Publicidade

10 melhores filmes com Michael Keaton

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Warner Bros, Fox Searchlight Pictures
Warner Bros, Fox Searchlight Pictures

Michael Keaton não é um dos grandes nomes do cinema por acaso. O ator ganhou muita projeção no início dos anos 1990 graças ao seu trabalho com o diretor Tim Burton. Filmes como Batman e Os Fantasmas Se Divertem mostraram o quanto ele poderia ser versátil em diferentes papéis, indo da insanidade de um fantasma ao tom heróico e sombrio do Homem-Morcego.

Mas não demorou para que ele deixasse claro como seu estilo de atuação se encaixava perfeitamente também com outros cineastas. O resultado é que vimos papéis bem variados ao longo de sua carreira e participações em filmes bastante premiados. Embora nunca tenha levado um Oscar para casa, já tem uma indicação em seu currículo — o que já é um feito e tanto.

Por isso mesmo, é até difícil saber por onde começar a conhecer o trabalho de Michael Keaton. Muito mais do que o Batman alternativo de The Flash, o ator coleciona papéis marcantes e que você precisa conhecer. Confira alguns deles.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Batman

Começamos nossa lista já tirando o morcego da frente. O Batman de 1989 é um marco não só da carreira de Michael Keaton, mas do próprio cinema de ação. O longa dirigido por Tim Burton foi a maior bilheteria daquele ano — US$ 251 milhões — e mexeu drasticamente tanto na percepção do público na imagem do Homem-Morcego como fez Hollywood encarar o potencial existente nas histórias de super-heróis.

E Keaton foi fundamental por resgatar essa imagem do herói como a figura mais séria que havia sido perdida graças ao seriado de 1966. Embora seu jeito mais satírico traga uma leveza ao personagem, ele encarnou muito bem a dualidade de Bruce Wayne e do Homem-Morcego a ponto de, até hoje, ainda ser a versão definitiva do herói para muitos fãs.

Batman está disponível na HBO Max e para compra e locação na Amazon, Google Play, Microsoft Store e iTunes.

9. Quanto Vale?

Continua após a publicidade

O nome não ajuda muito, mas Quanto Vale? é um excelente filme que aborda o impacto humano dos ataques terroristas ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001. O longa estrelado por Michael Keaton e Stanley Tucci foi lançado no aniversário de 20 anos da tragédia e traz uma reflexão sobre o custo real de uma tragédia assim para as famílias das vítimas.

Assim, Keaton vive um advogado responsável pelo acordo indenizatório que o governo vai pagar aos sobreviventes e seus familiares. O problema é que o cálculo faz distinção entre o valor pago pela vida de um executivo e de um empresário e ele passa a se confrontar com um líder comunitário que defende que, na tragédia, a dor é a mesma para todos.

Quanto Vale? está disponível na Netflix.

8. Jackie Brown

Continua após a publicidade

Filmes de Quentin Tarantino sempre merecem nossa atenção e Keaton tem uma parceria com o icônico diretor para ostentar em seu currículo. E, embora Jackie Brown não seja o longa mais famoso do cineasta, ainda é uma produção que merece ser conferida por qualquer amante do cinema.

A trama traz aquele ritmo acelerado e frenético típico do cineasta e foca na história de uma aeromoça que usa seu trabalho para transportar dinheiro de um traficante de armas. É quando ela é procurada por um agente do FBI — vivido por Michael Keaton —, que quer capturar o criminoso. O problema é que a protagonista quer se aproveitar dessa perseguição de polícia e ladrão para sair com a grana.

Jackie Brown está disponível no Lionsgate+ e para compra e locação na Microsoft Store.

Continua após a publicidade

7. Toy Story 3

Quem assistiu a Toy Story 3 dublado pode não fazer ideia, mas a voz original do boneco Ken é de ninguém menos do que Michael Keaton. E isso muda completamente a nossa percepção do personagem, pois o ator e o personagem não combinam em nada — e é esse contraste que torna tudo ainda mais divertido.

O ponto é que Ken é mesmo um dos grandes destaques do terceiro capítulo da franquia — tanto que a Pixar deu um jeito de trazê-lo de volta nos curtas. Ele faz parte do grupo de vilões liderado pelo urso Lotso, mas não consegue lutar contra sua natureza e faz de tudo para ficar com a Barbie. E é o seu jeito de mauricinho bastante caricato que deixa tudo bem mais engraçado, ainda mais com a voz de Keaton.

Continua após a publicidade

Toy Story 3 está disponível no Disney+.

6. Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Quando todo mundo achou que Michael Keaton tinha deixado o mundo dos super-heróis para trás, ele retornou com Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele é o vilão Abutre no primeiro filme solo do Amigão da Vizinhança no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) e uma das melhores coisas do filme com certa folga.

Continua após a publicidade

Há toda uma reviravolta que torna seu personagem ainda mais interessante, mas apenas o seu jeito ácido de lidar com o herói já é o suficiente para apresentá-lo como uma ameaça real. Mais do que ser aquele bandido que quer dominar o mundo ou soltar um raio colorido no céu, ele é alguém que ameaça de verdade a vida de Peter Parker (Tom Holland) e o ator faz esse risco ser palpável a cada vez que entra em cena.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar está disponível na Netflix e para compra e locação na Amazon, Google Play, Microsoft Store e iTunes.

5. Fome de Poder

Continua após a publicidade

Um dos filmes favoritos de qualquer curso e palestra sobre empreendedorismo, Fome de Poder conta a história da criação da rede de lanchonetes McDonald’s. Só que Keaton não vive um palhaço comedor de hambúrguer, mas um inescrupuloso empresário que viu o potencial de um restaurante familiar e deu um jeito de se apropriar da companhia para transformá-la em uma marca multinacional.

E, da mesma forma que o personagem rouba a empresa, Michael Keaton monopoliza cada cena em que participa. Ele vive muito bem esse personagem de caráter duvidoso que a gente ama odiar.

Fome de Poder está disponível na HBO Max e para compra e locação no iTunes, Amazon e Google Play.

4. Spotlight: Segredos Revelados

Continua após a publicidade

Ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2016, Spotlight: Segredos Revelados é um daqueles filmes que são um soco no estômago — até por ser baseado em uma história real bastante indigesta. O longa acompanha um grupo de jornalistas investigativos que está apurando uma série de denúncias de abusos de crianças por padres e que a própria Igreja estaria acobertando os casos.

E Keaton vive o chefe dessa equipe de reportagem que decide mergulhar a fundo nos relatos de vítimas e testemunhas para trazer a verdade à tona. É um filme obrigatório em qualquer curso de Jornalismo.

Spotlight: Segredos Revelados está disponível para compra e locação no Google Play, Amazon, Microsoft Store e iTunes.

Continua após a publicidade

3. Os 7 de Chicago

Outro filme baseado em uma história real, Os 7 de Chicago reconta o que foi o turbulento ano de 1968 para os Estados Unidos. Em meio aos movimentos dos direitos civis pela comunidade negra e às tensões da Guerra do Vietnã, um grupo de ativistas é preso durante um protesto pacífico na cidade de Chicago e acabam acusadas de conspiração contra o governo.

E é nessa trama quase kafkiana que Michael Keaton vive o promotor Ramsey Clark. Embora ele não seja uma figura central no meio de toda essa disputa de narrativas, o seu envolvimento (ou a falta dele) é que leva os protagonistas para o banco dos réus e entrega uma excelente interpretação desse figurão que quer apenas lavar as mãos e não se envolver com essa história, apesar de ser uma peça central em tudo o que aconteceu.

Continua após a publicidade

Dirigido por Aaron Sorkin (A Rede Social), Os 7 de Chicago está disponível na Netflix.

2. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Se Batman foi o filme que alçou Michael Keaton ao estrelato, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) foi aquele que lhe garantiu uma indicação ao Oscar de melhor ator. E o curioso é que o longa nada mais é do que uma sátira à sua própria carreira e sua relação com o Homem-Morcego.

A trama dirigida pelo mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu traz esse ator decadente que fez muito sucesso no passado ao viver um herói nos cinemas e que tenta, com uma peça de teatro, recuperar o prestígio de outrora. Só que ele passa a ser assombrado pelo seu próprio ego, que assume a forma desse personagem que quer voltar à cena.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) está disponível no Prime Video, Star+ e HBO Max.

1. Os Fantasmas Se Divertem

O primeiro grande trabalho de Tim Burton e Michael Keaton segue sendo um clássico até hoje. Os Fantasmas Se Divertem — ou Beetlejuice, como é muito conhecido por aqui também — conta a história de um casal que morre em um acidente de trânsito e são condenados a assombrar uma casa por meio século.

O problema é que eles não levam muito jeito para assustar e acabam contando com a ajuda de um espírito bastante peculiar: o próprio Beetlejuice. Com um jeito espalhafatoso e zombeteiro — que faz dele muito mais um poltergeist do que um fantasma tradicional —, ele chega para atormentar tanto os vivos quanto os mortos. E Keaton vive esse personagem de forma magistral de modo que é lembrado até hoje.

Aliás, o filme fez tanto sucesso que gerou até mesmo um desenho animado, que focava nas desventuras cadavéricas de Beetlejuice no além-vida.

Os Fantasmas Se Divertem está disponível no Prime Video, HBO Max e para compra e locação na Microsoft Store, iTunes, Amazon e Google Play.