Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 filmes imperdíveis sobre Inteligência Artificial

Por| Editado por Durval Ramos | 12 de Abril de 2024 às 19h00

Link copiado!

Divulgação/Warner Bros., MGM e Netflix
Divulgação/Warner Bros., MGM e Netflix

Se existe um campo pelo qual o cinema sempre teve fascínio foi o da inteligência artificial. Dos mais alarmantes cenários até a história de máquinas que experimentaram as complexidades da vida humana, não foram poucos os longa-metragens que se debruçaram sobre o assunto, imaginando possíveis futuros e avanços da IA.

Algumas dessas histórias se tornaram clássicos, como é o caso do filme 2001 – Uma Odisseia no Espaço, lançado em 1968 e dirigido por Stanley Kubrick (O Iluminado). Marco dos filmes de ficção científica, ele imortalizou o supercomputador HAL 9000, servindo como inspiração para muitas outras tramas em que as máquinas se voltavam contra os humanos.

Continua após a publicidade

Mais recente, mas também muito comentado pelo olhar que traz para a relação das pessoas com os sistemas operacionais, Ela, de 2013, é outro título que encantou o público e a crítica quando foi lançado. Muito premiado, o filme retrata de maneira poética a história de um homem solitário, que se apaixona por sua assistente virtual.

Além deles, há ainda o pouco conhecido, mas muito interessante, Jung_E. Produção sul-coreana, ele imagina um futuro distópico em que a Terra se tornou inabitável devido às mudanças climáticas e uma pesquisadora decide clonar o cérebro de sua mãe em um exército de robôs guerreiros.

Para conhecer esses e outros títulos imperdíveis sobre o tema, o Canaltech montou uma lista de 10 filmes sobre Inteligência Artificial que valem a pena conhecer. Todos eles estão disponíveis em streaming ou em plataformas digitais para compra e locação.

Continua após a publicidade

10. 2001 – Uma Odisseia no Espaço

Um dos mais importantes filmes do gênero, 2001 – Uma Odisseia no Espaço é um longa-metragem de ficção científica, parcialmente baseado no conto The Sentinel de Arthur C. Clarke. Lembrado até hoje por sua sonoplastia, trilha sonora e questões existencialistas, ele ficou famoso também na literatura, por ter um livro de mesmo nome desenvolvido em conjunto com o longa-metragem.

Indicado a quatro estatuetas do Oscar, o título segue os passos de David Bowman, um astronauta enviado com sua equipe para Júpiter para investigar um misterioso monolito, que parece emitir sinais de uma civilização extraterrestre. No caminho, no entanto, o computador integrado a sua nave muda de “comportamento”, tenando assumir o controle da Discovery e eliminar seus tripulantes.

Continua após a publicidade

2001 – Uma Odisseia no Espaço está disponível para compra e locação na Amazon, Google Play e Microsoft Store.

9. Resistência

Visualmente impressionante, Resistência é um épico de ação e sci-fi co-criado e dirigido por Gareth Edwards (Rogue One: Uma História Star Wars). Lançado nos cinemas em 2023, ele se passa no ano de 2070, quinze anos após uma inteligência artificial, originalmente criada para proteger os seres humanos, se rebelar e detonar uma ogiva nuclear em Los Angeles, nos EUA.

Continua após a publicidade

Com efeitos visuais e sonoros impressionantes, que renderam ao filme duas indicações ao Oscar, o título se passa nesse cenário apocalíptico, em que um ex-agente é recrutado para matar o criador de uma arma capaz de acabar com a humanidade. O problema é que em sua jornada para proteger a Terra, o protagonista faz uma descoberta que pode atrapalhar seus planos: a de que a ameaça é nada menos do que uma IA em forma de criança.

Resistência pode ser visto no Star+.

8. Vingadores: Era de Ultron

Até mesmo os filmes de super-heróis já enveredaram pelo mundo da inteligência artificial. Vingadores: Era de Ultron, segundo filme da saga dos Vingadores e décima quinta maior bilheteria da história do cinema, é um título de 2015 responsável por combinar a força dos heróis da Marvel com uma pitada de sci-fi – e uma história que mostra, mais uma vez, as máquinas se voltando contra os humanos.

Continua após a publicidade

Dirigido por Joss Whedon (Buffy, a Caça-Vampiros), o longa-metragem gira em torno de Tony Stark, quando o industrial bilionário decide criar uma IA que sirva de armadura para o mundo, trazendo assim a paz mundial. Tudo dá errado, no entanto, quando o projeto dá origem a Ultron, um robô supervilão que leva a equipe dos Vingadores a entrarem em ação para protegerem a humanidade.

Vingadores: Era de Ultron faz parte do catálogo do Disney+.

7. Matrix

Continua após a publicidade

Outro clássico dos cinemas, Matrix é um filme de 1999 dirigido pela irmãs Lily e Lana Wachowski (Speed Racer). Título do gênero cyberpunk, que entrou para a cultura pop, ele ficou conhecido por suas cenas coreografadas de luta e pelo efeito de câmera lenta, chamado bullet time, que imortalizou em várias de suas cenas.

Estrelado por Keanu Reeves o filme conta a história de Neo, um programador atormentado por estranhos sonhos, que passa a duvidar do mundo à sua volta. Ao conhecer Morpheus e Trinity, ele descobre estar na Matrix, um sistema de IA que criou uma realidade ilusória e explora seu corpo e cérebro reais. Trazido de volta à consciência, Neo entra então em guerra contra as máquinas, sendo apontado como o messias que pode salvar a humanidade.

Matrix pode ser assistido na Max.

Continua após a publicidade

6. Ela

Premiado drama romântico de Spike Jonze (Adaptação), vencedor, inclusive, do Oscar de Melhor Roteiro Original, Ela é um longa-metragem de 2013, estrelado por Joaquim Phoenix (Coringa). Escrito antes da existência do ChatGPT, mas inspirado pelos primeiros programas de mensagens instantâneas entre humanos e IAs, o filme tem um quê de autobiografia com partes inspiradas no divórcio de Jonze com a cineasta Sofia Coppola.

Ambientado em um futuro próximo, o filme conta a história de Theodore, um homem solitário e recém-divorciado, que decide comprar um sistema operacional com uma assistente virtual programada para evoluir psicologicamente. Ao acioná-lo e trazer à tona Samantha, a voz feminina que “dá vida” à máquina, Theodore acaba se encantando pela IA e se apaixonando irreversivelmente por ela.

Continua após a publicidade

Ela está disponível no Amazon Prime Video.

5. M3GAN

Longa-metragem de terror e ficção científica, com pitadas de humor macabro, M3GAN é um filme de Gerard Johnston (Housebound) e, lançado em 2022. Já renovado para uma sequência, que deve chegar aos cinemas em 2025, ele foi um sucesso de bilheteria para o valor de sua produção, ganhando especial atenção do público após ter seu trailer viralizado nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Estrelada por Allison Williams (Corra!) e pela estreante Violeta McGraw, a produção conta a história de Cady, uma garotinha de oito anos que após perder os pais e ir morar com sua tia Gemma, é presentada pela roboticista com a boneca M3GAN, um robô humanoide que tem como função protegê-la. O problema é que conforme se apega mais a Cady, M3GAN passa a encontrar “ameaças” em todos os lugares, destruindo qualquer coisa ou pessoa que apareça em seu caminho.

M3GAN está no catálogo da Max e do Telecine.

4. Jung_E

Continua após a publicidade

Única produção sul-coreana da lista, Jung_E é um filme original da Netflix, que conta com direção de Yeon Sang-ho (Invasão Zumbi). Título de ficção científica que chegou a figurar no top 10 de 80 países em que o serviço de streaming opera, ele foi a última produção da atriz Kang Soo-yeon, que faleceu antes do filme ser lançado.

Ambientado no ano de 2194, quando devido à falta de recursos parte da humanidade vive em abrigos no espaço, o filme conta a história de Yun Seo-hyun, uma pesquisadora cuja mãe, uma lendária mercenária, entrou em coma quando ela era pequena. Agora adulta e disposta a honrar seu legado, Yun comanda então um projeto para clonar o cérebro de sua progenitora e criar uma inteligência artificial de combate com todas as suas habilidades.

Jung_E está disponível na Netflix.

3. A.I. – Inteligência Artificial

Por questões óbvias, um dos filmes mais lembrados quando o assunto são produções sobre IA, A.I. – Inteligência Artificial é um título dirigido por Steven Spielberg vagamente inspirado no conto Supertoys Last All Summer Long de Brian Aldiss. Lançado em 2001, a produção demorou anos para sair do papel, sendo originalmente desenvolvida pelo diretor Stanley Kubrick.

Protagonizado por Haley Joel Osment (O Sexto Sentido) e Jude Law (Animais Fantásticos), o longa-metragem se passa no século 22, quando devido ao aquecimento global e a redução da população mundial, robôs foram criados como substitutos de humanos. Nesse contexto, acompanhamos a jornada de David, um protótipo de criança capaz de experimentar o amor, adquirido por um casal cujo filho contraiu uma doença rara.

A.I. – Inteligência Artificial está disponível para compra e locação na Amazon e Google Play.

2. O Homem Bicentenário

Estrelado por Robin Williams (Sociedade dos Poetas Mortos) em uma de suas atuações mais memoráveis nos cinemas, O Homem Bicentenário é uma comédia de ficção científica lançada em 1999. Dirigida por Chris Columbus (Esqueceram de Mim), ela é baseada no romance The Positronic Man, uma obra escrita pelo aclamado autor de sci-fi Isaac Asimov e Robert Silverberg.

Lançado no final da década, próximo ao bug do milênio, o filme segue os passos de Andrew, um robô comprado por uma simpática família americana, cuja função é realizar pequenas tarefas domésticas. Conforme, no entanto, os anos passam e Andrew se adapta à vida cotidiana, a IA começa a apresentar traços como curiosidade e personalidade própria, o que coloca o robô em uma jornada para se tornar o mais próximo possível de um ser humano.

O Homem Bicentenário está disponível para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.

1. Blade Runner 2049

Épico neo-noir dirigido por Denis Villeneuve (Duna), Blade Runner 2049 é uma sequência do clássico filme de ficção científica, Blade Runner – título que, por sua vez, é baseado no romance Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? de Philip K. Dick. Lançado mais de 30 anos após sua produção original, ele pode ser assistido como uma história independente, que explora temas tecnológicos diferentes ligados à ecologia e realidade virtual.

Estrelado por Ryan Gosling (Barbie) e contando com a participação de Harrison Ford (Star Wars), protagonista do primeiro filme, o longa-metragem gira em torno de K, um policial replicante ordenado a caçar os rebeldes de sua espécie. Um dia, K descobre que uma replicante teve um filho e mesmo enviado para eliminar a criança, parte em busca de respostas sobre a chocante revelação.

Blade Runner 2049 pode ser visto na Netflix.