Amazon Echo | 10 comandos super bacanas para usar a Alexa em português

Por Pedro Cipoli | 03 de Outubro de 2019 às 00h05
Canaltech
Tudo sobre

Amazon

Saiba tudo sobre Amazon

Ver mais

Assistentes pessoais já fazem parte de nossas vidas já há algum tempo. Usuários do iPhone já se acostumaram com a Siri, enquanto o Google tem um assistente chamado... Google Assistente. Ambos usam recursos de inteligência artificial, recebendo comandos diversos e marcando compromissos de forma bastante intuitiva. Agora temos a Alexa da Amazon, que, além da aliteração quase involuntária, chega ao Brasil como uma espécie de “Player 3” ("Bixby"? Quem é "Bixby"?).

Um ponto importante de salientar é que a Alexa é o nome da inteligência artificial em si. Ela se “manifesta” em diferentes formas, por assim dizer, sendo mais conhecida por ser o cérebro da linha Amazon Echo. Basicamente, ela é composta por caixas de som inteligentes, capazes de aceitar comandos a qualquer momento e executar tarefas. É o caso do speaker Echo Dot, modelo que chegou ao Brasil nesta quinta-feira (3), sendo um dos modelos mais básicos da linha.

Mas quais comandos funcionam? Melhor ainda: quais comandos a Alexa “entende” em nosso idioma? Separamos 10 deles para você conferir.

10 comandos para começar a usar a Alexa em Português

1. Alexa, me conte sobre o filme Vingadores Ultimato!

2. Alexa, conte uma piada!

3. Alexa, apagar as luzes!

4. Alexa, leia o livro para mim!

5. Alexa, toque sons da natureza!

6. Alexa, vai chover amanhã?

7. Alexa, quanto está o dólar hoje?

8. Alexa, por favor, aumentar volume!

9. Alexa, parear Bluetooth!

10. Alexa, me lembre de dar uma desculpa para não trabalhar!

Ver essa foto no Instagram

Você já conhece a ALEXA? A assistente virtual da Amazon que fala PORTUGUÊS? Confira 10 comandos para usá-la. #amazon #assistentevirtual #alexa

Uma publicação compartilhada por Canaltech (@canaltech) em

Os “poderes” da Alexa não param por aqui. Ela é tão versátil quanto os equipamentos que ela é capaz de controlar. Se você possuir uma televisão compatível, pode mudar de canal, aumentar/diminuir o volume, e abrir a Netflix usando comandos de voz. Procurar o controle remoto, um problema da modernidade, virará coisa do passado. Seres humanos mencionarão essa aberração pré-histórica como algo pertencente à época AA ("antes da Alexa").

Um outro exemplo é a capacidade de controlar as lâmpadas de casa (Philips Hue), e termostatos (algo pouco comum no Brasil), como os da Honeywell. Outro que vale a pena ser mencionado é o Mi Robot, aquele aspirador inteligente da Xiaomi, mas a lista é bem mais longa do que esses exemplos. Afinal, a tecnologia compatível inclui marcas poderosas como Ring, SimpliSafe, Sony, TP-Link, Belkin e Ikea, para ficar em algumas. Outro ponto são as rotinas, capazes de automatizar uma série de funções.

De qualquer forma, já é possível perceber que a Alexa é tão poderosa quanto os dispositivos compatíveis conectados da linha Echo. Um “produto” que vai ganhando funções com o passar do tempo, por assim dizer.

Agora conte para nós: você já usou a Alexa? Diga nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.