Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Viúva Negra | Conheça os personagens do novo filme da Marvel

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Julho de 2021 às 10h20

Link copiado!

Divulgação/Disney
Divulgação/Disney
Tudo sobre Marvel

O novo Viúva Negra chega aos cinemas e ao Premier Access do Disney+ neste dia 9 de julho depois de uma série de atrasos causados pela pandemia da COVID-19. E nessa despedida de Scarlett Johansson do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), o longa dá um passo para trás na cronologia do estúdio para contar uma história que se passa entre os eventos de Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato e apresentar todo um mundo de personagens que até então era desconhecido do público.

Ao longo de todos os trailers e comerciais divulgados pela Disney e pelo Marvel Studios nos últimos meses, vimos o foco dado a esse elenco de apoio que formam a antiga família de Natasha Romanoff. A gente já sabe que Viúva Negra vai trazer luz para alguns fatos do passado da heroína e que esses novos rostos são fundamentais para essa história até então ignorada pelo MCU, mas o que a gente pode esperar além disso?

Continua após a publicidade

Para ajudá-lo a se preparar para a estreia do filme, o Canaltech preparou um breve perfil de cada personagem para que você não se perca em meio a tantos sobrenomes russos e possa prestar a devida atenção na porradaria que a última aventura de Natasha deve trazer.

Viúva Negra (Scarlett Johansson)

Parece exagero a gente recapitular quem é a protagonista do filme, mas é sempre bom lembrar que a Viúva Negra já existe há 11 anos no MCU e, desde sua estreia em Homem de Ferro 2, muita coisa aconteceu e é fácil se perder em meio a tantos eventos. Isso porque a espiã russa esteve presente em praticamente todos os grandes momentos desse universo, desde a consolidação de Tony Stark como Homem de Ferro até a queda da SHIELD e as consequências do incidente de Sokovia que dividiram os Vingadores.

Continua após a publicidade

E apesar de ser alguém tão presente no MCU — o novo filme marca sua oitava aparição —, a gente nunca soube muita coisa sobre seu passado além de seu treinamento na Sala Vermelha, a impossibilidade de ter filhos e a missão com o Gavião Arqueiro em Budapeste. Muito pouco foi mostrado sobre as origens da personagem e é essa lacuna que Viúva Negra tenta preencher. É um desfecho minimamente digno para alguém tão importante e que teve um final tão melancólico em Vingadores Ultimato.

Yelena Belova (Florence Pugh)

A caçula dessa “família de espiões”, Yelena vai ser apresentada no MCU como uma das jovens treinadas na Sala Vermelha que tem questões não resolvidas do passado com Natasha. Só que tudo o que o trailer nos apresentou até agora são as duas trabalhando em conjunto, reforçando a teoria de que ela deve mesmo assumir a identidade de Viúva Negra daqui em diante.

Continua após a publicidade

A razão para isso está nos quadrinhos. Yelena Belova surgiu nas HQs em 1999 como uma versão mais jovem, perigosa e dúbia da Viúva Negra que todo mundo conhecia. Isso porque, naquela época, Natasha Romanoff era muito mais uma heroína do que a espiã pouco confiável que os leitores conheceram décadas antes. Assim, o que a Marvel fez foi trazer uma nova personagem que ocupasse esse espaço.

Inicialmente, ela é enviada pelo governo russo para eliminar Natasha, a quem considera uma traidora. Por isso, ela acredita que o título de Viúva Negra deveria ser seu e por um bom tempo essa foi sua motivação nas histórias — isso até Natasha e Nick Fury conseguirem libertá-la das memórias falsas criadas na Sala Vermelha.

Melina Vostakoff (Rachel Weisz)

Continua após a publicidade

Outra espiã treinada na Sala Vermelha, é considerada uma das agentes mais habilidosas e atuou também como cientista por um bom tempo, até que se afastou das missões. Atuou ao lado de Natasha quando ambas trabalhavam para a agência, mas elas seguiram por caminhos diferentes — e o reencontro vai colocar em xeque a lealdade de Melina.

Uma das principais teorias sobre o novo Viúva Negra é que Melina seja uma das responsáveis pela criação do vilão Treinador, cuja identidade seria a de uma agente deixada para morrer por Natasha no passado. Essa antiga amiga de infância seria salva pelos conhecimentos científicos da personagem de Rachel Weisz, que lhe daria os aprimoramentos cibernéticos que permitiriam ao vilão (ou vilã, no caso) mimetizar os movimentos de cada um dos Vingadores.

Continua após a publicidade

Nos quadrinhos, Melina é uma vilã das histórias da Viúva Negra conhecida como Dama de Ferro. Assim como no filme, sua contraparte nas HQs também é uma agente russa, mas alguém que sempre viveu à sombra de Natasha e que, por isso, passou a odiá-la. Assim, ela deixa de responder ao governo do país e passa a atuar como mercenária. Por isso, há quem acredite que ela possa ser a vilã do filme.

Alexei Shostakov/Guardião Vermelho (David Harbour)

O personagem de David Harbour deve ser o grande alívio cômico de Viúva Negra. No filme, Shostakov será o Guardião Vermelho, uma espécie de Capitão América soviético, o herói nacional que veste as cores da bandeira do partido comunista. Só que sua era de ouro foi durante a Guerra Fria e hoje ele é só uma sombra daquilo que já foi na época da Cortina de Ferro. Apesar desse estilo bonachão, o filme vai mostrar que ele carrega um grande remorso da época em que Natasha ainda não era a Viúva Negra.

Continua após a publicidade

Curiosamente, nos quadrinhos, mais de um personagem adotou o nome de Guardião Vermelho — alguns, inclusive, tinham um escudo idêntico ao do Capitão América. No caso de Alexei, ele era um piloto de teste casado com Natasha, mas que teve que abandonar sua vida a mando da KGB, o serviço secreto soviético, que o treinou para se tornar o segundo Guardião Vermelho.

Diferente do MCU, ele nunca foi retratado como alguém engraçado, mas um soldado cruel e violento que já enfrentou algumas vezes os Vingadores e cujo principal objetivo era se provar superior ao Capitão América. Apesar disso, morreu tentando salvar sua ex-esposa de um ataque de um general chinês. E como todo mundo na Marvel, voltou dos mortos e assumiu a identidade de Ronin.

Treinador

Continua após a publicidade

Até agora, a gente não sabe nada sobre o vilão no MCU, já que o Marvel Studios não divulgou quem é o ator ou atriz por trás da máscara. Há quem acredite que seja uma amiga de infância da Viúva Negra, um agente especial chamado Rick Mason ou até mesmo a própria Melina Vostakoff. A única coisa que se sabe é que ele é um assassino treinado pela Sala Vermelha capaz de imitar todos os movimentos de seus inimigos — incluindo dos Vingadores.

Nas HQs, o vilão já teve mais de uma identidade, sendo Tony Masters a mais icônica delas. Ele surgiu em uma revista dos Vingadores em 1980 como alguém que tinha “reflexos fotográficos”, que lhe permitiam recriar qualquer movimento ou luta que ele visse. Só que o preço dessa habilidade era um pouco de sua memória, o que fez com que ele pouco a pouco perdesse sua própria história para se tornar o Treinador por completo.

E, por um bom tempo, ele foi um personagem mal aproveitado nas histórias, sendo uma espécie de professor de todo mundo, de heróis a vilões do universo Marvel. Foi somente a partir da saga Guerra Civil que ele passou a ganhar mais importância, quando ajudou a formar o grupo Thunderbolts.

Continua após a publicidade

Rick Mason (O. T. Fagbenle)

Esse é um personagem que mal apareceu nos trailers divulgados até agora, mas que muita gente aponta como uma das possíveis pessoas por trás da máscara do Treinador. A própria Marvel o descreve como um ex-soldado misterioso que se tornou contrabandista internacional. Em Viúva Negra, ele tem uma dívida com Natasha, que o ajudou em algum momento do passado.

Continua após a publicidade

Nos quadrinhos, ele é um personagem conhecido como O Agente, possui vínculos com a SHIELD e protagonizou algumas histórias mais voltadas para a espionagem no universo Marvel. Embora não tenha nenhum superpoder, suas habilidades de luta fazem com que ele consiga lidar com super-humanos sem problemas.

General Dreykov

Esse é um personagem original criado para Viúva Negra — embora exista um Igor Drenkov nas HQs da Marvel, mas relacionado com a origem do Hulk. No filme, ele é o responsável pela Sala Vermelha e quem recrutou a protagonista. Tanto que, no primeiro Vingadores, é dele que Loki fala quando começa a falar sobre o passado da espiã.

Continua após a publicidade

Uma das teorias apontam que o Treinador é, na verdade, a filha de Dreykov, que foi treinada junto com Natasha e que, por alguma razão, quase morreu em uma missão e foi abandonada pela Viúva Negra.