Publicidade
Stan Lee

Stan Lee

Nascimento

28 de dezembro de 1922 em Nova York, Estados Unidos

Morte

12 de novembro de 2018 em Los Angeles, Estados Unidos

Stanley Martin Lieber nasceu em 28 de dezembro de 1922, em Nova York, nos Estados Unidos. O americano, que já ocupou cargos de editor e presidente da Marvel Comics, foi um escritor e criador de numerosos personagens dos quadrinhos, que mais tarde ganharam adaptações em filmes do Universo Cinematográfico Marvel.

Entre as suas criações, que marcaram gerações, estão: o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, os X-Men, o Incrível Hulk, o Homem de Ferro e o Capitão América. Mais conhecido como Stan Lee, o quadrinista faleceu no dia 12 de novembro de 2018, aos 95 anos, em Los Angeles, Califórnia.

O sonho de adolescência de Lee era escrever um grande romance, uma vez que sempre foi apaixonado pela escrita. Em 1939, conseguiu o cargo de assistente na Timely Comics, uma editora de revistas em quadrinhos de Martin Goodman, que mais tarde se tornaria a Marvel Comics. Seu primeiro trabalho foi publicado em 1941, assinado sob o pseudônimo Stan Lee,  e apresentava o super-herói Capitão América na obra: “Captain America Foils the Traitor's Revenge”.

Stanley foi nomeado editor interino da editora com apenas 19 anos, por Martin Goodman e, mais tarde, ingressou no Exército para servir os Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial, em 1945. Lá foi rapidamente transferido para a Divisão de Filmes de Treinamento, seção em que trabalhou escrevendo manuais, filmes e ocasionalmente desenhos animados. 

Durante a década de 1950, a editora passou a se chamar Atlas Comics. Lee passou a escrever histórias de diferentes gêneros, como ficção científica, comédia, medieval, terror, romance, entre outros. Há quem diga que no final dos anos 50 o cartunista ficou insatisfeito com a carreira, pensando em abandonar o ramo. Foi então que a DC Comics atualizou o Flash e a equipe da Liga da Justiça da América, o que fez Goodman designar Lee para criar novos super-heróis.

Seguindo o conselho da esposa Joan Lee, o quadrinista investiu em personagens que fugiam do estereótipo de figura perfeita. Ou seja, de indivíduos que não tinham problemas pessoais para administrar. Pelo contrário, Lee mostrou também os defeitos nas personalidades das suas criações e as adversidades das histórias de cada um. Além disso, deu vida a identidades que, apesar de terem poderes anormais, ainda lidavam com questões comuns ao dia a dia das pessoas — fator que contribuiu para gerar identificação e cativar uma multidão de fãs.  

Foi então que nasceu o Quarteto Fantástico, co-criado por Lee e o ilustrador Jack Kirby, que trabalhou anteriormente na criação do Capitão América. Mais tarde, a dupla deu origem a outros personagens: Hulk, Thor, Homem de Ferro, X-Men (com a participação do cartunista Bill Everett), Demolidor, Doutor Estranho (com o desenhista Steve Ditko) e o Homem-Aranha. Além disso, Lee e Kirby criaram os Vingadores, reunindo os heróis criados no mesmo universo. Revivendo, também, figuras criadas nos anos 40.

Dos quadrinhos para o cinema: diversas adaptações, baseadas nas criações de Lee, foram muito bem sucedidas. Franquias de grande sucesso renderam bilhões de dólares, em receita de bilheteria, em todo o mundo. O cartunista apareceu em muitos dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel — “easter eggs” que se transformaram em tradição.

Stan Lee faleceu no dia 12 de novembro de 2018, na Califórnia, Estados Unidos. Atendido no Cedars-Sinai Medical Center, as causas da morte foram: paradas cardíaca e respiratória, além de pneumonia por aspiração, conforme a certidão de óbito.