Netflix revela quais foram as séries e filmes mais assistidos no Brasil em 2019

Por Rafael Rodrigues da Silva | 30 de Dezembro de 2019 às 20h30
Netflix
Tudo sobre

Netflix

Saiba tudo sobre Netflix

Ver mais

Nesta segunda-feira (30), já em clima de fim de ano, a Netflix divulgou quais foram os conteúdos originais da plataforma mais assistidos pelos brasileiros em 2019. A divulgação foi feita em quatro categorias: uma de conteúdo geral (que agrega todos os originais da Netflix, independente do tipo de obra), uma só de séries, uma só de filmes e uma quarta só de documentários.

Entre o conteúdo original no geral, o maior sucesso do serviço de streaming no país foi a terceira temporada de La Casa de Papel, que ficou à frente de filmes do Adam Sandler e do mais recente do diretor Michael Bay, sendo a obra original de maior sucesso entre os usuários brasileiros. Também é interessante ver duas produções nacionais na lista de mais vistas — a série Sintonia, com direção de KondZilla, e o especial de comédia de Whindersson Nunes — mostrando a força do audiovisual nacional. Mas talvez a principal surpresa seja a presença de The Witcher entre as produções mais vistas de todo o ano, já que a série do bruxo lançou há menos de duas semanas.

Já entre somente as séries, a lista é liderada pela terceira parte de La Casa de Papel (que se destaca por trazer maiores ambições para a trama), a primeira temporada de The Witcher (que é uma das mais fiéis adaptações de uma obra literária) e a série brasileira Sintonia. Espanta que um dos maiores fenômenos recentes da Netflix, Stranger Things, aparece apenas em sexto lugar na lista (atrás de Titãs e Sex Education), ainda que a terceira temporada da série tenha sido uma das melhores até agora. Também espanta o fato da segunda temporada de Você ter ficado em décimo lugar na lista das mais assistidas, já que ela foi lançada há menos de uma semana — mas, pelo jeito, muita gente tem se esforçado nesses dias de fim de ano para sentir um pouco de empatia por um psicopata.

Agora quando falamos de filmes, o mais assistido pelos brasileiros foi Mistério no Mediterrâneo, a versão “Adam Sandler” de um filme de detetive. Em segundo lugar ficou Esquadrão 6, o filme de Michael Bay que é mais forte que um energético e marca o retorno do diretor à seus tempos pré-Transformers. O top 5 é completado por O Date Perfeito, Operação Fronteira e Megarrromântico, deixando claro que o brasileiro gosta mesmo é de filmes de comédia e de ação. Outro destaque dos filmes mais assistidos pelos brasileiros é O Menino que Descobriu o Vento, que é facilmente um dos melhores dramas lançados este ano.

Já entre os documentários, as três primeiras posições foram ocupadas por Nosso Planeta (uma minissérie britânica que mostra como as mudanças climáticas estão impactando a vida na Terra), Democracia em Vertigem (documentário brasileiro que fala sobre a polarização política no Brasil entre o primeiro mandato de Lula e o impeachment de Dilma Rousseff) e Homecoming (sobre a cantora Beyoncé e a apresentação dela no Festival Coachella em 2018). Outros destaques da lista de documentários são Bandidos na TV, que choca com a história real do apresentador de TV que mandava matar para aumentar a audiência de seu programa, e O Código Bill Gates, que mostra uma versão glorificada do bilionário fundador da Microsoft. A surpresa é talvez o fato de Privacidade Hackeada, um dos principais lançamentos da Netflix do ano em matéria de documentários, não ter aparecido na lista, talvez um indício de que o público brasileiro ainda não tem tanto interesse em questões de privacidade de dados na internet.

O maior problema dessas listas é que, apesar de indicar quais foram os conteúdos de maior sucesso no Brasil, a Netflix não divulgou números de nenhum deles, o que torna impossível ter noção do quanto essas obras estão realmente sendo assistidas.

Fonte: Instagram

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.