Publicidade

Veja foto do maior asteroide que passará perto da Terra em 2021

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Março de 2021 às 17h30

Link copiado!

urikyo33
urikyo33

No domingo dia 21 de março, um asteroide considerado potencialmente perigoso para a Terra fará uma aproximação com nosso planeta. Trata-se do objeto chamado (231937) 2001 FO32, uma rocha com diâmetro estimado de 0,8 a 1,7 km e que foi descoberta há exatos 20 anos. Esta será a maior rocha espacial que se aproximará da Terra durante todo o ano de 2021, mas, ainda que os astrônomos a classifiquem como uma possível ameaça, não será dessa vez que apresentará algum perigo.

Essa rocha espacial faz parte dos asteroides Apollo, um grupo cujas órbitas estão localizadas próximas à da Terra. Por isso, ele é catalogado como um NEO (sigla para o termo em inglês Near-Earth Object, ou Objeto Próximo da Terra). Na madrugada desta quinta-feira (11), ainda estava a cerca de 32 milhões de km da Terra, o asteroide foi capturado pelas lentes do The Virtual Telescope Project.

Continua após a publicidade

A imagem foi obtida com uma única exposição de 180 segundos através da unidade robótica “Elena”, um dos telescópios remotamente controlados do projeto. Elena rastreou o movimento aparente rápido da rocha e o acompanhou, enquanto as estrelas permaneciam fixas em relação ao (231937) 2001 FO32. Como o pedregulho espacial ainda está muito distante, sua imagem é apenas um pontinho, enquanto as estrelas se tornaram grandes faróis devido à exposição prolongada.

O (231937) 2001 FO32 ainda vai se aproximar muito, até chegar perto de 2 milhões de km de distância da Terra, ou seja, cerca de 5,2 vezes a distância lunar média. Perto o bastante para observá-lo e distante o suficiente para ficarmos tranquilos. O mesmo vale para qualquer outro asteroide conhecido — por enquanto, nenhum deles tem chance de entrar em colisão com a Terra. Mesmo os mais próximos passam por nós a uma distância segura e não representam nenhum perigo.

Por outro lado, o cenário pode mudar a qualquer momento, pois asteroides são difíceis de detectar, principalmente os menores, por não serem muito brilhantes. Portanto, não se pode descartar a possibilidade (ainda que pequena) de que a NASA ou a ESA encontre alguma ameaça real que tenha passado desapercebida. Se isso acontecer, as agências espaciais estarão atentas para colocar em prática alguns planos de defesa terrestre.

Continua após a publicidade

Fonte: The Virtual Telescope Project