Publicidade

"Supercamera" do Perseverance já fez primeiras análises em alta qualidade

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Março de 2021 às 14h00

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Desde que o rover Perseverance pousou em solo marciano, a equipe responsável pela missão vem realizando verificações de saúde em todos os sistemas. Até o momento, já tivemos acesso aos áudios capturados pela SuperCam e, agora, ela revela a capacidade de seu sensor infravermelho e seu espectrômetro — peças fundamentais para a análise de amostras do solo.

A SuperCam apresenta um sensor de luz visível e infravermelho (VISIR) e um espectrômetro chamado Raman. O VISIR é responsável por coletar a luz do Sol para, então, estudar o conteúdo mineral em rochas e sedimentos. Este é um processo complementar ao trabalho do Raman, o qual lança um laser verde para excitar (ou aquecer) as ligações químicas e, a partir dessa luz refletida, ele é capaz de fornecer informações quanto à composição do material observado.

Continua após a publicidade

Segundo o diretor de pesquisas do Instituto de Mineralogia, Física de Materiais e Cosmoquímica (IMPMC), em Paris, essa é a primeira vez que um instrumento usa a espectroscopia Raman em qualquer lugar que não seja na Terra. Raman diz: “a espectroscopia Raman vai desempenhar um papel crucial na caracterização de minerais para obter uma visão mais profunda das condições geológicas sob as quais eles se formaram e para detectar potenciais moléculas orgânicas e minerais que podem ter sido formadas por organismos vivos”.

A importância de uma boa análise desse material é poder estudar a geologia de Marte e ajudar cientistas a definirem quais amostras serão separadas para serem enviadas à Terra em futuras missões. Naomi Murdoch, pesquisadora do Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço, na França, e membro da equipe responsável pela câmera, diz: “a SuperCam realmente dá aos olhos do rover olhos capazes para ver nos mostrar rochas promissoras e ouvidos para ouvir o que soa quando os lasers os atingem“.

A missão de recuperação das amostras, fruto de parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), chama Mars Sample Return (MSR) e tem previsão de lançamento em 2026. Seu principal objetivo é trazer para nosso planeta as amostras coletadas, selecionadas e armazenadas pelo Perseverance. Para Murdoch, este será um dos feitos mais ambiciosos realizado pela humanidade.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA