Quanto o Volkswagen ID.4 deve custar no Brasil?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Volkswagen iniciou a comercialização do VW ID.4 no Brasil. O primeiro SUV elétrico da montadora alemã está disponível para os interessados, mas somente por meio de uma assinatura do programa Sign & Drive, em que o cliente paga uma mensalidade e pode usufruir do veículo como se fosse dele, uma modalidade que está em crescimento no país.
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Para ter um VW ID.4 na garagem, o interessado vai precisar desembolsar R$ 10 mil mensais no pacote mais básico, que inclui o carro, todos os serviços pertinentes à documentação, manutenção e seguro, e uma franquia de uso de 1.500km.
A Volkswagen trouxe um lote limitado de 250 unidades para o seu SUV elétrico e a tendência é de que, quando esses primeiros modelos forem todos "assinados", a montadora parta para a venda direta aos consumidores. O preço, por enquanto, é um mistério, mas vamos tentar entender como seria a precificação desse modelo, principalmente tendo em vista a concorrência pesada já estabelecida no mercado.
Quanto pode custar o VW ID.4?
O VW ID.4 que a montadora trouxe ao Brasil é importado diretamente da Alemanha. Por lá, a versão Pro, a mesma que está disponível por aqui, custa €48.635 ou R$ 257.000 na conversão direta. Com esse preço, o SUV elétrico da Volkswagen bateria de frente com modelos como o Peugeot e-2008 GT e Chevrolet Bolt EUV, mas com relativa vantagem em alguns aspectos — e nem tanta em outros.
Mas esse valor convertido não será o praticado pela Volkswagen quando for vender o ID.4 por aqui. Os encargos e impostos vão fazer com que esse preço seja bem maior e possa quase que dobrar, se fizermos uma conta simples de adoção das alíquotas. Nesse cenário, vai depender de como a fabricante quer se posicionar nesse segmento de carros elétricos.
Atualmente, o SUV elétrico mais vendido do Brasil é o Volvo XC40, que possui versões a partir dos R$ 330 mil. Esse modelo, além de ser de um segmento considerado premium, tem especificações semelhantes as do SUV elétrico da Volks, embora o bólido alemão tenha qualidades até superiores, dependendo da análise. A equação da marca e percepção de valor vai ser considerada?
Para fazer sentido para potenciais compradores, o ID.4 não pode ser tão mais caro do que a referência no segmento. Além disso, montadoras chinesas como a GWM e a BYD estão investindo pesado em modelos elétricos no Brasil e logo devem trazer opções mais sofisticadas do que os recém-lançados BYD Dolphin e ORA 3 — embora a BYD já tenha o Tan, posicionado bem acima do ID.4.
Palpite do Canaltech
A julgar pelo que conhecemos do produto e do seu posicionamento em outros mercados no exterior, o VW ID.4 deve ser vendido no Brasil por algo na casa dos R$ 370 mil. Os motivos são vários, mas vamos nos ater ao que vimos do carro no bom convívio com ele nos Estados Unidos e, agora, em testes no Brasil.
O VW ID.4 é um SUV de porte médio e carregado de tecnologia. Mas, além disso, ele vem para mudar um pouco a imagem que a Volks tem no mercado, de fazer carros simples demais ou de não caprichar no acabamento, por exemplo. Prova disso é que o interior do ID.4 é bem luxuoso, espaçoso e lotado de recursos tecnológicos.
Além disso, seu motor de 204cv e 31,6 kgf/m de torque são mais do que suficientes para a proposta do veículo, que é complementado pelas ótimas baterias de 77 kWh. Elas proporcionam, no ciclo WLTP, 522 km de autonomia (370 km no Inmetro), colocando o ID.4 entre os carros elétricos com maior alcance no Brasil e no mundo.
O VW ID.4, é bom reforçar, segue disponível oficialmente no Brasil apenas pelo programa Sign & Drive, sempre em contratos de 24 meses, com os seguintes valores:
Sign & Drive: Volkswagen ID.4 | |
Franquia (KM) | Preço (R$) |
1.500 km | R$ 9.990 |
2.000 km | R$ 11.490 |
2.500 km | R$ 11.890 |