Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 filmes mais assistidos da semana (13/04/2024)

Por| 13 de Abril de 2024 às 16h19

Link copiado!

A24, Universal Pictures
A24, Universal Pictures

Você piscou e já estamos estamos no mês de abril. E, embora o tempo esteja passando assustadoramente rápido, algumas coisas parecem imutáveis, como a forte presença dos filmes indicados ao Oscar 2024 na lista de mais assistidos nos streamings brasileiros. 

Também pudera, já que muitos deles chegaram às plataformas em velocidade recorde, o que manteve o interesse do público em alta. O caso mais recente é justamente o do ganhador do prêmio de Melhor Filme, Oppenheimer, que foi adicionado ao catálogo do Prime Video e garantiu seu lugar no ranking por mais um bom tempo.

Continua após a publicidade

Aliás, a plataforma da Amazon apostou pesado na premiação desde ano e o reflexo está bem claro nesta lista. Além do longa dirigido por Christopher Nolan, o serviço da Amazon ainda aparece em destaque por aqui com a força de Zona de Interesse, Anatomia de uma Queda e Ficção Americana — todas produções que concorreram ao prêmio da Academia. 

Só que, enquanto o Oscar segue ditando os filmes mais vistos da semana, há também aqueles títulos que vêm por fora e conquistam um lugar no Top 10 dos mais vistos graças à popularidade ou mesmo pela curiosidade das suas propostas. Ex_Machina: Instinto Artificial, por exemplo, retornou à Netflix depois de muito tempo e, impulsionado pela discussão de inteligência artificial que tomou a sociedade, já chegou fazendo barulho.

Esses são apenas alguns dos filmes que se destacaram nesta segunda semana de abril. Confira a lista completa com base nos dados de busca do JustWatch.

10. Ficção Americana

O ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado segue em alta. Ficção Americana estrelado por Jeffrey Wright (The Batman) traz uma crítica bastante ácida ao modo como a questão racial é representada nos Estados Unidos, inclusive por setores considerados progressistas. Adaptado do livro Erasure, de Percival Everett, o longa traz a história de um escritor genial que se revolta por não fazer sucesso por não trazer obras “negras o suficiente”.

Cansado dessa forma caricata que o mercado editorial exige do seu trabalho, ele adota um pseudônimo e produz um livro exagerado da mesma forma que lhe é pedido, com muitos estereótipos sobre o povo negro — e se torna um sucesso. Assim, o protagonista fica dividido entre aceitar o dinheiro que vem com a farsa e defender tudo aquilo em que acredita, por mais que isso signifique abrir mão da grana.

Continua após a publicidade

Ficção Americana está disponível no Amazon Prime Video.

9. Ex_Machina: Instinto Artificial

A principal surpresa da semana é Ex_Machina: Instinto Artificial, filme de 2015 dirigido por Alex Garland (Guerra Civil) que retornou ao catálogo da Netflix. Com um elenco de peso que traz nomes como Oscar Isaac (Duna: Parte 1), Alicia Vikander (Tomb Raider: A Origem) e Domhnall Gleeson (Questão de Tempo), o longa voltou em um momento bastante propício em que a inteligência artificial é o assunto do momento.

Continua após a publicidade

Na trama, um jovem programador ganha a oportunidade de testar uma inteligência artificial criada por um excêntrico bilionário. Só que, aos poucos, ele percebe que essa tecnologia é bem mais avançada do que ele imaginava — além de, obviamente, guardar alguns segredos.

Ex_Machina: Instinto Artificial está disponível na Netflix e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.

8. Matador de Aluguel

Continua após a publicidade

O remake de um dos clássicos do Domingo Maior segue rendendo bem no Prime Video e não sai da lista de filmes mais vistos da semana desde sua estreia. Com Jake Gyllenhaal no papel que já foi do saudoso Patrick Swayze, Matador de Aluguel traz um ex-lutador de UFC que, após ser afastado do esporte, passa a trabalhar como segurança em um bar na Flórida para lidar com criminosos locais.

A história de ação é bem básica, mas o suficiente para conquistar o público que sentia falta de um bom lançamento do gênero. Tanto que chegou quebrando recordes na plataforma, sendo visto por mais de 50 milhões de espectadores em suas duas primeiras semanas — apesar da tentativa de boicote do diretor, Doug Liman, que queria que o filme fosse para o cinema ao invés do streaming.

Para a infelicidade do cineasta, Matador de Aluguel está disponível apenas no Prime Video. 

7. Vidas Passadas

Continua após a publicidade

Como se não estivesse faltando motivos para chorar nessa vida, o brasileiro segue bastante engajado em Vidas Passadas. O aclamado drama ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original segue em alta por aqui com a história desse casal de amigos que se reencontra depois de décadas afastados. E é justamente esse o estopim para que eles comecem a refletir sobre os caminhos de suas vidas e o que poderia ter sido diferente.

O filme marca a estreia da diretora Celine Song à frente de um longa-metragem. Até então, ela havia apenas dirigido uma peça feita inteiramente dentro do jogo The Sims 4 e, mais tarde, trabalhado como roteirista da série A Roda do Tempo. Assim, seu salto para o cinema não só foi muito rápido como também muito promissor, já lhe garantindo um dos prêmios mais cobiçados de toda a indústria.

Vidas Passadas está disponível para compra e locação no iTunes, Amazon e Google Play.

Continua após a publicidade

6. Todos Menos Você

Jamais imaginei que iria escrever tais palavras, mas esta comédia romântica picante inspirada em uma peça de William Shakespeare segue sendo um enorme sucesso. Todos Menos Você é baseado na obra Muito Barulho por Nada, do lendário escritor inglês, e ganha uma roupagem moderna que traz nada menos do que Sydney Sweeney e Glen Powell — os rostos mais bonitos de Hollywood no momento — no papel desse falso casal.

Na trama, essa dupla de amigos decide fingir que são um casal durante a festa de casamento de um conhecido em comum. Como seus ex-parceiros também vão estar na cerimônia, partem para esse plano infalível sem saber que, no meio do caminho, vão acabar despertando sentimentos reais um pelo outro. Além, é claro, de se enfiarem em muitas situações furadas.

Continua após a publicidade

Todos Menos Você pode ser assistido na Max e para compra no iTunes e Google Play.

5. Noite Passada em Soho

O suspense dirigido por Edgar Wright (Baby Driver) mal chegou à Netflix e já se tornou um dos filmes mais assistidos da semana. Noite Passada em Soho traz a bizarra história de uma jovem designer de moda que descobre ter um curioso poder: ela é capaz de viajar no tempo e viver a década de 1960, mergulhando na efervescência cultural da época.

Continua após a publicidade

Só que há um porém. Essa sua viagem temporal é um pouco diferente daquelas que estamos acostumados a ver, já que é apenas a sua consciência que vai para o passado, o que faz com que ela assuma o lugar de uma sedutora dançarina que é vivida por ninguém menos do que Anya Taylor-Joy. E, quanto mais tempo ela passa nesse passado, mais ela entra em uma trama criminosa que reverbera até os dias de hoje.

Noite Passada em Soho está disponível na Netflix e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.

4. Pobres Criaturas

Continua após a publicidade

O filme que garantiu o segundo Oscar de Melhor Atriz a Emma Stone, Pobres Criaturas é uma obra um tanto quanto peculiar. Ela vive Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida por um excêntrico cientista. Só que ela retorna com o cérebro de um recém-nascido que precisa reaprender todas as habilidades motoras e sociais — e é aí que está a grande potência desse roteiro.

Ao mostrar o desenvolvimento de Bella e, principalmente, seus questionamentos sobre a vida e a sociedade, Pobres Criaturas mostra como muitas das regras sociais de nossa cultura não fazem tanto sentido quanto gostamos de pensar e que, no fim das contas, existem apenas para impedir que sejamos livres de verdade — sobretudo pelo olhar feminino. Um filme que pode ser incômodo para alguns, mas que tem uma mensagem bastante poderosa.

Pobres Criaturas está disponível no Star+.

3. Oppenheimer

Continua após a publicidade

O grande ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2024 finalmente chegou ao streaming. O longa dirigido por Christopher Nolan (A Origem) reconta a história de J. Robert Oppenheimer, o pai da bomba atômica. E a história acompanha o cientista em um estudo de personagem bastante denso que explora tanto a sua vaidade como líder do Projeto Manhattan e responsável pela arma que vai mudar o mundo como também seus medos dos impactos que tudo isso pode trazer.

Ao mesmo tempo, o filme mergulha nas controvérsias pessoais dessa figura tão importante do século 20. Das suas relações amorosas e traições ao conflito político que veio após a guerra, Nolan entrega uma história que vai muito além sobre como a bomba foi criada — e tudo isso com uma atuação impressionante de Cillian Murphy (Peaky Blinders) no papel principal.

Oppenheimer está disponível no Prime Video e para compra e locação no iTunes e Globo Play.

2. Anatomia de uma Queda

Outro destaque do Oscar 2024, Anatomia de Uma Queda mistura filme de júri com um suspense dramático a partir de um caso bastante peculiar: a morte de um homem em um chalé isolado no meio das montanhas. Sem ninguém por perto além de sua família, sua esposa se torna a principal suspeita.

E é a partir disso que a obra desenrola um dos textos mais interessantes do ano. A protagonista vivida Sandra Hüller (Zona de Interesse) passa a ser julgada a partir de uma perspectiva bastante enviesada em que o importante parece não ser o crime em si, mas as percepções que os jurados têm dela — em um discurso que diz muito mais sobre a sociedade do que do assassinato em questão.

Anatomia de uma Queda está disponível no Prime Video.

1. Zona de Interesse

Um dos filmes mais indigestos do ano, Zona de Interesse traz uma história assustadoramente real para mostrar a banalidade do mal. Vencedor do Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, ele conta a história de Rudolf Höss, o oficial nazista que comandava o campo de concentração de Auschwitz.

Melhor dizendo, o filme é sobre sua família — uma típica família tradicional alemã composta por cidadãos de bem que moravam do ladinho de um dos maiores e mais terríveis campos de extermínio da Segunda Guerra. 

E a força do longa está justamente em mostrar o dia a dia dessa família, tão corriqueiro e banal, diante dos horrores que aconteciam logo ao lado. Entre os gritos das vítimas aprisionadas e torturadas do outro lado do muro à própria normalização dos discursos da família Höss, Zona de Interesse é um filme que choca sem precisar mostrar nada.

Zona de Interesse está disponível no Prime Video.