SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

7 fanfics que viraram filme ou série e você não sabia

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Fevereiro de 2022 às 18h50

Link copiado!

Netflix, Diamond Films, Focus Features
Netflix, Diamond Films, Focus Features

As fanfics são, como o próprio nome explica, ficções criadas por fãs. Adquirindo popularidade no início de 2010, essas histórias podem ser ambientadas em universos já criados do cinema, televisão, literatura ou games, utilizando os mesmos personagens, porém com alterações no enredo canônico.

Apesar de para algumas pessoas o ato de escrever uma fanfic seja puro passatempo, para outros essa atividade pode mudar vidas. Há autores que tiveram seu nome estabelecido na literatura justamente pelo sucesso gerado em suas histórias ficcionais na adolescência e pelo sucesso no Wattpad, um dos principais apps para a divulgação dessas obras.

Andando lado a lado com esse sucesso, Hollywood também encontrou uma mina de ouro nessas obras. Do Wattpad para as páginas de livros e agora para as telas do cinema e do streaming, conheça sete filmes e séries que surgiram de fanfics e você não sabia.

Continua após a publicidade

7. Através da Minha Janela

Baseado em Os Irmãos Hidalgo, este filme da Netflix acompanha Raquel e Ares, dois adolescentes que levam vidas muito distintas, mas são vizinhos um do outro. Ela sempre o observou (de uma forma até obsessiva), mas a história vira de cabeça para baixo com algumas descobertas.

Continua após a publicidade

Sucesso no Wattpad, Os Irmãos Hidalgo foi praticamente um fenômeno. As fanfics são assinadas por Ariana Godoy e foram publicadas como livros apenas em 2019, mas o sucesso entre os amantes de romance erótico foi tanto que a Netflix iniciou a produção da adaptação em março de 2021.

Através da Minha Janela está disponível na Netflix.

6. Orgulho e Preconceito e Zumbis

Continua após a publicidade

Você já conhece a obra de Jane Austen, mas sabia que em 2016 ela ganhou uma versão de terror? Em um mundo bem parecido com o nosso, o romance acontece durante um apocalipse zumbi, ameaçando a vida de milhares de pessoas na Inglaterra.

Embora não tenha sido publicado em sites de fanfics, Orgulho e Preconceito e Zumbis sempre teve a intenção de ser uma paródia. Publicado em 2009, a ideia é mostrar os personagens e relacionamentos num mundo diferente, com a história tendo um direcionamento bem discrepante da original.

Continua após a publicidade

Orgulho e Preconceito e Zumbis está disponível no TNT Go.

5. Light as a Feather

Talvez o título menos popular de toda a lista, Light as a Feather tem duas temporadas. Na trama, acompanhamos um grupo de cinco amigos que chamam a uma garota novata na escola para sair no Halloween, mas tudo fica bem estranho quando ela sugere que eles joguem Light as a Feather, Stiff as a Board.

Continua após a publicidade

Apesar de parecer inocente, tratando-se de um simples jogo de levitação, seus participantes começam a morrer sem explicações.

A história assinada por Zoe Aarsen surgiu do Wattpad em 2013 e logo conquistou milhões de leitores. A autora, logo em seguida, publicou seu livro de forma independente. O Hulu anunciou a adaptação em 2017, e hoje conta com duas temporadas.

Light as a Feather é uma série do Hulu e, por enquanto, ainda não está disponível no Brasil.

Continua após a publicidade

4. A Barraca do Beijo

Pegando o embalo das comédias românticas, sobretudo Para Todos os Garotos que já Amei, os filmes d'A Barraca do Beijo também têm o objetivo de agradar o público adolescente da Netflix. O filme é bem simples e segue Elle Evans, uma garota do Ensino Médio que acaba se apaixonando pelo irmão do melhor amigo.

Continua após a publicidade

A autora da história original é Beth Reekes, que publicou suas fanfics no Wattpad em 2011, quando tinha entre 15 e 16 anos. Em 2013 as histórias viraram livro físico e não demorou para a Netflix adquirir os direitos de adaptação em 2016. Mas foi só em 2018 que o longa chegou ao streaming.

A trilogia A Barraca do Beijo está disponível na Netflix.

3. After

Continua após a publicidade

After se desdobrou em cinco livros, acompanhando a história de amor, ciúmes e sexo entre Tessa e Hardin. Ela, que sempre seguiu regras e era conhecida como uma garota quietinha; e ele, o bad boy mulherengo da faculdade que sempre está metido em problemas.

A história original surgiu em 2013, no Wattpad, quando Anna Todd, uma fã da boyband One Direction, resolveu escrever um romance erótico com Harry Styles. O sucesso foi instantâneo e conquistou milhões de leitores, o que acabou levando a autora a publicar seus livros físicos em 2014 — trocando o nome dos personagens, óbvio.

No mesmo ano, a Paramount adquiriu os direitos para adaptar After para as telonas. A pré-produção foi iniciada, mas o casting só foi finalizado em 2018. O primeiro longa foi lançado em 2019 e, até agora, a série conta com três adaptações audiovisuais.

Continua após a publicidade

After está disponível no Prime Video e HBO Max.

2. Os Instrumentos Mortais e Shadowhunters

Ambientado no mundo real, mas com criaturas sobrenaturais, Os Instrumentos Mortais se desdobra em cinco livros entre outras obras derivadas no mesmo universo. A história acompanha a jovem Clary Fray, que presencia um assassinato causado por criaturas invisíveis.

Continua após a publicidade

A partir daí, descobre que o mundo não é o que ela conhecia e está repleto de demônios. Porém, os Caçadores das Sombras têm exatamente a missão de salvar o mundo deles, e Clary pode estar mais envolvida na história do que gostaria.

Embora Os Instrumentos Mortais não tenha seu material original publicado em uma plataforma como o Wattpad, a autora Cassandra Clare nunca escondeu que sempre imaginou sua história como uma adaptação de fã do universo mágico de Harry Potter.

A série literária foi publicada em 2007 e não demorou para que em 2010 os direitos fossem adquiridos pela Constantin Film para transformá-la num filme, lançado em 2013. Com o fracasso de recepção, em 2014 foram iniciadas negociações para uma série de TV, que em 2015 teve o nome divulgado: Shadowhunters.

O show estreou na ABC em 2016, com episódios semanais lançados na Netflix. Foram três temporadas ao todo, até a série ser cancelada em 2019.

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos está disponível na HBO Max e Prime Video. A série Shadowhunters é um título original da Netflix.

1. Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza deu um novo direcionamento para romances eróticos no cinema. A história segue a jovem Anastasia e sua vida a partir do momento que ela conhece o enigmático e poderoso Christian Grey, que tem barreiras afetivas altíssimas e um apelo para o BDSM em suas relações sexuais.

O romance foi publicado pela primeira vez em 2011, imaginado como uma fanfic de Crepúsculo. Intitulada Masters of the Universe, a autora EL James utilizava o pseudônimo SnowqueensIcedragon para publicar a história em plataformas de fãs.

A história era um universo alternativo (popularmente chamado de AU por autores), onde Edward Cullen não é um vampiro. Depois que ganhou milhões de fãs e seguidores, James removeu disponibilizou as publicações em um site próprio, chamado Fifty Shades, onde as histórias já estavam reescritas com outros nomes para os personagens.

Cinquenta Tons de Cinza foi lançado como um e-book em 2011 e em 2012 a Focus Features adquiriu os direitos para adaptar a história para os cinemas. O filme foi lançado em 2015.

Cinquenta Tons de Cinza está disponível na Netflix, Star+, Clarovideo, Telecine Play e Globoplay.