5 fatos impressionantes sobre a RAM 3500

5 fatos impressionantes sobre a RAM 3500

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 27 de Março de 2022 às 08h00
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A RAM 3500 chegou ao Brasil para assumir o posto de maior picape do país. O modelo, importado do México, é o mais potente com motorização a diesel, o que tem maior capacidade de reboque e, de quebra, traz inúmeras tecnologias que auxiliam o seu uso.

Disponível em três versões, que custam entre R$ 485 mil e R$ 530 mil, a picape tem tudo para ser a rainha do agronegócio brasileiro, além de atrair entusiastas de picapes, cada vez mais presentes no mercado nacional e que, pela primeira vez, terão tamanha monstruosidade à disposição.

O Canaltech participou do evento de lançamento da RAM 3500 no interior de São Paulo e listou 5 fatos impressionantes sobre a maior picape do Brasil.

5. Porte monstruoso

Logo no primeiro contato com a RAM 3500, percebemos que se trata de um produto que não estamos acostumados em solo brasileiro. Suas dimensões são idênticas às da irmã RAM 2500, mas com detalhes que a colocam um patamar acima, como as luzes de posição no teto.

A RAM 3500 tem 6,06 metros de comprimento, 2,12m de largura e 2,03m de altura. Seu peso total é de 3.665kgs e a distância entre-eixos é de 3,78m.

O porte da RAM 3500 assusta, mas deixa tudo mais fácil para quem precisa de espaço e capacidade de carga (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

4. 337cv e torque absurdo

O que diferencia a RAM 3500 da 2500 é a mecânica e capacidade de carga. Quando a picape foi confirmada, a Stellantis avisou que ela seria, de longe, a mais potente do Brasil com motorização a diesel.

O motor Cummins 6.7 Turbodiesel despeja 377cv e 110,7 kgf/m de torque, suficientes para dar a força que ela precisa para o trabalho e viagens. Em comparação com a RAM 2500, são 12cv a mais, além de mudanças na calibração do câmbio e suspensão.

O motor Cummins 6.7 tirbodiesel que equipa a RAM 3500 (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

3. Luxo e tecnologia

Além de ser a maior e mais potente picape a diesel do Brasil, a RAM 3500 também é a mais luxuosa e tecnológica do mercado, conseguindo superar a também espetacular RAM 1500 Rebel.

O acabamento da RAM 3500 tem couro abundante por todas as partes, além de detalhes em madeira reflorestada de carvalho e adereços pintados com tons de ouro envelhecido. Isso sem falar no design, que é um show a parte, com muitos cromados e musculatura na lataria.

As cores escolhidas pela RAM dão um charme a mais para a RAM 3500 (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Já entre os equipamentos tecnológicos, a RAM 3500 dispõe dos seguintes itens:

  • Espelho retrovisor digital;
  • Controle de cruzeiro adaptativo com parada;
  • Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma;
  • Assistente de permanência em faixa;
  • Central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones;
  • Sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes, subwoofer de 10”;
  • Cancelamento ativo de ruídos externos;
  • Câmera 360º para manobras;
  • Câmera de reboque;
  • Função tow/haul para controle de reboque;
  • Retrovisores modulares na vertical e horizontal;
  • Ajustes de altura elétricos dos pedais;
  • Aquecimento e resfriamento de todos os bancos;
  • Faróis com a tecnologia Matrix e direcionais;
  • Estribo elétrico;
  • 9 portas USB.
O interior da RAM 3500 é um show à parte (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

2. Capacidade de carga na caçamba

Como era de se esperar, além de ser a maior e mais potente, a RAM 3500 é a picape que consegue carregar mais peso em sua caçamba. Graças à nova suspensão, esse modelo heavy duty pode levar até 1.752kgs, bem mais do que os 1.088kgs da RAM 2500.

Para que o leitor do Canaltech tenha dimensão do que é isso, é como se a RAM 3500 pudesse levar um Jeep Renegade inteiro em seu bagageiro.

Caçamba da RAM 3500 pode abrigar peso equivalente a de um carro inteiro (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

1. Reboque de quase 10 toneladas

Um dos exercícios que fizemos com a RAM 3500 em seu evento de lançamento foi rebocar um trailer de 8 toneladas, algo feito sem a menor dificuldade. Segundo a RAM, essa picape tem capacidade de arrastar até 9.021kgs, graças à suspensão com molas longitudinais de dois estágios e amortecedores Heavy Duty.

Além disso, sua força é tamanha que um trator em ponto morto foi rebocado com o simples engate do câmbio automático de seis marchas no modo "D".

Um trailer de mais de 8 toneladas foi levado sem problemas pela RAM 3500 (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.