Picape média da RAM será a mais rápida do Brasil
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A vindoura picape média da RAM será a mais rápida do Brasil. A caminhonete, que vai ser produzida na planta de Goiana/PE, será equipada com o conhecido motor Hurricane 4, um 2.0 turbo de quatro cilindros e que rende 272cv de potência e 40,8 kgf/m de torque.
Em comunicado, a RAM explica que essa é a primeira vez que a montadora ou o grupo Stellantis utiliza esse propulsor, que é o mesmo do SUV Jeep Wrangler, em um veículo produzido na América do Sul. A plataforma utilizada para a produção dessa picape será a Small Wide 4x4, ou seja, a mesma que dá base para a Fiat Toro e outros modelos do grupo.
A expectativa é de que a picape mude um pouco a imagem das caminhonetes médias no Brasil, reconhecidamente mais "espartanas", com acabamento simples. O caminho que a RAM vai seguir é o de trazer mais luxo e tecnologia, já vislumbrando uma possível competição com a nova geração da Ford Ranger, que promete os mesmo atributos.
Não se sabe ainda se a vocação da nova picape da RAM será para carga ou mais para passeio, como é a própria Toro. Mas a tendência é que, assim como a irmã de grupo, seja um modelo monobloco, ou seja, tenha mais jeitão de SUV de caçamba do que propriamente de picape quando pensamos em comportamento dinâmico.
Vale lembrar que a nova picape da RAM terá tração integral e câmbio automático de nove marchas, além de um pacote vasto de tecnologia e comodidades, idêntico ao que vimos, por exemplo, no Jeep Commander. Seu desenvolvimento foi feito com realidade virtual e tem a participação do time de engenharia tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos.
O lançamento da nova picape média da RAM deve acontecer no segundo semestre.