Publicidade

Zack Snyder responde a críticas sobre "momento Martha" em Batman vs Superman

Por| 01 de Abril de 2020 às 07h30

Link copiado!

Warner Bros.
Warner Bros.
Zack Snyder

Batman vs Superman: A Origem da Justiça ainda é fonte de polêmicas, sobretudo pela cena sobre Martha. Durante uma live na plataforma Vero, o diretor Zack Snyder respondeu algumas das principais críticas que vêm sendo feitas desde o lançamento do filme em 2016.

Em Batman vs Superman, Batman está com suas questões morais abaladas, o que o conduziu a uma série de ações pelas quais pode ser visto como um assassino. O “momento de Martha”, como ficou conhecida a sequência em que Batman e Superman se identificam por ter mães com o mesmo nome, foi amplamente criticada e até mesmo ridicularizada pelos fãs.

Continua após a publicidade

Segundo Snyder, essa foi uma oportunidade para Bruce se reconectar com sua própria humanidade, o que ocorre justamente em um momento em que ele nega a humanidade do Superman. Com isso em mente, Batman não desiste de acabar com o Superman porque ambos são filhos de uma Martha, mas justamente por reconhecer a humanidade do homem de aço e reencontrar a sua própria a partir dessa identificação.

A queda da torre Wayne também não foi bem recebida, sobretudo pelo público estadunidense, pela clara referência à queda das Torres Gêmeas no trágico evento do dia 11 de setembro. Snyder explicou que a referência foi proposital para indicar a profundidade do trauma causado em Bruce Wayne.

Os espectadores questionaram também o fato de Batman usar uma lança de criptonita para lutar contra o Superman, ignorando todas as possibilidades de armas que ele poderia ter construído com o uso da tecnologia. Snyder explicou que a lança é “obviamente” uma referência à arma utilizada contra Jesus Cristo. Por ser uma algo bastante primitivo, a ideia era transmitir que Batman tinha intenções pessoais, algo como matar Superman com as próprias mãos, evitando armas de fogo que tendem a ser mais impessoais nesses casos.

Continua após a publicidade

Ao final da live, o diretor disse que tem interesse em uma sequência, pois gostaria de ver o desenvolvimento dos personagens. Agora, no entanto, The Batman está nas mãos Matt Reeves e, com Ben Affleck traumatizado o suficiente para não querer voltar ao Universo DC, os personagens devem tomar um rumo bastante diferente dos interesses de Snyder.

Fonte: The Hollywood Reporter