6 filmes e séries documentais sobre crimes reais brasileiros

6 filmes e séries documentais sobre crimes reais brasileiros

Por Natalie Rosa | Editado por Jones Oliveira | 25 de Maio de 2021 às 18h10
Montagem/Natalie Rosa/Canaltech

Crimes reais não ficam limitados somente ao noticiário, seja no jornal comum, seja na televisão e no rádio. Diretores e produtores costumam transformar essas histórias assustadoras que aconteceram de verdade e que chocaram o mundo em produtos para o entretenimento não só para informar ainda mais, como para conscientizar, criticar e, em alguns casos, ajudar na investigação.

E essas produções não estão acontecendo somente no exterior, mas também aqui no Brasil. Prova disso são os lançamentos mais recentes, como O Caso Evandro, que estreou em 2021, ou Bandidos na TV, que foi lançado em 2019. Pensando nisso, o Canaltech selecionou esses e outros documentários, em forma de filmes e séries, que trazem a temática de crimes reais e que você precisa conhecer.

6. Investigação Criminal

Em 2012, estreou a série documental Investigação Criminal, que a cada episódio conta a história de um crime que chocou o Brasil. Na produção, acompanhamos o destrinchamento de casos que ganharam bastante evidência, como o de Isabela Nardoni, Suzane Von Richtofen, Maníaco do Parque, entre outros.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Divulgação/MediaLand

Você pode assistir ao documentário no Amazon Prime Video.

5. VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso

No documentário VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso, conhecemos Marcelo Nascimento da Rocha, um homem que fingiu ser o filho do dono da companhia aérea Gol e passou quatro dias seguidos enganando várias pessoas na cidade do Recife. Além de consumir bebidas e comidas sem pagar nada, foi tietado por celebridades brasileiras e apareceu em colunas sociais. Ele também ficou conhecido por se passar pelo líder do PCC, membro de bandas conhecidas, além de outros cargos, como policial, repórter e olheiro.

Imagem: Divulgação/Mariana Caltabiano Criações

Atualmente, o documentário não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, mas já constou no catálogo da Netflix.

4. Ônibus 174

Neste documentário de José Padilha, relembramos a história do sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, no ano 2000. No ocorrido, um jovem sobrevivente à Chacina da Candelária fez reféns dentro de um ônibus na zona sul da cidade, com o acontecimento televisionado por cerca de quatro horas. Ônibus 174 mostra o que aconteceu e faz um paralelo com a realidade da violência no Brasil.

Imagem: Divulgação/Zazen Produções

Você pode assistir ao documentário no Telecine, Globoplay e Now.

3. Bandidos na TV

Em Bandidos na TV, você vai conhecer a história do apresentador e deputado Wallace Souza, que comandava um programa sensacionalista em Manaus, capital do Amazonas. A sua popularidade aumentou tão rápido quanto a sua decadência, quando ele começou a ser acusado de ser mandante de assassinatos para poder se tornar um herói na televisão.

Imagem: Divulgação/Netflix

Bandidos na TV pode ser assistido na Netflix.

2. Marielle, O Documentário

Marielle, O Documentário, produção original do Globoplay, conta em quatro episódios quem era Marielle Franco e o que aconteceu na noite de 14 de março de 2018, quando a socióloga e vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada junto a seu motorista, Anderson Gomes. O crime chocou o Brasil, com muitas pessoas ainda se perguntando quem foram os mandantes do crime e quais foram as motivações, que provavelmente envolvem política.

Imagem: Divulgação/Globoplay

A série documental Marielle, O Documentário está disponível no Globoplay.

1. O Caso Evandro

A série documental Caso Evandro, que acaba de estrear no Globoplay, transformou uma temporada do podcast Projeto Humanos em uma produção para o audiovisual. O projeto conta a história de um crime que chocou a cidade de Guaratuba, no Paraná, quando uma criança foi assassinada de forma brutal, dando início a uma disputa política e intolerância religiosa, que deixa sequelas até hoje.

Imagem: Divulgação/Globoplay

O Caso Evandro é uma produção original do Globoplay.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.