Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Onde está a Capitã Marvel em Ms. Marvel?

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Junho de 2022 às 17h50

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

O primeiro episódio de Ms. Marvel já trouxe à tona uma questão que há muito tempo vem tirando o sono dos fãs do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês): onde diabos está a Capitã Marvel?

Na nova série do Disney+, o paradeiro de Carol Danvers é tratado como uma piada, mas essa é uma questão que realmente vem intrigando o pessoal, já que a heroína toda-poderosa simplesmente desapareceu. Kamala Khan (Iman Vellani) até brinca com isso, dizendo que ela está onde quiser, já que não precisa dar satisfação a ninguém.

Como toda fã, ela passa pano para seu ídolo, mas a verdade é que essa é uma pergunta que a gente segue se fazendo desde Vingadores: Ultimato. E o simples fato de a série já começar trazendo a questão à tona pode indicar que devemos ter uma resposta vindo em breve.

Continua após a publicidade

Afinal, sabemos que Ms. Marvel e Capitã Marvel vão se encontrar em algum momento — as duas estão confirmadas no filme The Marvels —, então finalmente vamos saber o paradeiro de Danvers. Até lá, entretanto, só nos restar descobrir onde a salvadora da galáxia se esconde.

Seguindo os rastros

A última vez que vimos a Capitã Marvel (Brie Larson) foi na cena pós-crédito de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, quando ela aparece em um holograma conversando com Wong (Benedict Wong) e Bruce Banner (Mark Ruffalo) sobre a origem dos artefatos do herói oriental. E ela deixa a reunião online no meio dizendo que tinha algo importante para fazer.

Continua após a publicidade

Essa participação breve só reforça essa imagem de que Danvers parece estar sempre ocupada demais para a Terra e, portanto, longe demais para se meter nos problemas de seu planeta-natal. Isso é algo que é apontado já em Vingadores: Ultimato, quando Rocket Raccoon tira sarro da heroína, dizendo que ela está mais preocupada em mudar o corte de cabelo do que resolver os problemas deixados por Thanos.

Isso tudo mostra o quanto a ausência da Capitã Marvel é algo que não só é sentida como também incômoda entre os outros heróis. Na sua participação em Shang-Chi, por exemplo, os demais personagens até brincam que ela sempre dá essas desculpas para não participar de reuniões e, para piorar, nunca deixa seu contato para que os outros a acionem.

Em outras palavras, ela é aquela típica pessoa que parece estar sempre fugindo de responsabilidades. E em momento em que o MCU está tão carente de grandes heróis — lembre-se, os Vingadores não existem mais e há vários problemas surgindo aqui e ali, incluindo crises envolvendo o multiverso e entidades cósmicas —, ela parece estar ocupada com outras coisas.

Continua após a publicidade

O problema é que realmente não há como dizer onde diabos a Capitã Marvel está. Ao que parece, sua última passagem pela Terra foi durante o velório de Tony Stark, no fim de Ultimato e, desde então, ela segue atuando pelo universo. A grande questão é: fazendo o quê?

Naquela mesma conversa com Rocket Raccoon, Danvers explica que ela está atuando como uma heroína cósmica e cuidando de uma vasta área do universo. Segundo ela, a Terra não foi o único planeta que beirou ao caos por causa das ações de Thanos e que esses outros locais não tinham seus Vingadores para resolver toda essa bagunça.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a explicação dada é que a Capitã Marvel estaria sendo quase como se essa policial do espaço — uma espécie de Lanterna Verde da Marvel —, resolvendo problemas, ajudando raças alienígenas necessitadas e salvando planetas à beira da destruição. É algo que faz todo o sentido para a Vingadora Cósmica, ainda mais para alguém com um nível de poder tão absurdo quanto ela.

Contudo, essa explicação é dada antes de o conflito contra Thanos se resolver. A confusão a que ela se refere é reflexo do blip do Titã Louco e, em tese, as coisas teriam voltado ao normal depois que os Vingadores derrotaram o gigante e usaram a Manopla do Infinito para restabelecer as coisas.

Ao mesmo tempo, podemos imaginar que ela está atuando por aí para resolver as consequências deixadas pós-conflito. Já vimos que, na Terra, os reflexos do blip ainda são sentidos tanto em termos geopolíticos — como em Falcão e o Soldado Invernal — e até divinos, como o despertar de um Celestial em Eternos bem deu a entender. Assim, é bem possível que a Capitã Marvel esteja lidando com essas novas dores de cabeça.

Continua após a publicidade

De olho no futuro

Levando em consideração essa ideia de que ela é a heroína cósmica lidando com as consequências do blip pelo universo, é fácil imaginar que ela está mesmo tendo muito problema por aí. Em tese, a mesma explicação dada em Eternos de que a quantidade de energia gerada pelo segundo blip despertou um Celestial deveria valer para outros planetas e faria sentido que Danvers estivesse resolvendo essas crises, o que poderia ser uma conexão entre Capitã Marvel e os Eternos que poderia ser explorada no futuro.

Mas vamos ser realistas e assumir que isso jamais vai acontecer. Assim, só nos resta partir para outras opções mais óbvias, como o fato de a heroína estar mais uma vez trabalhando com Nick Fury (Samuel L. Jackson).

Continua após a publicidade

A gente sabe que o ex-líder da S.H.I.E.L.D. está vivendo com os skrulls no espaço, embora ninguém saiba exatamente por quê. E isso é algo que se conecta tanto com o primeiro Capitã Marvel quanto com a cena final de WandaVision, quando um skrull aparece para convocar Monica Rambeau (Teyonah Parris) para essa missão secreta nas estrelas.

E como a gente sabe que Rambeau e Danvers vão estar juntas em The Marvels, todas as peças parecem se encaixar. Resta saber qual é a imagem que está se montando nesse quebra-cabeça.

Ao mesmo tempo, temos Ms. Marvel. Parece óbvio que Danvers vai aparecer em algum momento da série, seja para explicar a origem dos poderes de Kamala Khan ou para levá-la para as estrelas por alguma razão — motivo esse que pode justificar a ausência da Capitã Marvel na Terra.

Continua após a publicidade

Há quem acredite que pode ser algo ligado à Zona Negativa e até ao Quarteto Fantástico, o que pode ser o grande gancho para The Marvels, previsto para chegar aos cinemas no ano que vem. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que Nick Fury vai protagonizar uma série própria, Invasão Secreta, que também pode servir para explicar um pouco do que está acontecendo nesse canto cósmico do MCU. O seriado, contudo, segue sem data.

Só que pode ser que a gente tenha a tão esperada resposta sobre o paradeiro de Carol Danvers antes de tudo isso e em um filme um tanto improvável. Afinal, a heroína está no espaço e a próxima história que vai mostrar o que acontece entre as estrelas é Thor: Amor e Trovão.

Embora soe como uma participação impossível, uma menção ou mesmo uma aparição rápida não pode ser descartada. Primeiro porque o longa estreia no mesmo dia em que o penúltimo episódio de Ms. Marvel vai ao ar — e é sempre esse o capítulo em que as grandes revelações são feitas, como vimos em WandaVision e Gavião Arqueiro, por exemplo —, então não seria de estranhar essa conexão, mesmo que superficial, acontecer.

Continua após a publicidade

Outro ponto é que a Marvel já vem ensaiando essa aproximação entre Danvers e Thor desde Ultimato e que foi reforçada em What If…?. Embora o episódio protagonizado pelos dois seja o pior da animação, o encontro pode ser um indicativo de algo que ainda está por vir.

E embora a gente duvide muito que a Capitã Marvel vá se meter na morte dos deuses apresentada em Amor e Trovão, não é pedir demais um encontro de Danvers com Thor e os Guardiões da Galáxia em uma única cena só para explicar onde diabos ela se enfiou esse tempo todo.

Ms. Marvel está no catálogo do Disney+.