Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores filmes com Arnold Schwarzenegger

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Maio de 2023 às 20h30

Link copiado!

20th Century Fox, TriStar Pictures, Universal Pictures
20th Century Fox, TriStar Pictures, Universal Pictures

Ao longo de todos os anos 1980 e 1990, os fãs se perguntavam quem era o maior astro do cinema de ação. E embora muitos nomes tenham aparecido para disputar o posto, poucos foram tão icônicos quanto Arnold Schwarzenegger. O ator que começou sua carreira desacreditado por causa de seu péssimo inglês e do seu físico exagerado logo se tornou um dos rostos mais conhecidos de todo o mundo. E com razão.

É até difícil tirar dele a coroa do rei da ação. Embora Sylvester Stallone seja outro expoente do gênero, a quantidade de clássicos nas costas do velho Schwarzza é incrível. Mais do que isso, o ator ainda conseguiu transitar muito bem ao longo dos anos entre histórias mais sérias e papéis mais bobinhos, mas igualmente divertidos.

Isso apenas ajudou a ampliar a lista de títulos icônicos em sua filmografia. O resultado é uma quantidade absurda de sucessos e frases de efeito que são repetidas até hoje e que só comprovam o quanto o ex-governador da Califórnia segue sendo essa estrela. Assim, o Canaltech listou os 10 melhores filmes com Arnold Schwarzenegger.

Continua após a publicidade

10. Os Mercenários 2

A franquia Os Mercenários surgiu como a alegria de todo mundo que cresceu e acompanhou o cinema de ação dos anos 1980 e 1990. Reunindo veteranos do gênero, o filme era o sonho de uma geração — ainda mais quando fazia graça de seus próprios astros. E se a rivalidade entre Schwarzenegger e Stallone era uma piada muito boa do primeiro longa, é em Os Mercenários 2 que ela chega ao seu ápice.

O segundo longa aposta alto na galhofa e tira o pé do freio do bom-senso. E já fora da política, Schwarzza tem um papel maior que aproveita muito bem seu carisma e a disputa com o próprio Stallone. O resultado é uma das melhores adições ao elenco, repetindo frases clássicas ao mesmo tempo em que moderniza sua pose de brucutu.

Os Mercenários 2 está disponível na Netflix e PlutoTV e para compra e locação no iTunes, Amazon e Google Play.

9. Irmãos Gêmeos

Certas ideias valem apenas pela sua proposta absurda. E Irmãos Gêmeos é, com toda a certeza, um desses casos. Afinal, somente isso justifica um filme em que Schwarzenegger é irmão gêmeo de Danny DeVito.

Continua após a publicidade

O plot em si é uma loucura e envolve uma experiência genética que gerou esses irmãos tão diferentes entre si que são separados no nascimento. Assim, anos mais tarde, eles descobrem a verdade e precisam aprender a se relacionar apesar dessas distinções entre eles — o que envolve situações bem engraçadas.

O filme também faz parte da longa parceria entre Schwarzenegger e o diretor Ivan Reitman (Os Caça-Fantasmas), que comandou várias das comédias estreladas pelo brucutu. Além disso, Irmãos Gêmeos também é uma das várias colaborações que o ex-governador teve com Danny DeVito — dobradinha que eles repetiram no ainda mais bizarro Junior, em que Arnold aparece grávido.

A sequência Irmãos Trigêmeos chegou a ser anunciada em 2021 com Tracy Morgan (30 Rock) sendo este terceiro gêmeo, mas o projeto acabou estacionando após a morte de Reitman em fevereiro de 2022.

Irmãos Gêmeos está disponível para compra e locação na Amazon e iTunes.

Continua após a publicidade

8. Um Herói de Brinquedo

Um clássico dos filmes de Natal no Brasil, Um Herói de Brinquedo é outra prova do quanto Schwarzenegger é um ator versátil e como seu carisma se encaixa perfeitamente em uma comédia mais infantil. Assim, ele deixa de lado a pose de herói de ação para viver esse pai viciado em trabalho que, após perder momentos importantes da criação do seu filho, decide compensar a ausência com um presente legal de Natal.

O problema é que o garoto quer o boneco do super-herói da moda e, como o protagonista deixou tudo para a última hora, vai ter que se desdobrar por Nova York em plena véspera de Natal para encontrar o tal brinquedo.

Continua após a publicidade

É claro que o filme não abre mão de explorar o físico do ator e transforma Schwarzenegger em um herói de verdade, mas o cerne da coisa toda ainda é essa comédia natalina bem clássica e divertida.

Um Herói de Brinquedo está disponível na Disney+.

7. Um Tira no Jardim de Infância

Continua após a publicidade

Dos vários filmes surgidos da parceria entre Arnold Schwarzenegger e Ivan Reitman, Um Tira no Jardim de Infância é um dos mais clássicos e icônicos. Afinal, é um dos principais no subgênero brucutu-de-ação-que-precisa-lidar-com-crianças que vem sendo repetido até hoje com figuras como The Rock e Vin Diesel. E nenhum deles é tão divertido quanto este aqui.

E a proposta é justamente aquilo que o título propõe. O ator vive um detetive que, na tentativa de capturar um perigoso traficante, se infiltra na escola onde seu filho estuda. O problema é que ele não tem ideia de quem é a criança e começa todo um trabalho de investigação, se passando por policial, para encontrar o menino e descobrir como chegar ao criminoso.

O problema é que o herói vai descobrir que uma turma de pequenos pode ser tão perigosa quanto um bandido procurado. Ao mesmo tempo, o jeito bobo do policial vai cativando as crianças ao mesmo tempo em que vai colocando elas na linha.

Um Tira no Jardim de Infância está disponível no Telecine e para compra e locação na Amazon e iTunes.

Continua após a publicidade

6. Comando para Matar

Voltando nossa lista para os clássicos de ação, Comando para Matar pega o auge da carreira de Schwarzenegger como esse ícone brucutu. Na verdade, o filme é um belo resumo do que era essa época — com todos os clichês, maneirismos e exageros possíveis — e por que o astro virou o símbolo desse cinema de porradaria.

John Matrix é um soldado aposentado das Forças Especiais que se vê obrigado a retornar à atividade após descobrir que seus antigos companheiros estão sendo assassinados. Assim, armado até os dentes e com um arsenal igualmente poderoso de frases de efeito, temos um herói implacável que não vê problema em explodir tudo que tiver em seu caminho para alcançar seus objetivos. Um clássico.

Continua após a publicidade

5. True Lies

Outro diretor com passagem bem marcante na carreira de Schwarzenegger é James Cameron. E se hoje a gente pensa no cineasta por épicos megalomaníacos como Avatar e Titanic, o começo dos anos 1990 era composto pelo bom e velho cinema de ação ao estilo True Lies.

A proposta do filme lembra muito o recente Fubar — na verdade, é a série da Netflix que bebe do longa — e traz o astro como um agente do governo americano que esconde suas atividades como espião até da própria família. E é quando essa vida dupla se mistura é que o perigo entra em casa e todos à sua volta entram na mira de uma organização terrorista.

Continua após a publicidade

E, provando que Cameron era maluco desde aquela época, True Lies é um dos primeiros filmes a estourar a faixa dos US$ 100 milhões de orçamento de produção — menos de um terço do que ele precisou para Avatar 2: O Caminho da Água.

4. O Vingador do Futuro

Schwarzenegger avançou também para a ficção-científica no longa que adapta o conto clássico de Phillip K. Dick — o mesmo autor que criou a história de Blade Runner. Com muita liberdade em relação à obra original, O Vingador do Futuro conta a história de um operário que recebe memórias implantadas sobre uma viagem a Marte, o que é uma prática relativamente comum nesse futuro distópico.

Continua após a publicidade

Só que as coisas dão errado e ele começa a despertar memórias que desconhecia e descobre que sua vida inteira pode ser uma mentira. Assim, ele inicia uma luta para descobrir a verdade.

O curioso é que o nome O Vingador do Futuro é uma criação brasileira para pegar carona no sucesso de O Exterminador do Futuro. O título original, Total Recall, não tem nada a ver com vingança ou coisa do tipo.

O Vingador do Futuro está disponível na Microsoft Store, Google Play e iTunes.

3. Conan, O Bárbaro

Continua após a publicidade

Conan, O Bárbaro é o filme que verdadeiramente abriu as portas de Hollywood para Schwarzenegger. O ator já tinha feito uns trabalhos de atuação antes, mas apenas coisas pontuais e de menor relevância. E foi ao viver o icônico bárbaro criado por Robert E. Howard que esse brutamontes se tornou conhecido e adorado no mundo todo.

Na verdade, a carreira pregressa de fisiculturista foi perfeita para viver o cimério, que precisava ter esse físico avantajado nas telas. Além disso, o inglês ainda carregado de sotaque (Schwarzenegger é austríaco) também veio bem a calhar, pois trazia essa desenvoltura mais bruta para o herói. Foi uma combinação perfeita que gerou um sucesso que virou clássico instantâneo. Não por acaso, tentaram um remake com Jason Momoa no papel principal, mas sem o mesmo impacto.

Conan, O Bárbaro está disponível no Star+ e na Oldflix.

2. O Predador

Se Schwarzenegger se tornou o ícone do cinema de ação, foi graças a O Predador. A história de um grupo de soldados altamente treinados que passa a ser caçado por um caçador extraterrestre criou tanto a figura do monstro letal que se tornou um dos mais memoráveis do cinema como também a desse herói que é tão durão que sai na porrada com uma criatura assim sem pestanejar.

Tanto que aquela imagem clássica de Schwarzenegger de colete com um lança-granada — e que depois foi replicada com diferentes armas — nasce aqui.

O Predador está disponível no Star+.

1. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

Falamos há pouco sobre a parceria de Schwarzenegger e James Cameron e como ela havia sido bem-sucedida em True Lies. Contudo, é em O Exterminador do Futuro 2 que essa união chega ao seu ápice.

É neste segundo longa que a fórmula apresentada no Exterminador original se refina à perfeição. No filme original, Schwarzenegger era o vilão que perseguia a jovem Sarah Connor (Linda Hamilton) para impedir que ela gerasse o salvador John Connor no futuro. Porém, a sequência vem para redefinir essa mitologia e transformar o ator no grande herói que todos conhecemos hoje.

Em O Julgamento Final, o robô T-800 volta para o passado não para caçar os Connors, mas para salvá-los. Assim, ele se torna o protetor desse John ainda criança (Edward Furlong) — e vai encontrar uma Sarah Connor que passou anos se preparando para a rebelião das máquinas. Tão incrível quanto profético.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final está disponível para compra e locação na Microsoft Store, Google Play e iTunes.