Publicidade

Smart Home | Dicas e produtos para deixar sua casa inteligente

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Dezembro de 2021 às 18h00

Link copiado!

Smart Home | Dicas e produtos para deixar sua casa inteligente
Smart Home | Dicas e produtos para deixar sua casa inteligente

Nos últimos anos, o mercado foi invadido por produtos que estão sempre conectados à internet. A parte boa dessa evolução tecnológica é que esses eletrônicos podem transformar qualquer residência em uma casa inteligente controlada pelo celular.

As smart homes são apenas uma parte do que é a Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês, ou apenas IoT). Esse termo se refere aos objetos conectados a uma rede na nuvem e que ajudam a tornar a vida dos moradores mais simples.

Neste guia, vamos dar dicas e sugestões de produtos para transformar qualquer lar em uma casa inteligente. Bem como, vamos apontar pontos importantes a serem avaliados antes de iniciar a transformação.

Continua após a publicidade

Importante saber

Ao iniciar o projeto de uma smart home, existem certas questões que devem ser analisadas. São detalhes essenciais para quem deseja deixar a residência realmente inteligente:

Escolha um Ecossistema

Continua após a publicidade

Antes de comprar os produtos para a casa inteligente, é essencial escolher qual ecossistema conectará todos os gadgets.As principais opções são:

  • Google Nest: guiado pelo Google Assistente, a plataforma é indicada para usuários do Android. Em especial, o ecossistema usa bastante os comandos de voz para executar desde tarefas simples até as mais complexas, mas pode ser usado também por meio do aplicativo Google Home.
  • Amazon Alexa: oferecendo um portfólio amplo de produtos, a casa passa a ser controlada com o auxílio da assistente Alexa. Além de comandos de voz, a plataforma possui um app para gerenciar os itens conectados.
  • Apple HomeKit: direcionado para usuários da Maçã, o sistema tem menos opções de dispositivos compatíveis no Brasil. Contudo, as pessoas podem contar com a famosa assistente Siri para as tarefas diárias.

É sempre bom citar que todos os sistemas coletam dados dos usuários. Isso pode incluir gravações de voz usadas para a interação com as assistentes até detalhes sobre os hábitos dos moradores da casa.

Continua após a publicidade

Sinal de Wi-Fi

Um sistema efetivo de casa inteligente necessita de um excelente sinal de internet. A recomendação é ter uma rede alimentada por roteadores distribuídos pela residência. Além disso, o usuário deve estar atendo as frequências mais usadas:

  • 2.4 GHz: frequência usada pela maioria dos dispositivos para casas inteligentes. Embora tenha maior alcance, esse formato não possui tanta velocidade.
  • 5 GHz: ainda um pouco raro em produtos de IoT, essa frequência não possui grande alcance. No entanto, oferece maior velocidade na transmissão de dados.

Outro cuidado que os usuários devem ter é com possíveis congestionamentos de sinais de Wi-Fi. Além disso, a interferência de outras redes pode ser um problema comum em apartamentos.

Continua após a publicidade

Veja algumas sugestões de kits com roteadores Wi-Fi:

Smart Speakers como hub central

Continua após a publicidade

Os ecossistemas podem ser controlados por celulares ou tablets, mas é possível escolher um gadget inteligente para servir como um “Hub Central”. Muitos usuários optam por usar um alto-falante como o “centro de comando” da casa inteligente.

Conectados à assistente virtual, esses acessórios vão ouvir os pedidos dos moradores e enviar as informações para os aparelhos conectados. Além disso, os smart speakers com tela facilitam o gerenciamento de todos os itens da rede.

As linhas Amazon Echo com a Alexa e Google Nest com o Google Assistente são líderes do mercado. No caso dos usuários da Apple, o HomePod Mini pode ser o item para essa função de “conversar” com a Siri.

Continua após a publicidade

É importante citar que esses dispositivos não precisam ser necessariamente um produto das big techs desenvolvedoras dos ecossistemas. Existem diversos aparelhos de terceiros compatíveis com diferentes plataformas.

Iluminação

A iluminação costuma ser o ponto de partida de uma casa inteligente. Muitos sistemas de luzes e lâmpadas podem ser criados sem a integração com um ecossistema e controlados por apps ou Bluetooth.

Continua após a publicidade

Criar uma rede conectada de tomadas, luminárias e outros itens inteligentes pode contribuir na redução de custos de energia. Por exemplo, o morador consegue administrar todos os objetos conectados mesmo quando não estiver em casa.

Marcas como Philips e Positivo têm linhas especiais de iluminação para casas inteligentes. É possível encontrar desde kits básicos com lâmpadas e sensores até acessórios mais avançados, como interruptores especiais e spots de luz para áreas externas.

Continua após a publicidade

Entretenimento

Existe uma infinidade de produtos relacionados a entretenimento que podem se conectar à uma casa inteligente. Grande parte dos dispositivos domésticos modernos são compatíveis com os principais ecossistemas do mercado.

Presente em vários lares, as Smart TVs são os principais itens que podem ser integrados a uma smart home. Então, a pessoa pode pedir para que a assistente ligue a TV e acesse um serviço de streaming de vídeo ou música, por exemplo.

Continua após a publicidade

Dispensando o hub central e o celular, diversos aparelhos trazem controle remoto com microfone — ou possuem microfone integrado na própria Smart TV. Ao ser adicionado a um ecossistema, é possível usar o eletrônico para enviar comandos a outros objetos inteligentes da rede.

Segurança

O mercado oferece diversos gadgets inteligentes para segurança que podem ser integrados ao ecossistema de uma smart home. Isso inclui desde itens “básicos”, como sistemas de câmera, até itens mais elaborados como fechaduras eletrônicas.

Continua após a publicidade

A vantagem é que o usuário pode cuidar da segurança da casa em qualquer parte do mundo. Através de apps, o morador consegue verificar se as portas estão trancadas ou observar alguma movimentação suspeita na residência.

Benefícios de uma smart home

Como dito lá no início, o objetivo de uma casa inteligente é tornar a vida das pessoas mais simples e eficiente com o uso da tecnologia. Tudo isso ocorre através de um processo de automação que visa agilizar os afazeres diários.

Especialistas acreditam que toda casa moderna se transformará em uma smart home nos próximos anos. Com a mínima intervenção humana, tudo funcionará de forma autônoma sendo guiado por uma inteligência artificial que acompanha os hábitos dos moradores.

Que tal usar essas dicas para começar a modernizar sua residência? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas interessadas no conceito de casa inteligente!

Canaltech no YouTube

Lâmpadas inteligentes, sensores de presença com alarme, câmeras de segurança e tomadas especiais são apenas alguns dos dispositivos de uma Smart Home. Conheça outros aparelhos que podem compor a sua lista e veja a faixa de preço dos itens. Assista ao vídeo COMO E QUANTO CUSTA UMA SMART HOME (DEIXAR A CASA INTELIGENTE E AUTOMATIZADA) e se inscreva no Canaltech no YouTube.

Fonte: Architectural Digest, NewsHub, TechHiveWired