria vales, montanhas, animais e pessoas descritas como "super-humanas" com até 3 metros de altura e que nunca ficariam doentes. Esses humanoides, inclusive, se considerariam os "guardiões do planeta", segundo Cluff.

Já para Dianne Robbins, outra defensora da ideia de uma Terra oca, esses seres seriam imortais. "Eles são fisicamente humanos com nós, mas eles vivem em paz, isolamento e reclusão", descreve. Ainda, essas "pessoas" se comunicariam entre si via telepatia, e, de acordo com a teoria, pelo menos 100 cidades subterrâneas abrigam diferentes tribos.

Apesar de a ideia de um planeta oco datar da antiguidade, com defensores na Grécia Antiga, além de monges tibetanos e cristãos ao longo da história, a ideia somente tomou um pouco mais de força no século 18, quando o astrônomo Edmond Halley observou leituras anormais em uma bússola, que poderiam ser explicadas com a teoria de um planeta oco em seu interior. Mas a ideia foi absolutamente negada por cientistas de todo o mundo desde então, fornecendo argumentos com base científica para refutar essa ideia.

Mas, ainda assim, a teoria da Terra oca persiste, ganhando novos fiéis mesmo em 2017, já que, no ano passado, internautas divulgaram teorias da conspiração na rede alegando que fotos de satélites da NASA mostraram uma das entradas que levariam ao interior da Terra – mas a agência espacial estaria escondendo a verdade de todo mundo.

Continua após a publicidade

Fonte: The Sun