5 fatos impressionantes sobre a RAM 3500
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A RAM 3500 chegou ao Brasil para assumir o posto de maior picape do país. O modelo, importado do México, é o mais potente com motorização a diesel, o que tem maior capacidade de reboque e, de quebra, traz inúmeras tecnologias que auxiliam o seu uso.
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Disponível em três versões, que custam entre R$ 485 mil e R$ 530 mil, a picape tem tudo para ser a rainha do agronegócio brasileiro, além de atrair entusiastas de picapes, cada vez mais presentes no mercado nacional e que, pela primeira vez, terão tamanha monstruosidade à disposição.
O Canaltech participou do evento de lançamento da RAM 3500 no interior de São Paulo e listou 5 fatos impressionantes sobre a maior picape do Brasil.
5. Porte monstruoso
Logo no primeiro contato com a RAM 3500, percebemos que se trata de um produto que não estamos acostumados em solo brasileiro. Suas dimensões são idênticas às da irmã RAM 2500, mas com detalhes que a colocam um patamar acima, como as luzes de posição no teto.
A RAM 3500 tem 6,06 metros de comprimento, 2,12m de largura e 2,03m de altura. Seu peso total é de 3.665kgs e a distância entre-eixos é de 3,78m.
4. 337cv e torque absurdo
O que diferencia a RAM 3500 da 2500 é a mecânica e capacidade de carga. Quando a picape foi confirmada, a Stellantis avisou que ela seria, de longe, a mais potente do Brasil com motorização a diesel.
O motor Cummins 6.7 Turbodiesel despeja 377cv e 110,7 kgf/m de torque, suficientes para dar a força que ela precisa para o trabalho e viagens. Em comparação com a RAM 2500, são 12cv a mais, além de mudanças na calibração do câmbio e suspensão.
3. Luxo e tecnologia
Além de ser a maior e mais potente picape a diesel do Brasil, a RAM 3500 também é a mais luxuosa e tecnológica do mercado, conseguindo superar a também espetacular RAM 1500 Rebel.
O acabamento da RAM 3500 tem couro abundante por todas as partes, além de detalhes em madeira reflorestada de carvalho e adereços pintados com tons de ouro envelhecido. Isso sem falar no design, que é um show a parte, com muitos cromados e musculatura na lataria.
Já entre os equipamentos tecnológicos, a RAM 3500 dispõe dos seguintes itens:
- Espelho retrovisor digital;
- Controle de cruzeiro adaptativo com parada;
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma;
- Assistente de permanência em faixa;
- Central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones;
- Sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes, subwoofer de 10”;
- Cancelamento ativo de ruídos externos;
- Câmera 360º para manobras;
- Câmera de reboque;
- Função tow/haul para controle de reboque;
- Retrovisores modulares na vertical e horizontal;
- Ajustes de altura elétricos dos pedais;
- Aquecimento e resfriamento de todos os bancos;
- Faróis com a tecnologia Matrix e direcionais;
- Estribo elétrico;
- 9 portas USB.
2. Capacidade de carga na caçamba
Como era de se esperar, além de ser a maior e mais potente, a RAM 3500 é a picape que consegue carregar mais peso em sua caçamba. Graças à nova suspensão, esse modelo heavy duty pode levar até 1.752kgs, bem mais do que os 1.088kgs da RAM 2500.
Para que o leitor do Canaltech tenha dimensão do que é isso, é como se a RAM 3500 pudesse levar um Jeep Renegade inteiro em seu bagageiro.
1. Reboque de quase 10 toneladas
Um dos exercícios que fizemos com a RAM 3500 em seu evento de lançamento foi rebocar um trailer de 8 toneladas, algo feito sem a menor dificuldade. Segundo a RAM, essa picape tem capacidade de arrastar até 9.021kgs, graças à suspensão com molas longitudinais de dois estágios e amortecedores Heavy Duty.
Além disso, sua força é tamanha que um trator em ponto morto foi rebocado com o simples engate do câmbio automático de seis marchas no modo "D".