Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Casa Inteligente: dispositivos de iluminação para o seu ambiente brilhar

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Outubro de 2021 às 13h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Itens de casa inteligente têm chamado cada vez mais a atenção dos consumidores, seja pela praticidade de controlar tudo por comandos de voz ou pelo celular, ou até mesmo por permitir automações com base em cenários específicos.

Dentro dessa categoria de produtos, uns dos que mais se destacam são os dispositivos de iluminação, que permitem que os usuários acendam e apaguem a luz pela Alexa, Google Assistente ou direto pelo celular, determinem horários específicos ou timers para desligar as lâmpadas ou até mesmo utilizem cores diferentes no quarto ou na sala na hora que for jogar videogames ou assistir a filmes e séries, por exemplo.

Com uma variedade enorme de possibilidades, fica difícil na hora de conhecer todos os produtos e a melhor forma de utilizar cada um deles, portanto separamos alguns tipos de produtos de iluminação inteligente e algumas dicas para quem for comprar cada um deles.

Continua após a publicidade

Lâmpadas, luminárias, painéis e fitas de LED

Esses são os tipos mais comuns de dispositivos de iluminação inteligente e, consequentemente, os mais procurados pelos iniciantes em automação, então não poderiam ficar de fora da lista de produtos que fazem parte de uma casa mais conectada.

Para lâmpadas comuns, existe uma boa variedade de marcas disponíveis no mercado brasileiro, desde as que oferecem iluminação RGB até mesmo as mais simples, que permitem apenas o controle de temperatura da luz branca. As mais comuns, para ambos os casos, são a Positivo Casa Inteligente, I2GO, WiZ, Smarteck, Philips Hue e Yeelight — subsidiária da Xiaomi.

Continua após a publicidade

As lâmpadas com luz colorida são as mais indicadas para colocar no quarto ou na sala, já que permitem criar um ambiente mais aconchegante para assistir filmes, jogar ou até mesmo ler um livro com mais conforto. Por outro lado, caso a intenção seja iluminar a cozinha ou corredores, por exemplo, talvez seja melhor optar por um modelo que permita controlar apenas o nível de luz branca, já que são opções mais acessíveis e já vão dar conta do recado.

Ainda dentro dessa categoria, temos os painéis (ou plafons) inteligentes, que basicamente contam com a mesma premissa das lâmpadas smart, mas oferecem um design mais sofisticado e são ótimos para iluminar ambientes maiores. Já se quiser optar por uma iluminação mais fraca, para uma leitura mais confortável ou simplesmente acender durante a noite, as luminárias de mesa são excelentes opções e também mantêm um visual agradável.

Por fim, as fitas de LED oferecem um toque final na decoração e podem ser utilizadas para decorar o painel da TV ou o setup gamer, por exemplo. Dessa forma, o usuário pode definir cores personalizadas para serem utilizadas enquanto o restante da iluminação do ambiente fica apagada.

Continua após a publicidade

Interruptores, módulos e bocais inteligentes

Enquanto utilizar lâmpadas inteligentes é a forma mais fácil de automatizar a iluminação em casa, há quem prefira manter as lâmpadas comuns que tem espalhadas pela casa. Dessa forma, existem algumas alternativas para torná-las “inteligentes”, sem precisar comprar lâmpadas específicas.

É importante destacar, porém, que essas opções são úteis apenas para acender e apagar as lâmpadas, sem a possibilidade de controlar o nível de temperatura ou até mesmo alterar a cor da luz. De qualquer forma, o uso de módulos, interruptores ou bocais inteligentes ainda é uma boa opção para quem quer iniciar no mundo da automação residencial.

Continua após a publicidade

Os bocais inteligentes são os mais simples e fáceis de serem instalados e algumas marcas conhecidas no mercado com produtos do tipo são a Positivo Casa Inteligente e a Nova Smart. Esses dispositivos podem ser encaixados diretamente no soquete padrão, para receber uma lâmpada comum e permitir seu controle pelo celular ou por meio de assistentes digitais, como Amazon Alexa ou Google Assistente. Uma vantagem, é que eles podem ser instalados e removidos com facilidade, caso o usuário queira utilizá-los em outros cômodos.

Mas se a intenção for algo permanente ou mais “fixo”, os interruptores também fazem um ótimo trabalho. No mercado brasileiro, é possível encontrar opções com apenas uma tecla ou modelos mais avançados, com mais botões que, consequentemente, permitem o controle de mais lâmpadas em um único dispositivo.

Além dos interruptores, também é possível transformar as lâmpadas comuns em inteligentes com o uso de módulos smart. Esses dispositivos também funcionam na fiação elétrica e podem automatizar não só a iluminação, mas também permitir o controle de outros eletrônicos pelo celular ou comandos de voz. No entanto, esses dois últimos aparelhos requerem pelo menos o mínimo de conhecimento técnico em elétrica, já que é necessário mexer com a fiação da casa para fazer suas instalações e configurações.

Continua após a publicidade

Tomadas e filtros de linha inteligentes

Por fim, ainda é possível utilizar lâmpadas e filtros de linha inteligentes para automatizar a iluminação em casa. Por mais que esse tipo de dispositivo não seja o mais indicado para lâmpadas, ainda é possível utilizá-los para energizar abajures e luminárias, por exemplo. Dessa forma, é possível controlar estes dispositivos de forma inteligente.

Além da opção tradicional, que permite conectar um único aparelho, existem filtros de linha que recebem até quatro conexões e incluem ainda entradas USB-A para carregamento de dispositivos móveis, como celulares, tablets e vestíveis, por exemplo.

Continua após a publicidade

As principais marcas no mercado brasileiro incluem a Positivo Casa Inteligente, Ekaza e I2GO, mas algumas marcas mais “em conta” também podem ser encontradas nas lojas nacionais ou de importação.

Dispositivos para comprar e tornar a iluminação da sua casa mais inteligente