O que é e como funciona o Google Assistente

Por André Lourenti Magalhães | 09 de Dezembro de 2020 às 15h05
André Magalhães/Canaltech

O Google Assistente é o assistente virtual criado pelo Google. Possui suporte para diversos aparelhos de Smart Home, incluindo caixas de som e Smart TVs, e utiliza inteligência artificial para identificar e responder comandos de voz. Pode ser comparado com outros assistentes virtuais populares, como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon.

Entre suas funções, o Assistente permite realizar ações em diversos aplicativos, solicitar informações, controlar itens da casa e criar próprias rotinas. Com o comando de voz "Ok, Google", é possível iniciar uma conversa com a inteligência artificial e realizar diferentes solicitações. A partir dos primeiros comandos, a inteligência artificial reconhece o pedido e consegue desenvolver uma conversação, com respostas inteligentes e adaptadas para cada usuário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Google Assistente: quando surgiu

O Google Assistente foi anunciado em 2016 na Google I/O, conferência da empresa voltada para desenvolvedores. Inicialmente, foi interpretado como um substituto ao Google Now, assistente presente no sistema operacional Android. Além da integração com os celulares, o assistente acompanhou o lançamento do Google Home, caixa de som inteligente e que atualmente recebe o nome de Google Nest.

Em 2017, a função recebeu suporte à língua portuguesa, atendendo e respondendo aos comandos no idioma. Segundo relatório do Google lançado em julho de 2020, o assistente já foi utilizado em mais de um bilhão de dispositivos em todo o mundo.

Google Assistente: compatibilidade

Google Nest Mini é um dos dispositivos compatíveis com o assistente virtual (Imagem: Divulgação/Google)

O Google Assistente possui compatibilidade com smartphones, tablets e diversos aparelhos inteligentes. Nos dispositivos móveis, é disponibilizado nativamente em aparelhos com versão 6.0 ou superior do Android, mas também pode ser baixado para iOS pela App Store. Em automóveis, o assistente está presente com o Android Auto e, em Smart TVs, está incluso nos aparelhos com Android TV.

Pensando nos aparelhos de casa conectada, o Google Assistente está presente em caixas de som, Smart Display e em qualquer outro tipo de dispositivo com suporte ao Google Home. Vinculando-os ao Home, é possível utilizar os comandos de voz para ter controle de toda a casa.

Google Assistente: funções

Exemplo de ações do Google Assistente no Android (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Google Assistente tem integração completa com os apps do Google e cada vez mais amplia seu suporte a apps de terceiros. Nos celulares, é possível vasculhar pela agenda para fazer ligações e enviar mensagens; criar despertadores, alarmes e lembretes; ouvir as últimas notícias; reproduzir vídeos e músicas; desenvolver rotinas diárias; traduzir idiomas; realizar cálculos; abrir rotas no Google Maps e muito mais.

A lista de opções aumenta de acordo com os dispositivos conectados. Em Smart TVs, é possível ligar a TV e acessar diferentes plataformas. Além disso, lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança e outros aparelhos da casa podem receber comandos de voz através do "Ok, Google".

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.