Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores filmes de Zack Snyder, do pior ao melhor

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Junho de 2021 às 10h50

Link copiado!

Netflix/Warner Bros.
Netflix/Warner Bros.
Zack Snyder

Quando um filme é de Zack Snyder, pode ter certeza que em diversos recantos da internet haverá fãs e haters travando intensas batalhas. Enquanto alguns o consideram genial, outros desdenham a arte do diretor. Para o bem ou para o mal, é fato que ele arrasta multidões para suas estreias, tendo sido capaz de criar os dois únicos lançamentos memoráveis da pandemia: seu corte de Liga da Justiça e, posteriormente, Army of the Dead.

Snyder começou sua carreira como diretor com o clipe de Love is a Crime, da banda Lizzy Borden, em 1989. Ele continuou produzindo videoclipes e curtas até 2004, quando dirigiu o roteiro de James Gunn (Guardiões da Galáxia) em Madrugada dos Mortos. Dois anos depois, veio 300 e, daí pra frente, o cineasta se tornou uma referência na adaptação de quadrinhos para live-action.

Listamos os filmes de Zack Snyder do pior ao melhor pensando na importância que os filmes tiveram em seu lançamento e na carreira do diretor, mas também levando em conta o impacto social e o legado da obra de Snyder, que é um artista capaz de polarizar o Twitter a cada nova estreia. Quando os títulos estiverem disponíveis em plataformas de streaming e/ou VOD, disponibilizaremos os links. Assim, seu único trabalho é preparar a pipoca e apertar o play.

Continua após a publicidade

10. Liga da Justiça

Depois de vermos o corte lançado na HBO Max, é difícil continuar aceitando o Liga da Justiça de 2017 como um filme Snyder, mas a verdade é que o título continua sendo creditado como dele, ainda que todo caso envolvendo Ray Fisher, Joss Whedon, a Warner Bros e a WarnerMedia tenha exposto os grandes problemas de produção que aconteceram nos bastidores quando Snyder precisou se afastar dos sets por questões pessoais.

Continua após a publicidade

Este também foi um dos filmes responsáveis por alargar a polarização entre quem ama e quem odeia Snyder, já que de um lado os fãs defendiam até o que não fazia muito sentido, enquanto os haters tentavam destruir o que nem estava tão ruim assim. No final das contas, Liga da Justiça se revelou um filme Snyder que tinha muito pouco da visão do artista e é por isso que este título merece o final da fila.

Ah! E não esqueça do bigode digitalmente removido:

Continua após a publicidade

Liga da Justiça pode ser assistido na Netflix e no NOW, além de poder ser alugado no Looke. O título de 2017 também pode ser comprado ou alugado no iTunes, na Play Store e na Microsoft Store.

9. Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Toda moral que Snyder conseguiu com o lançamento de 300 parece ter se esvaído a cada adaptação de quadrinho, o que provavelmente se deve às imposições do estúdio, que tentava almejar o sucesso da “concorrência”. Quando Batman vs Superman chegou, os memes já começaram na divulgação, embora nenhum outro filme tenha superado o último lugar nesse quesito.

Continua após a publicidade

Diversos trechos do filme foram questionados no lançamento, mas quase nenhum ficou tão marcado no imaginário dos espectadores quanto o chamado Momento Martha: a sequência só foi esclarecida anos depois, quando Snyder respondeu questionamentos no Twitter e explicou o seu conceito e o que queria demonstrar com a identificação entre os dois heróis mais icônicos da DC.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça está no catálogo da HBO Max e do NOW, pode ser alugado no Looke e está disponível para aluguel ou compra na iTunes, na Play Store e na Microsoft Store.

8. Sucker Punch: Mundo Surreal

Continua após a publicidade

Sucker Punch foi, até o novo corte de Liga da Justiça e Army of the Dead, uma das maiores amostras do artista gráfico que Zack Snyder é. Com protagonismo feminino e uma pegada que misturava diversas estéticas de games e da ficção científica em um belíssimo espetáculo visual, Sucker Punch passou a figurar entre as listas de favoritos dos aficionados por efeitos criados através de CGI.

O roteiro, no entanto, foi massacrado pela crítica, que apontou problemas nas representatividades femininas e desdenhou do apreço de Snyder por slow motions (marca que ele segue carregado e voltou a ser negativamente comentada com o lançamento de Army of the Dead). Naquela época, Snyder também foi bastante comparado a Tarantino pelos pastiches, que não agradam quem vê isso como plágio ou cópia.

Sucker Punch: Mundo Surreal pode ser alugado no Looke e comprado no iTunes, além de estar disponível para aluguel ou compra na Play Store e na Microsoft Store.

7. A Lenda dos Guardiões

Continua após a publicidade

A animação de A Lenda dos Guardiões continua belíssima até hoje, o que significa que soava quase como magia quando estreou em 2010. Corujinhas lindas, cativantes, fofas e engraçadas, mas ao mesmo tempo sérias e em uma missão de aventura a laSenhor dos Anéis. Parecia tudo perfeito e, em alguns sentidos, realmente foi.

A animação, no entanto, chegou apelando para um público despreparado para a proposta: ainda hoje é grande o preconceito com animações, consideradas quase sempre como “coisa de criança”. Acontece que A Lenda dos Guardiões não é tão atrativo para crianças menores, o que fez com que o título não fosse assitido por muita gente. Uma pena. A perda só não foi maior porque, além da técnica, a história não é lá tão incrível.

A Lenda dos Guardiões está no catálogo da HBO Max e pode ser alugado no Looke. No iTunes, o título pode ser comprado ou alugado.

Continua após a publicidade

6. Madrugada dos Mortos

Com o filme de estreia de Snyder entramos na parte mais bem-sucedida da lista. Este foi seu filme de entrada e chegou para mostrar que o diretor tinha muita criatividade. Não a toa, Snyder entra para uma lista considerável de diretores que começaram pelo terror e hoje estão entre as maiores produções de adaptação de quadrinhos.

O filme já é um pouco carregado nos efeitos, o que já sabemos ser um elemento Snyder, mas é muito divertido e um remake bastante respeitado, sobretudo se levarmos em conta que foi feito a partir do clássico homônimo de George A. Romero. Lançado em 2004, Madrugada dos Mortos fica mais trash a cada ano e mesmo assim não perde a graça.

Continua após a publicidade

Madrugada dos Mortos pode ser assistido no Amazon Prime Video e no Telecine, além de estar disponível para aluguel ou compra na Play Store e no iTunes. No Claro Video, o título pode ser apenas alugado.

5. Liga da Justiça de Zack Snyder

Depois das inúmeras críticas recebidas por Liga da Justiça, Snyder ajudou a criar um hype que levou a um clamor virtual pelo Snyder Cut, como estava sendo chamado o corte do diretor na época. A produção acabou deixando acontecer e Snyder fez história ao conseguir levar a internet ao delírio com um filme de 4h2min. Embora não tenha sido uma obra-prima e não tenha agradado a todos, o novo corte é realmente melhor que a versão de cinema.

Continua após a publicidade

Em grande parte, a melhora em relação ao outro filme se deve também ao tempo, que permite a Snyder explorar melhor os personagens, trazendo de volta a história do Ciborgue, que havia sido quase que completamente removida no filme anterior. Além disso, o diretor provou suas qualidades conseguindo criar um filme de quatro horas que não se torna maçante e garante um bom entretenimento por muito tempo, o que é uma conquista ainda mais interessante em tempos de pressa.

Liga da Justiça de Zack Snyder está disponível na HBO Max.

4. O Homem de Aço

Continua após a publicidade

O Homem de Aço pode até não ser o melhor dos filmes de super-herói, mas certamente fez história como um dos títulos que ajudaram a trilhar o caminho do que vemos acontecendo hoje no gênero. Reproduzindo os moldes dos quadrinhos, mas deixando o personagem um pouco mais humano, Snyder fez um ótimo trabalho ao resgatar Superman cinematograficamente.

O sucesso também se deve à Henry Cavil, que deixou sua marca como os atores que o precederam e marcaram atuações com grande aprovação do público. O filme também sofreu um pouco as comparações com a Trilogia Cavaleiro das Trevas, que (querendo ou não) ditou o formato “super-herói realista” como parâmetro de qualidade (?) para o gênero. Com o tempo, o universo DC não deu muito certo e, hoje, vemos O Homem de Aço muito mais como uma produção Snyder.

O Homem de Aço pode ser assistido na HBO Max e no NOW e está disponível para aluguel ou compra no iTunes, na Play Store e na Microsoft Store, além de poder ser alugado no Looke.

3. Army of the Dead: Invasão em Las Vegas

Hoje muito mais maduro, o diretor retornou ao gênero que o lançou e fez mais um filme de zumbi, mas desta vez reunindo diversas referências que foram suas raízes, dando um passo além e criando a própria mitologia de zumbi, com direito à herança do conteúdo social dos filmes de George A. Romero. O tipo de evolução que gostamos de ver no terror, que entra em uma nova fase pop.

O filme reúne um elenco excelente e, após o lançamento, diversos personagens viraram queridinhos dos fãs que, agora, aguardam novas produções do universo produzido pela parceria Snyder-Netflix. Embora o filme não tenha agradado muitas pessoas, vale lembrar que Army of the Dead parece ser muito mais uma obra pessoal de Snyder do que um produto industrial, o que também indica a necessidade de olhares diferentes sobre a obra.

Army of the Dead: Invasão em Las Vegas pode ser assistido pelos assinantes da Netflix.

2. 300

Quando o filme foi lançado, os efeitos e a estética foram tão impressionantes que 300 estava em revistas, jornais e programas que explicavam como tudo aquilo foi feito e como a direção adaptou as ilustrações oferecidas pela graphic novel. A mídia, no entanto, estava bastante preocupada em mostrar como o contraste realçava o tanquinho dos atores, o que levantou uma série de discussões sobre as pressões estéticas sofridas pelos corpos masculinos.

300 veio na esteira de uma corrente que pareceu se impor como respeitosa à estética dos quadrinhos, fazendo adaptações que soam quase como traduções e revelam a proximidade dos quadrinhos e do cinema como artes sequenciais. É da mesma época, de apenas um ano antes, outra adaptação de sucesso que ajudou a popularizar a ideia de que quadrinho é coisa séria: Sin City: A Cidade do Pecado, de Robert Rodriguez, também do terror.

300 pode ser assistido pelos assinantes da HBO Max e da Netflix e pode ser alugado no Looke, além de estar disponível para aluguel ou compra no iTunes, na Play Store e na Microsoft Store.

1. Watchmen: O Filme

Com a moral que conquistou na adaptação de 300, Snyder surpreendeu ainda mais com Watchmen: O Filme. O estilo do diretor, carregado de cores e repleto de CGI, com muito contraste e diversos slow motions combinou com a estética sombria da história e o resultado foi um filme que se tornou um marco gráfico no cinema que nasce de quadrinhos.

Watchmen: O Filme provou que o Zack Snyder de 300 não era um golpe de sorte e que o diretor tinha muito a ensinar sobre esses processos de adaptação, ao mesmo tempo em que foi capaz de deixar sua própria marca, mesmo em produções que começavam a ser menos do diretor e muito mais dos estúdios.

Watchmen: O Filme está nos catálogos do Amazon Prime Video, do Globoplay e do NOW, além de estar disponível para aluguel ou compra na Microsoft Store e no iTunes. Na Play Store e no Claro Video, o título pode ser apenas alugado.

E para você? Qual é o melhor filme que Zack Snyder já dirigiu? Você tem um preferido? Conta para gente nos comentários.