Stan Lee

Stanley Martin Lieber, Criador dos super-heróis da Marvel
  • Nascimento

    28 de Dezembro de 1922 em Nova York, Estados Unidos

  • Morte

    12 de Novembro de 2018 em Los Angeles, Estados Unidos

Stanley Martin Lieber nasceu em 28 de dezembro de 1922 em Nova York, nos Estados Unidos, foi editor e presidente da Marvel Comics, criando vários personagens dos quadrinhos e filmes do Universo Cinematográfico Marvel que marcaram gerações, como Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, entre outros. Mais conhecido como Stan Lee, o quadrinista faleceu em 2018, no dia 12 de novembro, aos 95 anos.

O sonho de adolescência de Lee era escrever um grande romance um dia, uma vez que sempre foi apaixonado pela escrita. Começou escrevendo obituários em jornais, entregando sanduíches para escritórios e trabalhando como office boy em uma fábrica. Em 1939, conseguiu o cargo de assistente na Timely Comics, uma editora de revistas em quadrinhos de Martin Goodman, que mais tarde tornaria-se a Marvel Comics. Seu primeiro trabalho foi publicado em 1941 apresentando o super-herói Capitão América, entitulado “Captain America Foils the Traitor’s Revenge”, usando o pseudônimo Stan Lee.

Foi nomeado editor interino da editora com apenas 19 anos por Martin Goodman e, mais tarde, ingressou no Exército para servir os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em 1945. Lá foi rapidamente transferido para a Divisão de Filmes de Treinamento, onde trabalhou escrevendo manuais, filmes e ocasionalmente desenhos animados. De acordo com sua classificação militar, Stan Lee era dramaturgo.

Durante a década de 1950, a editora passou a se chamar Atlas Comics. Lee passou a escrever histórias de diferentes gêneros, como ficção científica, comédia, medieval, terror, romance, entre outros. Há quem diga que no final dos anos 50 o cartunista ficou insatisfeito com a carreira, pensando em abandonar o ramo. Foi então que a DC Comics atualizou o Flash e a equipe da Liga da Justiça da América, o que fez Goodman designar Lee para criar novos super-heróis.

Seguindo o conselho da esposa Joan Lee, Stan Lee resolveu criar personagens humanamente defeituosos, como maus ânimos, ataques de melancolia e vaidade, fugindo do estereótipo de figura perfeita sem problemas sérios e duradouros. Foi então que nasceu o Quarteto Fantástico, cocriado por Lee e o ilustrador Jack Kirby, que trabalhou anteriormente na criação do Capitão América. Mais tarde, a dupla deu origem ao Hulk, Thor, Homem de Ferro e X-Men (com a participação do cartunista Bill Everett), Demolidor, Doutor Estranho (com o desenhista Steve Ditko) e Homem-Aranha.

Stan Lee e Jack Kirby criaram os Vingadores, reunindo todos os heróis criados no mesmo universo, e também revivendo figuras criadas nos anos 40, como Capitão América e Namor.

O cartunista apareceu em todos os filmes do Universo Cinematográfico Marvel, tornando-se a figura pública da empresa.

Faleceu em Los Angeles em 12 de novembro de 2018, no Cedars-Sinai Medical Center, vítima de paradas cardíaca e respiratória, além disso, a certidão de óbito mostrou uma pneumonia por aspiração.