Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 5 melhores filmes com Bruce Willis

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Março de 2022 às 18h30

Link copiado!

20th Century Studios, Spyglass, Miramax
20th Century Studios, Spyglass, Miramax

O anúncio de que o ator Bruce Willis irá se aposentar aos 67 anos após ter sido diagnosticado com afasia pegou todo mundo de surpresa. Afinal, o astro é um dos grandes nomes de Hollywood e protagonizou alguns clássicos que são lembrados e reverenciados até hoje. Por isso, ver um ícone assim dando adeus às telas é sempre muito chocante.

A razão para isso é bastante justa, já que a doença afeta suas habilidades cognitivas e isso é algo que impacta diretamente seu trabalho de atuação. Sem falar que é o tipo de momento em que ele quer passar junto com a família, como o próprio anúncio oficial da situação deixou bem claro.

Por esse motivo, o Canaltech resolveu homenagear o ator que sempre nos entregou excelentes histórias, personagens marcantes e provou que é possível ser um astro de ação brucutu sem parecer um armário. Veja, então, nossa lista de 5 melhores filmes com Bruce Willis.

Continua após a publicidade

5. 12 Macacos

Embora não seja um filme tão popular assim como outros que vamos ver a seguir, 12 Macacos é um clássico da ficção científica. Dirigido por Terry Gilliam, o longa brinca com viagem no tempo e faz com que o personagem de Willis tenha que vir de 2035 para o passado para tentar impedir que um vírus assole a humanidade e destrua o futuro.

Continua após a publicidade

E o que torna o longa tão interessante e único é justamente a abordagem dada a essa temática tão comum. Ao invés de ser aquela velha história do herói silencioso que não pode revelar a verdade ao mundo, ele o faz e é tratado como um louco — o que faz com que precise provar sua sanidade ao mesmo tempo em que corre para salvar o mundo.

Lançado em 1996, 12 Macacos é também um primeiro contato de Willis com temáticas que ele vai abordar em outros pontos da sua carreira. Essa ideia de futuro distópico, por exemplo, também está presente em O Quinto Elemento e a viagem no tempo em Looper.

12 Macacos pode ser comprado ou alugado na Apple TV.

4. Pulp Fiction: Tempo de Violência

Continua após a publicidade

Um dos maiores clássicos do cinema e, considerado por muita gente, a obra-prima de Quentin Tarantino, tem participação de Bruce Willis — embora ele não seja um dos nomes mais lembrados do elenco. Só que, para além de John Travolta, Samuel L. Jackson e Uma Thurman, o personagem vivido pelo ator é tão marcante quanto.

Na trama, Willis vive o boxeador decadente Butch Coolidge, que entra em um esquema de apostas, vence uma luta que deveria ter perdido e precisa fugir com a bolada que recebeu. E é em meio a esse plano de fuga que as coisas começam a dar errado e a ação e a loucura de Pulp Fiction se apresentam.

O grande destaque aqui, como tudo no longa, são os ótimos diálogos. Toda a relação do Butch com sua namorada, o nervosismo por causa da fuga, o desespero quando tudo passa a dar errado e o confronto com Vega (Travolta) deixam claro por que é impossível falar de Bruce Willis sem citar Pulp Fiction.

Continua após a publicidade

Pulp Fiction: Tempo de Violência pode ser assistido no Globoplay, Telecine, HBO Max e Paramount+.

3. Corpo Fechado

Muito antes de a gente pensar em acompanhar grandes filmes de super-herói no cinema, o diretor M. Night Shyamalan trouxe uma história do gênero sem que muita gente se desse conta disso. A história de um homem com habilidades incomuns e praticamente invulnerável nada mais é do que um herói clássico, mas com uma abordagem bem mais introspectiva e densa — o que faz de Corpo Fechado um título imperdível.

Continua após a publicidade

Aqui, Bruce Willis vive esse herói incomum e explora muito bem todo o fardo de viver escondido e de ter que lidar com esse poder que é, ao mesmo tempo, uma maldição. E é ao ser confrontado por um vilão que contrasta tanto com a sua figura é que as coisas ficam realmente interessantes.

Corpo Fechado é um excelente filme que entrega não só uma atuação bem mais introspectiva de Willis, mas também mostrou como Shyamalan é capaz de entregar ótimas histórias para além do plot twist que tornou seu nome conhecido — como veremos a seguir.

Corpo Fechado está disponível no catálogo do Star+.

2. O Sexto Sentido

Continua após a publicidade

Pois foi em O Sexto Sentido que a parceria entre Bruce Willis e Shyamalan começou — e tudo graças ao spoiler mais famoso do cinema. E esse casamento funciona tão bem que é natural que todo mundo se lembre do quão impactante foi acompanhar essa história.

Em um de seus melhores filmes, Willis vive um psicólogo infantil que passa a acompanhar um jovem garoto com dificuldades de se socializar e diz ser capaz de ver espíritos. A partir disso, passamos a ver não só como o menino fala a verdade como muitos dos fantasmas com os quais ele se relaciona têm alguma relação com casos anteriores do doutor — até chegar o momento da virada e deixar todo mundo de queixo caído na frente da tela.

O Sexto Sentido pode ser assistido no Star+.

Continua após a publicidade

1. Duro de Matar

Vamos ser sinceros: Bruce Willis nunca teve aquela pinta de herói brucutu. Perto de Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, ele até parecia raquítico e pequeno, mesmo com seus mais de 1,80m de altura. Só que ninguém duvidava da sua capacidade de chutar bundas, principalmente depois do que ele aprontou em Duro de Matar, sem dúvidas o melhor filme de Willis.

E o filme se tornou um clássico justamente por fugir da imagem clássica do herói de ação. Ao invés do militar em uma zona de guerra qualquer evitando explosões nucleares, temos um cidadão comum salvando o dia apenas com base em sua persistência e em uma boa dose de maluquice.

Continua após a publicidade

É por isso que John McClane se tornou tão emblemático na carreira de Bruce Willis. Ao contrário dos seus companheiros da época, o personagem era muito mais astuto do que realmente porradeiro e com uma motivação bem mais mundana. Afinal, o que é mais normal do que encarar terroristas que tentam explodir o prédio em que sua esposa está? Nada é mais insano do que o amor.

Isso sem falar que ele era um personagem bem mais sarcástico e com tiradinhas que sempre o deixavam ainda mais legal em frente aos vilões. É claro que a franquia se perdeu em meio a várias sequências, mas o espírito de “yippee ki-yay”, sempre permaneceu.

Duro de Matar está no catálogo do Star+.