Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quer automatizar sua casa? Confira algumas dicas essenciais para uma Smart Home

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Setembro de 2021 às 14h21

Link copiado!

Wagner Wakka/Canaltech
Wagner Wakka/Canaltech

Itens de casa conectada se tornaram cada vez mais comuns nos últimos anos e as pessoas buscam, ainda mais, por novas opções para automatizar o lar, seja com lâmpadas inteligentes — que podem ser programadas para acender ou apagar em determinado horário — ou até mesmo tomadas, que permitem ligar ou desligar a energia de eletrodomésticos com um simples comando. Em todos os casos, o conforto é ainda maior com a possibilidade de controlar tudo pelo celular.

Porém algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre como começar a automação residencial. O que comprar primeiro? Quais dispositivos são essenciais para começar a “conectar” uma casa? Com isso em mente, separamos algumas informações importantes, além de dicas de especialistas, para te deixar por dentro do assunto.

Controle remoto inteligente

Continua após a publicidade

Um dos primeiros e mais úteis itens de casa inteligente pode ser o controle remoto inteligente universal — um aparelho que, basicamente, é capaz de substituir qualquer controle que envia comandos por infravermelho.

Com ele, é possível controlar TVs, receptores, ar-condicionados e até ventiladores. “Uma das principais vantagens de uma casa conectada é concentrar em um único smartphone todos os comandos que você precisa dar aos seus objetos, e isso inclui câmeras, plugues, lâmpadas e, claro, os eletrodomésticos. Se este é seu objetivo, o Smart Controle Universal é o primeiro produto que você deve adquirir”, explica José Ricardo Tobias, responsável pela unidade de negócios Positivo Casa Inteligente.

Um controle remoto inteligente reúne a facilidade de instalação — que não exige a contratação de um profissional qualificado — com o conforto de centralizar os controles de vários dispositivos no smartphone. Basta baixar um aplicativo dedicado para configurar todos os aparelhos, desde que sejam compatíveis. Com isso, o usuário pode dar adeus aos controles remotos padrão para comandar tudo pelo celular.

Continua após a publicidade

Lâmpada inteligente

O item mais comum em uma casa conectada talvez seja a lâmpada inteligente. Com várias opções no mercado, como das marcas Positivo Casa inteligente, i2go, Geonav, Philips Hue e Xiaomi, a smart lâmpada garante a facilidade de ser comandada pelo celular e ainda permite configurações para serem ligadas ou apagadas em determinado horário.

Continua após a publicidade

Algumas opções — como da própria Positivo — ainda permitem um controle maior sobre a intensidade da temperatura e nível do brilho para personalizar ainda mais o ambiente. Entre outras vantagens, também destaca-se o fato de escolher cores customizadas, para deixar sua sala de estar ou quarto com iluminação azul, rosa, verde, entre outras inúmeras opções.

Interruptores e bocais inteligentes

Continua após a publicidade

Para quem não quer comprar várias lâmpadas inteligentes e, mesmo assim, quer ter o conforto de controlar a iluminação doméstica pelo celular, algumas boas opções são os bocais e interruptores inteligentes. Com eles, é possível comandar a iluminação de lâmpadas comuns e ainda personalizar horários para serem ligadas e desligadas.

Algumas dessas opções — como os bocais inteligentes da Positivo — permitem uma instalação simples: basta conectá-lo em um soquete padrão para ser utilizado. No entanto, outras alternativas, como interruptores inteligentes, podem depender de uma mão de obra com um mínimo de especialização, já que é necessário mexer com a instalação elétrica do ambiente.

Tomadas inteligentes

Continua após a publicidade

Outra ótima opção — e que também tem a vantagem de não exigir a contratação de um profissional para instalação — são as tomadas inteligentes. Com elas, o usuário pode ligar ou desligar qualquer produto eletrônico direto pelo celular.

Uma tomada inteligente tem a função básica de “cortar” ou liberar a energia fornecida para um eletrodoméstico. Com ela, é possível determinar um horário para que determinado aparelho seja ligado. Isso permite, por exemplo, que o usuário ligue uma cafeteira pela manhã e já prepare um café antes mesmo de levantar da cama.

Continua após a publicidade

Controle tudo com comandos de voz

Além do conforto de comandar vários itens dentro de casa pelo celular, todos os produtos listados aqui contam com a facilidade de serem controlados por comandos de voz com as principais assistentes digitais, como Amazon Alexa ou Google Assistente.

Dessa forma, quem tem um Amazon Echo ou Google Nest, por exemplo, pode ainda “substituir” o celular pela voz e simplesmente pedir “Alexa, acenda a luz” ou “Ok, Google, ligue a TV” para ter uma experiência totalmente hands-free.

Continua após a publicidade

Quem não tem um dos assistentes virtuais também não precisa se preocupar — o aplicativo dedicado de cada um deles também permite o controle por voz, desde que, é claro, esteja devidamente configurado em um smartphone.

Personalização de cenas e automatizações

Continua após a publicidade

Por fim, os dispositivos de casa inteligente ainda permitem um controle maior sobre a criação de cenas e automatizações em casa.

São inúmeras as possibilidades, mas é possível, por exemplo, escolher um horário para as lâmpadas serem apagadas ou acendidas; definir uma tomada para desligar determinado aparelho ao anoitecer; ou até mesmo configurar o ar-condicionado para aumentar ou reduzir o nível de refrigeração quando o ambiente atingir uma certa temperatura.

“Se o usuário acorda todo dia em determinado horário e gosta de ligar a TV para assistir ao telejornal, ele pode simplesmente programar o controle universal para ligar a televisão no horário e canal desejado. O mesmo vale para demais objetos pareados, como o ar-condicionado, que pode ser desligado automaticamente no meio da noite”, conclui Tobias.

Canaltech no YouTube

Continua após a publicidade

Lâmpadas inteligentes, sensores de presença com alarme, câmeras de segurança e tomadas especiais são apenas alguns dos dispositivos de uma Smart Home. Conheça outros aparelhos que podem compor a sua lista e veja a faixa de preço dos itens. Assista ao vídeo COMO E QUANTO CUSTA UMA SMART HOME (DEIXAR A CASA INTELIGENTE E AUTOMATIZADA) e se inscreva no Canaltech no YouTube.