Ford Ranger 2024 | Tudo o que sabemos sobre a nova geração da picape
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Ford confirmou que a nova geração da Ford Ranger chegará ao Brasil no segundo semestre, mais precisamente em agosto. Fabricada na planta de Pacheco, na Argentina, a picape, que já é uma das mais completas e tecnológicas do mercado, deve, agora, também se destacar pela motorização — além do design.
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O Canaltech teve contatos bem breves com a nova Ford Ranger 2024: um na própria fábrica da Argentina e outro em Tatuí (SP), durante o evento de teste da F-150, sua irmã maior. E as impressões, ao menos olhando para a picape, é de que estamos diante daquela que pode ser a mais bela Ranger em todos os tempos.
Isso acontece porque o alinhamento visual que a Ford adotou para a sua picape média conseguiu mesclar bem elementos vistos na própria F-150 e na Ford Maverick. O visual da nova geração já é conhecido de mercados em que esse modelo já chegou. Sendo assim, mais do que ser bela, a Ranger tem personalidade própria, mas sem se afastar muito das irmãs.
As unidades expostas tanto em Pacheco quanto em Tatuí revelam que ela está levemente maior e mais alta do que a atual geração, além de ter uma dianteira mais musculosa e proeminente. A variante Limited, que deve ser a topo de gama, apesar de utilizar cromados, não exagera, até para se distanciar com segurança de sua irmã maior, a F-150.
O conjunto óptico é inteiramente em LED e há uma abundância de sensores e radares, o que indica o alto nível de equipamentos voltados à condução. Essa Ranger, segundo a Ford, será a mais tecnológica em todos os tempos e, também, com a produção mais automatizada, como vimos em Pacheco.
Podemos esperar tudo o que já está presente na atual Ranger mas com calibrações superiores, como os sensores de ponto cego, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e o piloto automático adaptativo. Itens como sistema de manutenção em faixa e até recursos mais avançados de direção semiautônoma devem aparecer.
Motor V6 para encarar a VW Amarok
A grande novidade da nova geração da Ford Ranger deve mesmo ser a versão equipada com motor 3.0 Turbodiesel V6 que, no exterior, entrega bons 247 cv e 61,2 kgfm de torque. Para efeito de comparação, a Ranger Limited 2023 tem um propulsor 3.2 turbodiesel de 200cv e 47,9 kgf/m.
Com o motor V6, ao menos no desempenho, a nova Ranger deve duelar com a já antiga VW Amarok, que ostenta seu 3.0 V6 turbodiesel de 258cv (272cv no modo overboost) e 59,1 kgf/m. Essa briga promete.
Nas versões de entrada e intermediárias, a Ranger 2024 pode ser equipada com novos motores 2.0 turbodiesel de 167 cv e 41,2 kgf/m e 204cv e 51 kgf/m, respectivamente.
Nova Ford Ranger: Quando chega ao Brasil?
Com produção programada para iniciar em junho, na Argentina, a nova Ford Ranger deve começar a ser vendida no Brasil no segundo semestre, mais precisamente em agosto.