Publicidade

10 filmes e séries documentais sobre crimes reais brasileiros

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Outubro de 2021 às 13h45

Link copiado!

Montagem/Natalie Rosa/Canaltech
Montagem/Natalie Rosa/Canaltech

Crimes reais não ficam limitados somente ao noticiário, seja no jornal comum ou ainda na televisão e no rádio. Diretores e produtores costumam transformar essas histórias assustadoras que aconteceram de verdade e que chocaram o mundo em produtos para o entretenimento não só para informar ainda mais, como para conscientizar, criticar e, em alguns casos, ajudar na investigação.

E essas produções não estão acontecendo somente no exterior, mas também aqui no Brasil. Prova disso são a série documental O Caso Evandro, que estreou em 2021, ou Bandidos na TV, que foi lançada em 2019 pela Netflix. Recentemente, o Brasil também parou para acompanhar os filmes A Menina Que Matou os Pais e O Menino Que Matou Meus Pais, que contam a história de Suzane von Richtofen e o assassinato dos próprios pais, orquestrado por ela e pelos irmãos Cravinhos.

E a dupla de filmes, que são baseados nos depoimentos dados pelso condenados à Justiça, reacendeu o interesse do brasileiro por produções desse tipo. Pensando nisso, o Canaltech selecionou os melhores filmes e séries sobre crimes reais que aconteceram no Brasil, todos eles contando histórias intrigantes e trazendo mais informações para os casos que você já conhece ou que vai passar a conhecer a partir de agora.

Continua após a publicidade

10. Tim Lopes: Histórias de Arcanjo

No ano de 2002, o jornalista investigativo Tim Lopes foi brutalmente assassinado por Elias Pereira da Silva, também conhecido como Elias Maluco, um dos maiores e mais perigosos nomes do tráfico do Rio de Janeiro. Tim estava conduzindo uma investigação em um baile funk da Vila Cruzeiro, na Penha, com base em denúncias de tráfico de drogas e abuso de menores. O documentário é comandado pelo seu filho, Bruno Quintella, que também é jornalista.

Tim Lopes: Histórias De Arcanjo está disponível no Globoplay.

Continua após a publicidade

9. Doutor Castor

Na série documental Doutor Castor, você vai conhecer melhor a história de Castor de Andrade, um poderoso "chefão" do jogo do bicho que explorou o futebol e o carnaval para construir sua imagem, levantando um império de crimes no Rio de Janeiro. O documentário conta com quatro episódios que revelam todo o processo que levou Castor a conquistar popularidade suficiente para cometer os crimes que cometeu.

Doutor Castor é uma produção original do Globoplay.

Continua após a publicidade

8. João de Deus: Cura e Crime

João de Deus: Cura e Crime é uma série documental que mostra o início da carreira de João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, passando pela sua ascensão e queda, que aconteceu quando seus crimes foram desmascarados por diversas mulheres. A produção traz relatos de pessoas que trabalharam ao lado do médium e de vítimas que nunca irão superar os traumas vividos.

João de Deus: Cura e Crime é uma série documental da Netflix.

Continua após a publicidade

7. Elize Matsunaga - Era Uma Vez um Crime

Em 2012, Elize Matsunaga assassinou e esquartejou o próprio marido, Marcos Matsunaga, em um crime que chocou o Brasil. A história da criminosa, que segue cumprindo pena, é contada neste documentário original da Netflix através de depoimentos da própria Elize, amigos do ex-casal, familiares e especialistas que participaram das investigações.

Continua após a publicidade

O documentário Elize Matsunaga - Era Uma Vez um Crime está disponível na Netflix.

6. Investigação Criminal

Em 2012, estreou a série documental Investigação Criminal, que a cada episódio conta a história de um crime que chocou o Brasil. Na produção, acompanhamos o destrinchamento de casos que ganharam bastante evidência, como o de Isabela Nardoni, Suzane Von Richtofen, Maníaco do Parque, entre outros.

Continua após a publicidade

Você pode assistir ao documentário no Amazon Prime Video.

5. VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso

No documentário VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso, conhecemos Marcelo Nascimento da Rocha, um homem que fingiu ser o filho do dono da companhia aérea Gol e passou quatro dias seguidos enganando várias pessoas na cidade do Recife. Além de consumir bebidas e comidas sem pagar nada, foi tietado por celebridades brasileiras e apareceu em colunas sociais. Ele também ficou conhecido por se passar pelo líder do PCC, membro de bandas conhecidas, além de outros cargos, como policial, repórter e olheiro.

Continua após a publicidade

Atualmente, o documentário não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, mas já constou no catálogo da Netflix.

4. Ônibus 174

Neste documentário de José Padilha, relembramos a história do sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, no ano 2000. No ocorrido, um jovem sobrevivente à Chacina da Candelária fez reféns dentro de um ônibus na zona sul da cidade, com o acontecimento televisionado por cerca de quatro horas. Ônibus 174 mostra o que aconteceu e faz um paralelo com a realidade da violência no Brasil.

Continua após a publicidade

Você pode assistir ao documentário no Telecine, Globoplay e Now.

3. Bandidos na TV

Em Bandidos na TV, você vai conhecer a história do apresentador e deputado Wallace Souza, que comandava um programa sensacionalista em Manaus, capital do Amazonas. A sua popularidade aumentou tão rápido quanto a sua decadência, quando ele começou a ser acusado de ser mandante de assassinatos para poder se tornar um herói na televisão.

Continua após a publicidade

Bandidos na TV pode ser assistido na Netflix.

2. Marielle, O Documentário

Continua após a publicidade

Marielle, O Documentário, produção original do Globoplay, conta em quatro episódios quem era Marielle Franco e o que aconteceu na noite de 14 de março de 2018, quando a socióloga e vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada junto a seu motorista, Anderson Gomes. O crime chocou o Brasil, com muitas pessoas ainda se perguntando quem foram os mandantes do crime e quais foram as motivações, que provavelmente envolvem política.

A série documental Marielle, O Documentário está disponível no Globoplay.

1. O Caso Evandro

A série documental O Caso Evandro, que acaba de estrear no Globoplay, transformou uma temporada do podcast Projeto Humanos em uma produção para o audiovisual. O projeto conta a história de um crime que chocou a cidade de Guaratuba, no Paraná, quando uma criança foi assassinada de forma brutal, dando início a uma disputa política e intolerância religiosa, que deixa sequelas até hoje.

O Caso Evandro é uma produção original do Globoplay.