Publicidade

Ms. Marvel | 10 referências e easter eggs que você não percebeu na série

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Kamala Khan finalmente fez sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). E, como não poderia deixar de ser, Ms. Marvel chega ao Disney+ com muitas referências e easter eggs para a alegria dos fãs que gostam de caçar segredos e brincadeiras nas produções de super-heróis.

Só que o seriado faz isso com um gostinho especial. Isso porque Kamala (Iman Vellani) é tão fã desse universo de super-heróis quanto a gente, o que faz com que essas brincadeiras e menções aos filmes e quadrinhos seja muito mais presente do que vimos em produções anteriores, como Gavião Arqueiro e Cavaleiro da Lua, por exemplo.

Ao mesmo tempo, essa linguagem adolescente adotada em Ms. Marvel faz com que as coisas sejam muito mais frenéticas. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, é fácil se perder e deixar algumas coisas passarem. Assim, para te ajudar a se orientar melhor pelo mundo luminoso da nova série do MCU, o Canaltech lista os principais easter eggs e referências dos episódios de estreia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. O podcast do Homem-Formiga

Uma coisa que sempre intrigou os fãs da Marvel era como o mundo todo sabia de eventos tão específicos. Tudo bem que a luta dos Vingadores contra Thanos foi um evento global, mas muitos detalhes se limitaram a eventos em cantos específicos da galáxia que não faria sentido serem de conhecimento público. Como todo mundo sabe que a Capitã Marvel deu um soco na cara do Titã Louco ou da atuação dos Guardiões da Galáxia na batalha final?

Pois Ms. Marvel finalmente revela que tudo o que vimos nos filmes foi divulgado para o mundo a partir de um podcast feito por um membro dos próprios Vingadores. Já na sequência de abertura da série, é mostrado que o Homem-Formiga criou um podcast no qual conta os bastidores da luta para salvar o mundo.

Batizado de Big Me, Litte Me: A Scott Lang Interview, o programa ajuda também a explicar porque, em Gavião Arqueiro, o musical de Steve Rogers acreditava que o Homem-Formiga estava na Batalha de Nova York no primeiro Vingadores.

9. Onde está a Capitã Marvel?

Ainda nessa introdução, Ms. Marvel brinca com outra grande dúvida do MCU: por onde anda Carol Danvers? Apesar de ser uma das heroínas mais poderosas do universo, a Capitã Marvel não é muito presente e isso é algo que os fãs vêm se perguntando há tempos — ainda mais quando ameaças como um Celestial e rupturas no tecido da realidade começam a aparecer e nada dela dar as caras. No máximo, ele apareceu em uma reunião no Zoom na cena pós-crédito de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis para sair logo em seguida.

Continua após a publicidade

E Kamala Khan tenta encontrar uma justificativa para isso. Fã declarada da heroína, a jovem logo justifica que Danvers tem mais o que fazer na galáxia e que é por isso que ela é tão ausente em seu planeta-natal. Ela pode estar salvando outros mundos, lutando em arenas clandestinas ou simplesmente curtindo uma folga.

Por mais que não seja uma resposta convincente, é divertido ver o MCU abraçando o questionamento que a gente faz do lado de cá do multiverso.

8. As homenagens na escola

Continua após a publicidade

A escola é um dos pontos centrais da trama de Ms. Marvel, pois é lá que sabemos mais sobre a vida cotidiana de Kamala Khan e a sua dificuldade de interação com outras pessoas. Contudo, antes de entrarmos no colégio propriamente dito, vemos uma divertida homenagem aos criadores da personagem.

A placa da Coles Academic High School — o mesmo nome da escola nos quadrinhos, diga-se de passagem — traz vários nomes de artistas e roteiristas que ajudaram a construir a mitologia em torno da nova Ms. Marvel nas HQs. Isso inclui a roteirista G. Willow Wilson e os desenhistas Stephen Wacker e Jamie McKelvie.

Aliás, o diretor da escola é outra referência a Wilson. Em sua mesa é mostrado um aparador com as iniciais GWW, que é uma abreviação para Gabe Wilson (Jordan Firstman).

7. Um passeio pelo MCU

Continua após a publicidade

Quando Kamala e Bruno (Matt Lintz) voltam para casa de bicicleta e discutem sobre maneiras de criar uma fantasia original de Capitã Marvel para a jovem, vemos um dos efeitos mais legais desse episódio de estreia de Ms. Marvel. São animações que aparecem na parede como grafites e que dão vida às imagens que a dupla imagina — e todas elas estão ligadas ao MCU que a gente conhece.

Temos uma mistura de Capitã Marvel com Homem de Ferro e Pantera Negra, além de menções até à versão zumbi, temos até uma brincadeira com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Isso porque vemos um desenho de Carol Danvers entrando em cena com a Capa de Levitação com os diversos braços — tal qual o Mago Supremo em seu estado morto-vivo na sua luta contra Wanda.

6. Conheça a Caltech

Continua após a publicidade

Não, o Canaltech não faz parte do MCU (ainda). Trata-se, na verdade, de uma instituição de nome muito parecido que aparece rapidamente no computador de Bruno e que possui relação direta com outros heróis da Marvel.

Caltech é a abreviação de California Institute of Technology, uma instituição de ensino e pesquisa que existe de verdade nos Estados Unidos e que já foi citada algumas vezes nas HQs como alma mater de algumas das grandes mentes, como o próprio Bruce Banner e Reed Richards.

5. A bunda do Capitão América

Continua após a publicidade

O VingaCon é o grande momento das referências em Ms. Marvel. A feira voltada aos Vingadores traz muitas brincadeiras e menções ao MCU, o que faz a cena toda muito divertida de acompanhar. Só que é curioso ver o destaque que a série dá a um desenho específico: a bunda do Capitão América.

Essa é uma piada que já se tornou recorrente nas produções da Marvel. Desde que Tony Stark tira sarro do caimento do uniforme usado por Steve Rogers, esse detalhe passou a ser citado mais e mais vezes. E, em Ms. Marvel, vemos que os próprios fãs passaram a fazer fanarts com isso.

O mais engraçado é que essa brincadeira nasceu como uma piada interna do próprio elenco, já que Chris Evans realmente não gostava da primeira versão do traje usado em Vingadores. Assim, eles decidiram levar isso para o roteiro, se tornando uma das partes mais engraçadas do cânone do MCU.

Continua após a publicidade

4. O documentário de Peter Quill

Pelo visto, o podcast do Homem-Formiga não é a única fonte de informação dos fãs dos Vingadores sobre os heróis. Entre os vários estandes do VingaCon, vemos que há alguém vendendo um documentário sobre ninguém menos do que o Senhor das Estrelas.

Não fica claro exatamente qual o conteúdo do material, mas vemos alguém fantasiado de Drax vendendo o DVD de um filme chamado The Peter Quill Star-Boy Story, indicando que alguém realmente foi atrás da origem do garoto desaparecido na Terra para contar como ele se tornou um herói galáctico — ou é assim que eles pensam.

Continua após a publicidade

3. Pacote de Viagem para Nova Asgard

Eis que o primeiro episódio de Ms. Marvel já traz uma ligação com o vindouro Thor: Amor e Trovão. Em meio aos vários cosplays de Thor e Valquíria espalhados pelo VingaCon, vemos que há um estande destinado a vender pacotes de viagens para Nova Asgard, a morada dos asgardianos sobreviventes do Ragnarok na Terra.

O local vai fazer a sua grande estreia nas telas em Amor e Trovão, mas já aparece sendo citada muito rapidamente na série. E vale lembrar que essa não é a primeira vez que o MCU faz menção ao local, já que há uma rápida aparição de uma notícia em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Continua após a publicidade

2. A Miss Marvel de Carol Danvers

Como você já deve saber, Kamala Khan não é a primeira Miss Marvel dos quadrinhos. Antes dela, outra heroína usava o título — e é ninguém menos do que a própria Carol Danvers. E é óbvio que a série iria encontrar uma forma de referenciar essa fase da heroína.

Durante o concurso de cosplay que Kamala vai participar, vemos que a sua rival Zoe (Laurel Marsden) também vai concorrer e traz um visual um pouco diferente da Capitã Marvel que a gente conhece. Isso porque, ao invés do traje mais militarizado, ela traz um maiô e uma máscara que são idênticas àquela que Danvers usou por muito tempo nas HQs.

Continua após a publicidade

Essa é uma das referências mais divertidas, por vai fundo dentro da cronologia da personagem. Até mesmo a faixa na cintura que sua Miss Marvel usa em seu segundo uniforme foi replicada.

1. Controle de Danos

A cena pós-crédito do primeiro episódio de Ms. Marvel pode não ser tão clara assim para muita gente, mas é uma referência bem interessante ao que o MCU vem construindo em seus últimos filmes. Isso porque os dois agentes que aparecem nos momentos finais do capítulo já são conhecidos dos fãs.

Trata-se dos agentes Cleary (Arian Moayed) e Deever (Alysia Reiner), do Departamento de Controle de Danos (DODC, na sigla em inglês), a unidade do FBI dedicada a resolver problemas relacionados a superseres.

Foi esse grupo que prendeu Peter Parker em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa — sendo que o mesmo agente Cleary que aparece em Ms. Marvel foi o responsável por levar o Amigão da Vizinhança em custódia. E aqui já fica entendido que ele vai ser dor de cabeça para outro herói adolescente.

Ms. Marvel está disponível no catálogo do Disney+.