10 true crimes para assistir no Star+
Por Diandra Guedes • Editado por Jones Oliveira |
Provando que é um dos gêneros mais bem quisto pelo público, o true crime tem ganhado relevância no streaming. Não é à toa que está cada vez mais fácil encontrar filmes, séries e documentários que abordem a temática nas diversas plataformas disponíveis.
- Guia do True Crime | Séries, podcasts e filmes do gênero
- 10 documentários sobre crimes obscuros e impactantes
Sucessos como Dahmer: Um Canibal Americano e American Crime Story foram responsáveis por alavancar esse tipo de produção. Mas, com personagens bem elaborados e cheio de nuances, reviravoltas surpreendentes e histórias que mesclam ação e suspense, outros títulos também chamaram a atenção.
E foi pensando nisso que o Canaltech resolveu listar os 10 melhores true crime para assistir no Star+ — a plataforma da Disney para adultos. Tem desde filmes que abordam machismo como O Estrangulador de Boston, até séries que mostram a negligência da polícia como Três Anúncios Para Um Crime.
10. O Estrangulador de Boston
Lançado em 2023, O Estrangulador de Boston é baseado em uma história real e acompanha a vida de duas repórteres; Loretta McLaughlin (Keira Knightley) e Jean Cole (Carrie Coon) que, durante a década de 1960, nos Estados Unidos, investigaram o assassinato de diversas mulheres que teriam sido mortas por Albert DeSalvo.
Os crimes aconteceram de 1962 e 1964 e, em geral, o assassino usava as meias finas das vítimas para estrangulá-las e fazer um laço em seu pescoço.
À medida que mais crimes iam acontecendo, as duas jornalistas tentavam se aprofundar nas investigações, mas eram tolidas pelo machismo de seus editores, da polícia e dos prórprios maridos.
É com essa premissa que mescla crimes e causa social, que o longa do diretor Matt Ruskin conquista o público. Além das premiadas atrizes completam o elenco também Alessandro Nivola, David Dastmalchian, Morgan Spector, Bill Camp e o vencedor do Oscar, Chris Cooper.
9. Candy: Uma História de Paixão e Crime
Outra produção sobre true crime no Star+ que pode agradar é Candy: Uma História de Paixão e Crime. Divida em cinco episódios e estrelada por Jessica Biel, a série é ambientada no Texas, na década de 1980 e conta a história de Candy Montgomery, uma mulher que tinha tudo que era aceito socialmente: dois filhos, um marido e uma bela casa. Um dia, no entanto, ela se cansa dessa vida e o descontentamento começa a crescer dentro de si, culminando em consequências irremediáveis.
Dos mesmos produtores de The Act e The Sinner, a série ainda traz no elenco Timothy Simons, Melanie Lynskey, Pablo Schreiber e Raúl Esparza. Vale lembrar que essa não é a única produção sobre a história de Candy. Em 2023, a HBO Max produziu uma série chamada Amor e Morte, que é baseada em tal trama e conta com Elizabeth Olsen como protagonista.
8. Mães da Máfia
Vencedora do Prêmio Berlinale Series no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlin, a produção Mães da Máfia é baseada no livro do jornalista vencedor do prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira, Alex Perry, e conta a história de Denise, Giuseppina e Maria Concetta, três mulheres que se arriscaram para destruir a máfia ‘Ndrangheta e libertar seus filhos do mundo do crime.
Mesclando ação, suspense e muito drama, esta série de 2023 vai conquistar os fãs do gênero.
7. Em Nome do Céu
Outra minissérie de true crime do Star+ que chama atenção é Em Nome do Céu. Inspirada no best-seller de mesmo nome escrito por Jon Krakauer, a trama acompanha o assassinato de Brenda Lafferty e de sua filha de apenas cinco anos.
O crime aconteceu em Utah, nos Estados Unidos, em 1984 e é investigado por Jeb Pyre (Andrew Garfield), um detetive mórmon que começa a questionar a sua própria fé quando descobre as verdades ocultas sobre as origens da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e as violentas consequências da fé dogmática e inflexível.
Em Nome do Céu é criada pelo vencedor do Oscar, Dustin Lance Black, que também atua como showrunner e produtor executivo.
6. Horário Nobre
Produzida no México, Horário Nobre é uma série de suspense true crime conta a história de Ramiro Del Solar (Óscar Jaenada), um famoso jornalista de televisão cujo programa cobre crimes e fatos impactantes. Apesar da fama, ele sempre conseguiu manter a sua vida privada longe dos holofotes da mídia, mas tudo muda quando sua amante morre durante um dos encontros do casal.
Quando a investigação se complica, Ramiro usa sua habilidade para distrair a opinião pública e desviar informações na tentativa de sair impune, revelando sua natureza manipuladora e imoral.
Criada por Mariano Cohn e Gastón Duprat, o elenco de Horário Nobre conta com Dominika Paleta Maya Zapata, Ela Velden, Pamela Almanza e Alejandro Camacho.
5. American Crime Story
Quem gosta de um bom true crime e está buscando produções do gênero no Star+, já pode dar o play em American Crime Story, uma antologia que traz histórias reais que aconteceram nos Estados Unidos.
A primeira temporada (são três ao todo), chamada O Povo Contra O.J. Simpson, conta a história de um famoso ex-jogador de futebol americano acusado de matar a ex-mulher a facadas. Produzida por Ryan Murphy, a série traz no elencor Cuba Gooding Jr, Nathan Lane e Sterling K. Brown (o Randall de This is Us).
4. Procura-se: O Maior Fugitivo das Américas
Mostrando que produções true crime também podem abordar crimes cuja violência não é foco central, esta série, chamada de Have You Seen This Man?, no original, conta a história de um golpe milionário que aconteceu nos Estados Unidos.
No ano de 1997, o FBI prendeu John Ruffo, um homem que comandava uma pequena empresa de vendas de computadores da cidade de Nova York. Seu crime foi uma fraude bancária que culminou em um rombo de US$ 353 milhões. Após ser condenado, Ruffo desapareceu sem deixar rastro e até hoje as forças policias tentam encontrá-lo.
Com essa premissa, Procura-se: O Maior Fugitivo das Américas leva o público por dentro da investigação, mostrando documentos e casos arquivados, enquanto as autoridades tentam achar o criminoso.
3. Uma Imensidão de Erros
Uma produção true crime do Star+ que desafia a mente do público é Uma Imensidão de Erros: O Caso de Jeffrey MacDonald. Lançada em 2020, a série conta a história do cirurgião do exército Jeffrey MacDonald, que vai preso após matar toda sua família.
Na cadeia, no entanto, várias contraprovas e outras diversas narrativas fazem as autoridades (e o público) se questionarem de MacDonald é realmente culpado pelo crime que aconteceu. Com cinco episódios apenas, a série documental já está disponível completa no Star+.
2. Assassinato no Campus
Usando o sonho de ir para a faculdade como plano de fundo, essa obra true crime do Star+, também chamada Death in the Dorms, conta histórias de estudantes de diferentes universidades cujas vidas foram interrompidas brutalmente por causa de algum crime.
Com poucos episódios. essa docusérie tem potencial para agradar os fãs do gênero, especialmente por abordar um assunto tão atual e, infelizmente, real.
1. Três Anúncios Para um Crime
Lançado em 2017, esse filme de Martin McDonagh conta a história de uma mãe aflita que faz de tudo para conseguir solucionar o crime que matou sua filha. Em maio de 1991, Kathy Page, na época com 34 anos, foi encontrada morta dentro do seu carro, no Texas, a 100 metros de sua casa.
As evidências mostram que ela foi estuprada e morta em seguida, mas a polícia nunca conseguiu prender os possíveis culpados. Com isso em mente, Mildred Hayes — a mãe da garota — comprou três outdoors nos arredores da cidade e públicou anúncios responsabilizando a polícia pela negligência com o caso. Até hoje o crime não foi resolvido e os pais de Kathy acusam o ex-marido dela do crime