O que é a Siri? Como funciona a assistente virtual da Apple
Por Bruno Salutes • Editado por Guadalupe Carniel | •
Os assistentes virtuais vêm se tornando cada vez mais acessíveis e presentes na vida dos usuários. Dentre os mais famosos, é possível elencar a Amazon Alexa, o Google Assistente, a Cortana e a Siri, que está disponibilizada nativamente nos aparelhos da Apple.
Assim como a maioria dos assistentes virtuais, a Siri é capaz de realizar tarefas e fornecer respostas aos comandos de voz dados pelos usuários. Ao longo dos anos, a aplicação ganhou novos comandos e ficou muito mais inteligente, acompanhando seus rivais.
- Como reconhecer músicas usando a Siri no iPhone
- 10 novas funções do iOS 14 para você testar hoje mesmo
Abaixo, você pode conferir o que é e como funciona esta tecnologia da Apple!
O que é a Siri
A Siri é uma assistente virtual que atualmente incorpora todo o ecossistema desenvolvido pela Apple. A aplicação é capaz de compreender comandos de voz e realizar tarefas atreladas ao sistema operacional.
Uma das ideias principais dela é servir como uma amiga que responde a perguntas, conta piadas e ajuda a automatizar algumas tarefas do seu cotidiano, criando lembretes, ligando, ou enviando mensagens para seus contatos sem que você precise abrir os apps no celular.
Isso é possível, pois a assistente possui acesso à maioria dos apps do seu celular, como o Mail, Contatos, Mensagens, Mapas, Safari e até mesmo os não-nativos, como o WhatsApp, o Facebook e outros.
Um breve histórico
Apesar de atualmente a Siri estar atrelada à Apple, ela não foi originalmente desenvolvida pela empresa de Cupertino. A assistente virtual foi um projeto desenvolvido em 2007 pela SRI International, um instituto de pesquisa científica sem fins lucrativos.
O projeto foi fundado por Dag Kittlaus, Cheyer Adam, Tom Gruber e Norman Winarsky e, ainda em 2008, possuía um orçamento de US$ 8,5 milhões, liderado pela Menlo Ventures e Morgenthaler Ventures.
Já o nome veio de Kittlaus, que batizou a aplicação em homenagem a uma colega de trabalho da Noruega que se chama Siri. Em norueguês, Siri também significa “bela mulher que leva você à vitória”. Além disso, a escolha também foi influenciada por ser fácil de soletrar e de ser dita pelos consumidores.
No entanto, a tecnologia foi adquirida pela Apple em 28 de abril de 2010 e só começou a funcionar em outubro de 2011, quando se firmou como uma exclusividade da companhia, sendo lançada para o iPhone 4s com o iOS 5. Já houve a possibilidade do serviço ser lançado em dispositivos Android e da BlackBerry.
Como a Siri funciona
A Siri é inteiramente baseada na união das tecnologias de Inteligência Artificial (IA), reconhecimento de fala e Processamento de Linguagem Natural, que é responsável por converter informação de bancos de dados em linguagem compreensível para o ser humano.
Ela também é composta por três elementos: uma interface para o usuário digitar ou enviar um áudio, a consciência do contexto e a delegação de serviço.
Ao receber solicitações de voz através da interface, a Siri as traduz para código. Usando a consciência do contexto, ela identifica os padrões, frases, palavras-chave e examina milhares de combinações para interpretar o seu significado.
Depois de determinar a sua solicitação, ela começa a avaliar e delegar as tarefas que podem ser realizadas, usando os bancos de dados do telefone e de servidores online. Assim, ela consegue criar respostas completas e coesas para atender às suas perguntas.
E o futuro da Siri
Após mais de 10 anos de estudo e inovação, os assistentes virtuais já não são mais apenas algo que é visto em ficção científica, eles já estão inseridos e atrelados ao cotidiano de muitos usuários no mundo todo.
A Siri sofreu inúmeras alterações, recebeu novos comandos, e seu código aprende cada vez mais as suas preferências com o passar dos dias. A intenção é que ela se torne mais comum ainda no cotidiano das pessoas, auxiliando com respostas úteis e automatizando tarefas sem precisar retirar o celular do bolso.
E você, utiliza a Siri em seu dispositivo Apple? Deixe nos comentários a sua experiência!
Canaltech no YouTube
As assistentes virtuais podem assumir diversas funções, como gerenciar dispositivos inteligentes conectados, automatizar tarefas do cotidiano, executar algumas ações em aplicativos ou, simplesmente, responder perguntas. Veja, em detalhes, o que mais elas podem fazer e se o uso é válido para você. Assista ao vídeo VOCÊ REALMENTE PRECISA DE UM ASSISTENTE PESSOAL? (ALEXA, GOOGLE ASSISTENTE, SIRI) e se inscreva no Canaltech no YouTube.