Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu (não) é o limite | "Cauda" da Lua, Meteoro nos EUA e muito mais!

Por| 13 de Março de 2021 às 20h00

Link copiado!

Juhasz Imre/Pexels/Chris Small/ESA/NASA
Juhasz Imre/Pexels/Chris Small/ESA/NASA

"Sabadou"! Com o fim de mais uma semana, chega mais um resumo do Canaltech com as principais notícias espaciais dos últimos sete dias. Assim, se o seu dia a dia é corrido e você não tem tempo para acompanhar o noticiário como gostaria, aqui você fica por dentro do que mais importa, em poucos minutos.

Vamos lá?

O que estaria formando uma "cauda" na Lua?

Continua após a publicidade

14 anos depois, pesquisadores enfim descobrem por que a nossa Lua tem uma "cauda", mais ou menos como cometas — só que invisível a olho nu. A equipe propôs que o fenômeno seja causado como consequência de impactos de objetos espaciais em nosso satélite natural.

Quando essas rochas atingem a Lua, o impacto faz com que átomos de sódio sejam levados à órbita, onde colidem com fótons vindos do Sol. Então, isso forma uma estrutura semelhante a uma cauda — que, neste caso da Lua, é bastante difusa, sem risco de partículas chegarem à Terra.

Mais explicações sobre essa descoberta você encontra aqui.

Poderoso meteoro no céu dos EUA

Continua após a publicidade

No estado de Vermont, moradores se assustaram com um estrondo intenso junto a uma vibração tão forte que foi sentida em forma de tremores pelo corpo. Tudo isso foi resultado da entrada de um objeto espacial na atmosfera da Terra, que se mostrou um meteoro poderoso — movendo-se a uma velocidade de 19 km/s, a rocha se rompeu com energia equivalente à de 200 kg de TNT!

Saiba mais; clique aqui.

"Percy" faz primeiras análises em Marte

Continua após a publicidade

A SuperCam do rover Peseverance já iniciou suas atividades científicas, revelando as capacidades de seu sensor infravermelho e de seu espectrômetro. O primeiro se chama VIRIS, responsável por coletar a luz do Sol para estudar o conteúdo mineral de rochas e sedimentos; já o segundo se chama Raman, que lança um laser verde para aquecer as ligações químicas e, a partir daí, consegue fornecer informações sobre a composição do material observado.

Clicando aqui, você encontra mais informações sobre isso.

E, além de dar o start em sua câmera, o Perseverance também já gravou seus primeiros sons de Marte — em especial o som de ventos marcianos e dos "estalos" gerados pelo laser ao atingir uma rocha. Ouça!

Continua após a publicidade

Clique aqui para saber mais sobre as gravações do rover.

Desvendando uma misteriosa nuvem avistada em Marte

Continua após a publicidade

Em 2018, a sonda Mars Express flagrou nuvens longas e finas em Marte, o que intrigou a muita gente. Agora, cientistas descobriram que essas nuvens sazonais (que voltaram a aparecer no ano passado) eram compostas por partículas de gelo.

Quando a primavera chega ao sul de Marte, ela traz consigo a tal nuvem misteriosa que emerge próxima a um vulcão, sendo composta por água congelada. A nuvem se estende por alguns quilômetros e então desaparece dentro de algumas horas.

Ficou curioso? Clique aqui para saber mais.

Continua após a publicidade

Foto do maior asteroide que passará por nós em 2021

No dia 21 de março, o maior asteroide previsto para nos "visitar" neste ano fará sua aproximação com a Terra. O objeto (231937) 2001 FO32 tem diâmetro estimado de 0,8 a 1,7 km, mas, ainda que seja listado como potencialmente perigoso, não será desta vez que apresentará algum risco ao nosso planeta.

E quando ele estava a cerca de 32 milhões de km da Terra, o asteroide foi registrado pelas lentes do The Virtual Telescope Project, aparecendo como um minúsculo pontinho branco em meio às estrelas.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre esse registro; clique aqui.

Divulgadas as primeiras imagens do satélite brasileiro Amazonia-1

Ainda em fase de testes, o satélite 100% brasileiro já divulgou suas primeiras fotos da Terra. Ele foi lançado em fevereiro justamente para observar nosso planeta, em especial monitorar o desmatamento da região amazônica.

Continua após a publicidade

Clique aqui para ver mais fotos!

Este exoplaneta perdeu sua atmosfera, aí criou uma nova

O planeta rochoso GJ 1132 b foi identificado em 2018 e, dois anos depois, cientistas descobriram uma atmosfera ao seu redor. Agora, usando o telescópio espacial Hubble, astrônomos descobriram evidências de atividade vulcânica por lá, que teria sido responsável por gerar uma segunda atmosfera, na verdade.

Continua após a publicidade

No início, o GJ 1132 b parece ter sido um planeta gasoso, envolvido por uma fina camada de atmosfera de hidrogênio e hélio. Essa característica lhe rendeu o título de “sub-Netuno”, por ter algumas vezes o raio do nosso planeta. Com o tempo, ele acabou perdendo essa atmosfera primordial devido à ação da radiação intensa emitida pela estrela que orbita e, no fim, o planeta gasoso foi reduzido a um núcleo puro, quase com o tamanho da Terra, tornando-se, então, um mundo rochoso com tamanho e densidade equivalentes ao que temos em nosso planeta.

Aí, chega o Hubble mostrando que está surgindo por ali uma atmosfera secundária, substituindo aquela perdida antigamente.

Clicando aqui, você lê mais a respeito.

Leia também:

Continua após a publicidade