Publicidade

10 melhores filmes com Samuel L. Jackson

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Columbia Pictures, Disney, Marvel Studios, Miramax
Columbia Pictures, Disney, Marvel Studios, Miramax

Samuel L. Jackson é um dos rostos mais conhecidos do cinema mundial. Não apenas por sua presença bastante recorrente no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), mas por seus vários papéis icônicos ao longo de mais de três décadas. Seja como um poderoso protagonista ou um coadjuvante que rouba a cena, não faltam sucessos na carreira do ator.

A maior prova disso é que ele está entre os atores cujos filmes mais arrecadaram dinheiro no mundo. Participando de franquias colossais como Marvel, Star Wars e Os Incríveis, ele já tem mais de 140 produções no currículo que somam uma bilheteria total de mais de US$ 27,7 bilhões. Segundo dados do site The Numbers, ele é o segundo colocado nessa lucrativa lista, atrás apenas de Stan Lee e seus US$ 30 bi.

É claro que ele não protagonizou tudo isso, mas é um número impressionante que já dá uma boa dimensão do quanto Samuel L. Jackson é popular tanto entre o público como também em Hollywood, que está sempre disposto a chamá-lo para um novo papel. E, é em meio a esse mar de oportunidades que ele entregou alguns personagens muito marcantes que são lembrados até hoje.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10.Os Incríveis

Começamos nossa lista com um papel que nem todo mundo liga a voz à pessoa. Um dos filmes de maior sucesso da carreira de Samuel L. Jackson é justamente um em que ele não aparece. Contudo, sua participação em Os Incríveis é bem marcante, já que ele é o dublador original do personagem Gelado, o super-herói com poderes de gelo que é o melhor amigo do protagonista Sr. Incrível.

Mesmo sendo apenas um coadjuvante que surge para mostrar como os heróis tiveram que se acostumar à vida civil após a criminalização dos mascarados, todos os momentos em que ele entra em cena é para trazer os holofotes para si. Divertido e espirituoso, todos os seus diálogos são engraçados e a dinâmica com Beto Pêra e seus filhos são incríveis — com o perdão do trocadilho.

Os Incríveis está disponível no Disney+.

9. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros

Continua após a publicidade

Jurassic Park é um ícone do cinema e traz alguns personagens que são memoráveis até hoje, como o cientista Ian Malcolm (Jeff Goldblum) e o próprio Alan Grant (Sam Neill). Só que, enquanto temos os heróis indo para a linha de frente para lidar com os dinossauros, há outras figuras marcantes na série que atuam mais nos bastidores. É o caso de John Arnold, vivido por Samuel L. Jackson.

Arnold é o engenheiro-chefe do parque e o grande responsável por transformar o sonho do John Hammond (Richard Attenborough) em uma realidade comercial e também por garantir a segurança de visitantes e funcionários ao manter os sistemas de segurança em operação.

E embora seu papel na trama seja relativamente pequeno, ele é fundamental para desenvolver o antagonista Dennis Nedry (Wayne Knight), já que os dois trabalham juntos.

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros está disponível na Netflix, Prime Video, Star+ e Telecine e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.

Continua após a publicidade

8. Os Bons Companheiros

Os Bons Companheiros é um dos melhores filmes do diretor Martin Scorsese (O Irlandês) e, embora Samuel L. Jackson não seja um dos personagens centrais dessa história de máfia, é impossível deixar de fora um clássico dessa magnitude de fora da nossa lista.

O longa é baseado em relatos reais do mafioso Henry Hill, vivido na adaptação por Ray Liotta. E é em meio a grandes nomes do submundo criminoso dos Estados Unidos, como Jimmy Conway (Robert De Niro) e Tommy DeVito (Joe Pesci) é que conhecemos Stacks Edwards.

Continua após a publicidade

O personagem de Jackson é um dos bandidos contratados por Conway para realizar um grande assalto e é o responsável pelo surto paranoico do mafioso.

Os Bons Companheiros está disponível na HBO Max e para compra e locação no iTunes, Google Play, Amazon e Microsoft Store.

7. Capitã Marvel

Continua após a publicidade

É até difícil encontrar apenas um filme do MCU para colocar nessa lista, já que todas as participações de Samuel L. Jackson como Nick Fury são icônicas. Afinal, ele é o grande responsável pelos Vingadores e por toda a criação desse universo como conhecemos ao aparecer na cena pós-crédito de Homem de Ferro — e tudo isso para lidar com sua crise de meia-idade, como o personagem revelou em Invasão Secreta.

Só que, de todas as histórias desse mundo de super-heróis, nenhuma dá mais destaque ao espião do que Capitã Marvel. Por ser uma trama que se passa nos anos 1990, temos um agente da S.H.I.E.L.D. bem mais novo (e ainda com os dois olhos) tendo seu primeiro contato com alienígenas naquela experiência que vai definir sua personalidade para o futuro. E ele se revela um excelente parceiro de aventura de Carol Danvers (Brie Larson) em sua luta contra os krees e skrulls.

Capitã Marvel está disponível no Disney+.

6. Jackie Brown

Continua após a publicidade

Samuel L. Jackson tem vários filmes em parceria com o diretor Quentin Tarantino, como é o caso de Jackie Brown. O longa não é o mais popular do cineasta, mas traz uma história com um ritmo bem acelerado e repleto de diálogos ágeis e certeiros bem do jeito que ajudaram a transformá-lo em um dos grandes nomes de Hollywood — e traz Jackson em excelente forma no meio dessa bagunça toda.

A trama é centrada em uma aeromoça que transporta dinheiro para um traficante de armas, interpretado por Samuel L. Jackson, que está sendo caçado por um agente do FBI. Assim, temos essa grande corrida de polícia e ladrão que a protagonista tenta se aproveitar para fugir com a grana.

Jackie Brown está disponível no Lionsgate+ e para compra e locação na Microsoft Store.

Continua após a publicidade

5. Django Livre

Outro filme da parceria com Quentin Tarantino, Django Livre traz Samuel L. Jackson vivendo o braço-direito do vilão Candie (Leonardo DiCaprio), o cruel senhor de escravos que Django (Jamie Foxx) encara. E é muito interessante ver esse personagem idoso em cena não só pelo seu jeito caricato de falar ou pelo seu característico mau humor, mas por ele representar essa figura do negro que é cooptado pelo racismo à sua volta.

Ele viveu sua vida inteira naquela fazenda e conseguiu um certo prestígio em relação a Candie. Assim, ele não se vê como um escravo como os demais, mas alguém hierarquicamente superior e que acredita que o correto é mesmo se submeter às vontades do branco — o que o coloca em rota de conflito com o herói.

Continua após a publicidade

Django Livre está disponível na HBO Max e para compra e locação na Amazon, Google Play, Microsoft Store e iTunes.

4. Entre o Céu e o Inferno

Entre o Céu e o Inferno não é o filme mais conhecido de Samuel L. Jackson, mas certamente está entre os melhores. O longa dirigido por Craig Brewer (Um Príncipe em Nova York 2) traz o veterano ator vivendo um ex-músico que foi abandonado pela esposa e que se apegou à fé como a única coisa que lhe resta.

Continua após a publicidade

Só que sua visão de mundo muda quando ele salva a jovem Rae (Christina Ricci), uma garota com sérios problemas de vícios que ele encontra machucada no meio da estrada. A partir disso, os dois desenvolvem uma improvável amizade a partir de um único ponto em comum: a busca por redenção.

É um filme com uma história bem dramática e tocante que funciona muito bem graças à ótima atuação da dupla de protagonistas, que sabem trabalhar as feridas e traumas de seus personagens. E tudo isso embalados em uma ótima trilha sonora.

Entre o Céu e o Inferno está disponível na PlutoTV e para compra e locação na Microsoft Store, Amazon, Google Play e iTunes.

3. Chi-Raq

Continua após a publicidade

Dirigido por Spike Lee (Infiltrado na Klan), Chi-Raq é uma releitura moderna da peça grega Lysistrata que atualiza a trama para falar de violência urbana. Assim, ao invés de ter atenienses e espartanos em guerra, o longa de 2015 mostra uma Chicago dominada pela guerra de gangues. E tudo muda quando uma criança é morta por uma bala perdida no confronto.

É a partir dessa tragédia que as mulheres da comunidade se unem em uma enorme greve de sexo para forçar os homens a pararem com as lutas. O problema é que eles não vão aceitar isso tão fácil, o que redireciona a animosidade e a violência para elas.

Nessa tragicomédia, Samuel L. Jackson vive Dolmedes, o mestre de cerimônias de toda a estética rapper que o filme carrega. Só que, mais do que isso, ele é o personagem que quebra a quarta parede e conversa com o espectador sobre aquilo que acontece em cena e faz relações e comentários com o mundo à nossa volta.

Com Teyonah Parris (As Marvels), Wesley Snipes (Blade), Angela Basset (Pantera Negra: Wakanda para Sempre), John Cusack (2012) e Jennifer Hudson (Dreamgirls: Em Busca de Um Sonho), Chi-Raq está disponível no Prime Video.

2. Corpo Fechado

É difícil falar de Samuel L. Jackson em Corpo Fechado sem entrar em spoilers. O ator vive um homem limitado pela sua própria deficiência — uma doença congênita que faz com que seus ossos sejam tão frágeis quanto vidro — e que se apega à fantasia dos super-heróis para viver. E é quando surge a história de um homem que sobreviveu ileso a um terrível acidente de trem é que ele tenta provar que os super-heróis existem mesmo.

O longa dirigido por M. Night Shyamalan não é tão famoso quanto outras obras do cineasta, mas é facilmente um de seus melhores trabalhos. Até porque a reviravolta é completamente inesperada e a dinâmica entre Jackson e Bruce Willis é incrível.

Corpo Fechado está disponível no Star+.

1. Pulp Fiction: Tempo de Violência

De todas as parcerias entre Samuel L. Jackson e Quentin Tarantino, nenhuma é mais icônica e emblemática do que o clássico Pulp Fiction: Tempo de Violência. O filme é um dos melhores da carreira dos dois e segue sendo uma obra reverenciada até hoje tanto pela sua narrativa não linear, pelas excelentes atuações ou por seus diálogos incríveis.

E Jackson entrega tudo isso ao viver Jules, um assassino da máfia extremamente religioso e de pavio curto que volta e meia entra em um debate filosófico sobre nada com seu parceiro Vincent (John Travolta). E a dinâmica dos dois é tão incrível que o simples fato de eles não fazerem nada já faz valer a trama valer a pena. Contudo, quando eles precisam entrar em ação é que você entende por que se tornaram personagens tão emblemáticos.

Aliás, Pulp Fiction foi um dos responsáveis por criar a imagem do ator como alguém que xinga muito. Afinal, Jules é uma metralhadora de palavrões — algo que Jackson levou para outros de seus personagens. Um levantamento recente mostrou que ele já usou mais de 300 xingamentos em filmes, atrás apenas de Jonah Hill (376) e Leonardo DiCaprio (361).

Pulp Fiction: Tempo de Violência está disponível no Telecine e para compra e locação na Microsoft Store, Amazon, Google Play e iTunes.