Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

11 de Setembro: 11 Filmes, séries e docs sobre os atentados que mudaram o mundo

Por| 11 de Setembro de 2021 às 09h46

Link copiado!

Reprodução/Robert J. Fisch
Reprodução/Robert J. Fisch

Poucos dias na história recente foram tão importantes para o mundo como o 11 de setembro de 2001. Na terça-feira daquele ano, os Estados Unidos sofreram o maior ataque a seu território desde o bombardeio do Japão à Pearl Harbor, em 1941, marcando a entrada do país na Segunda Guerra Mundial.

60 anos depois, os ataques coordenados pela Al-Qaeda que destruíram as duas torres do World Trade Center em Nova Iorque, atingiram o Pentágono e fizeram um avião cair na Pensilvânia inauguraram uma nova era na história, na geopolítica e nas relações de poder mundiais. E mesmo hoje, 20 anos depois, os desdobramentos desses acontecimentos ainda se fazem presentes no dia a dia de muitas pessoas em todo o mundo.

Para ajudar você a relembrar — ou aprender sobre — os atentados do 11 de Setembro e como eles moldaram o Século XXI, o Canaltech selecionou 11 produções sobre o acontecimento. São filmes, séries e documentários que mostram desde a formação da Al-Qaeda até os desdobramentos mais atuais dos ataques que chocaram o mundo.

Continua após a publicidade

11. O Que Aconteceu em 11 de Setembro

Iniciando a nossa lista, este documentário da HBO foi feito sob medida para famílias que querem apresentar os acontecimentos do 11 de Setembro a seus filhos. Feito em parceria com o 9/11 Tribute Museum, a produção de apenas 30 minutos reúne crianças do Ensino Fundamental em um bate-papo com historiadores, artistas, sobreviventes e familiares de vítimas, que explicam de maneira fácil os ataques que mudaram o mundo.

O Que Aconteceu em 11 de Setembro pode ser assisstido na HBO Max.

Continua após a publicidade

10. The Looming Tower

Para entender o 11 de Setembro em sua totalidade, é preciso aprender sobre como a Al-Qaeda se formou e ganhou corpo e como um racha entre a CIA e o FBI contribuiu para que toda a arquitetação dos atentados passasse sob os radares das autoridades estadunidenses. E é justamente essa a proposta de The Looming Tower, minissérie estrelada por Jeff Daniels no papel do chefe da divisão do FBI encarregada de contraterrorismo e que antevê que algo vai acontecer. O problema é que ele está nessa sozinho, já que a CIA se recusa a compartilhar inteligência, mesmo sabendo que a Al-Qaeda tem um plano que pode pôr a segurança nacional em risco. E é justamente essa falta de cooperação que pode ter definido o caminho da tragédia de 2001.

The Looming Tower tem 10 episódios e pode ser assistida no Prime Video.

Continua após a publicidade

9. Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra Contra o Terror

Uma das obras mais recentes sobre o 11 de Setembro, a minissérie de cinco partes da NetflixPonto de Virada: 11/9 e a Guerra Contra o Terror é uma das mais completas e aclamadas pela crítica especializada. É que, em vez de dramatizar os acontecimentos de antes, durante e depois dos ataques, a produção se utiliza de imagens, vídeos e entrevistas para contar desde a formação do grupo de radicais islâmicos até a recente retirada das tropas estadunidenses do Afeganistão. Entre esses acontecimentos, os episódios também discutem sobre a legitimidade das políticas antiterrorismo adotadas pelos EUA, como isso levou à prática de tortura em interrogatórios, como se desenrolou a desastrosa Guerra do Iraque e como isso acabou contribuindo para o ressurgimento do Talibã.

Continua após a publicidade

Ponto de Virada vem sendo apontada como a mais completa obra sobre o assunto, cobrindo mais de 20 anos de acontecimentos de maneira maestral. Os episódios estão disponíveis com exclusividade na Netflix.

8. Inside the Twin Towers

Até aqui, as indicações focaram, principalmente, nos acontecimentos pré-atentados. Mas e o que aconteceu no dia 11 de setembro de 2001 em si? Inside the Twin Towers é um documentário para TV produzido pela BBC que chegou a ganhar alguns prêmios quando foi lançado em 2006. Muito disso pode ser explicado pela proposta da produção de recriar, minuto a minuto, tudo o que aconteceu dentro das torres do World Trade Center na manhã daquela terça-feira. Partindo de depoimentos de sobreviventes, a produção utilizou computação gráfica para recriar e mostrar desde a colisão do primeiro avião com a Torre Norte até o colapso das Torres Gêmeas.

Continua após a publicidade

Um dos poucos documentários que se propõe a mostrar toda a agonia de quem estava no epicentro da tragédia, Inside the Twin Towers infelizmente não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.

7. Memórias do 11/9

Outra produção recém-lançada, a série documental de seis partes Memórias do 11/9 recorre a 54 tesemunhas, heróis e sobreviventes do dia fatídico para também montar uma narrativa minuto a minuto, praticamente em tempo real, à medida que a tragédia se desenrola. É um trabalho irretocável do diretor Daniel Bogado, que coletou nada menos que 951 horas de gravações do 11 de Setembro para montar esta experiência que faz o expectador emergir naquela atmosfera sufocante e vivenciá-la de uma maneira bastante intimista, como nenhuma outra produção desta lista é capaz.

Continua após a publicidade

Memórias do 11/9 estreou no Festival de Sundance e já está disponível para todos os assinantes do Star+ assistirem.

6. Voo United 93

Continua após a publicidade

Os terroristas sequestraram quatro aviões naquela dia 11 de setembro de 2001. Três deles atingiram seu alvo, enquanto o quarto caiu na Pensilvânia a apenas 20 minutos de distância da capital Washington. Ninguém sabe qual exatamente era o alvo do voo United 93 naquele dia, mas gravações das comunicações com o controle de tráfego aéreo, ligações dos passageiros para parentes e entrevistas com familiares de passageiros e tripulação foram suficientes para entender o que aconteceu a bordo do avião naquele dia: os passageiros enfrentaram os raptores e lutaram para tomar controle da aeronave.

É essa história que Voo United 93 conta, e você pode assisti-lo no catálogo do Telecine.

5. 11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente

Continua após a publicidade

O que fazia o presidente George W. Bush enquanto os Estados Unidos literalmente pegavam fogo? 11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente é o documentário responsável por responder a essa questão. Unindo filmagens e registros fotográficos do dia dos atentados a entrevistas com o próprio Bush, o ex-Vice-presidente Dick Cheney, a ex-Secretária de Estado Condoleezza Rice e outras personalidades importantes do altíssimo escalão do governo dos EUA, a produção mostra os eventos da data sob a óptica do presidente, que viu um dia que tinha tudo para ser um dos mais calmos do seu primeiro ano de governo se transformar em um inferno.

11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente é mais uma das produções recém-lançadas sobre o tema e está disponível para os assinantes do Apple TV+.

4. As Torres Gêmeas

Continua após a publicidade

Bombeiros e policiais que atenderam aos chamados do 11 de Setembro e arriscaram suas vidas naquele dia foram transformados em heróis e símbolos de coragem, determinação, autrismo e resiliência para os estadunidenses. E é claro que Hollywood não poderia deixar de homenageá-los, certo? As Torres Gêmeas dramatiza a história verídica de sobrevivência e operação de salvamento de dois policiais que ficaram presos nos escombros quando as torres desabaram. Em paralelo a isso, o filme dirigido por Oliver Stone retrata as incessantes tentativas das famílias descobrirem o paradeiro deles e o árduo trabalho dos socorristas que os encontraram.

Um dos melhores filmes que retratam os atentados sob o ponto de vista daqueles que primeiro responderam aos pedidos de socorro, As Torres Gêmeas pode ser assistido tanto no Telecine quanto na Netflix.

3. Quanto Vale?

Continua após a publicidade

E depois da tragédia, o que sobra? Para os familiares das 2.977 vítimas a dor e o sofrimento pela perda repentina; para o governo e as companhias aéreas dos aviões sequestrados, a preocupação com processos multimilionários. E é justamente desse embate que parte a trama de Quanto Vale?, filme recém-lançado pela Netflix que foca no advogado Ken Feinberg, no Fundo de Compensação às Vítimas do 11 de Setembro e esta questão: quanto vale a vida de uma pessoa? Pior do que isso, será que a vida de um executivo morto no atentado terrorista vale mais que a de um faxineiro vítima do mesmo acontecimento?

Essa é a grande questão que Quanto Vale? tenta responder ao mesmo tempo que nos mostra como funcionam as engrenagens do sistema para evitar que empresas multimilionárias vão à falência. O filme está disponíel no catálogo da Netflix.

2. O Relatório

Um dos legados mais nefastos do 11 de Setembro foram as "técnicas aprimoradas de interrogatório" que o Governo Bush sancionou sob a justificativa da chamada Guerra ao Terror. As tais técnicas, no fim das contas, não passavam de tortura para extrair informações de quem se enquadrasse no que o governo definiu como terrorista. A prática só foi descoberta depois que veio à tona a informação de que a CIA destruiu gravações para acobertar a prática com membros da Al-Qaeda, dando início a uma investigação por um comitê especial do Senado dos EUA. O Relatório foca justamente no esforço dos senadores Doug Jones e Diane Feinstein para provar que a CIA adulterou documentos que descreviam tais métodos, escondeu o número de indivíduos torturados e que tipo de informação obteve disso tudo.

O Relatório representa muitíssimo bem que os "mocinhos" nem sempre são tão bonzinhos assim, e que existe uma linha que não pode ser ultrapassada, não importa os motivos. O filme pode ser assistido pelos assinantes do Prime Video.

1. A Hora Mais Escura

Quase 10 anos depois dos ataques do 11 de Setembro, os Estados Unidos finalmente conseguiram pegar Osama bin Laden, apontado como o mentor dos atentados que assolaram o país em 2001. Como os registros oficiais de como isso aconteceu são confidenciais, a chamada Operação Lança de Netuno ganhou uma representação dramática em A Hora Mais Escura. Sob a óptica da analista da CIA Maya Harris (personagem fictícia baseada em vários membros da agência), a trama mostra a caçada a bin Laden, como ele foi localizado e como foi o ataque militar que queria pegá-lo vivo ou morto.

Embora tenha sido criticado por fazer muitas adaptações para dar ritmo ao roteiro, A Hora Mais Escura é até hoje a melhor representação cinematográfica da operação que supostamente deveria ter colocado um ponto final à chamada Guerra ao Terror. O filme está disponível nos catálogos da Netflix e do Globoplay.