Testamos o BYD Tan, SUV chinês 100% elétrico de 517 cavalos; veja como foi
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A apresentação do BYD Tan, SUV 100% elétrico de 7 lugares da marca chinesa, foi acompanhada de um teste drive realizado na pista especialmente preparada dentro do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo.
- BYD Tan | SUV chinês 100% elétrico esgota pré-reservas em uma semana
- BYD aposta no Brasil e promete carros híbridos “acessíveis” em 2022
Convidada para o evento, a reportagem do Canaltech pôde experimentar como é dirigir o modelo que em breve estará à venda no Brasil.
Além da enorme quantidade de tecnologia embarcada, o superutilitário deixou uma ótima impressão pelo desempenho tanto nas arrancadas quanto nas curvas do circuito. A sensação é que, realmente, o BYD Tan está pronto para incomodar a soberania de marcas mais badaladas, tanto no segmento elétrico quanto no tradicional à combustão.
Apontado como rival de modelos como Audi E-Tron, Porsche Taycan, Volvo XC90 e Jaguar I-pace, além da Chevrolet Trailblazer e da Toyota SW4, o BYD Tan é, sem exageros, impressionante. O visual impactante, tanto do exterior quanto do interior, até ficou em segundo plano quando começou a experiência sentado ao volante.
A primeira volta na pista do Haras Tuiuti foi dada com o instrutor da BYD ao lado, indicando os pontos de tangência e também os locais em que era “seguro” cravar o pé no acelerador. E as dicas do especialista foram realmente úteis, pois a força dos 517 cavalos e dos 69,3 kgfm de torque respondem instantaneamente à aceleração.
O circuito foi propositalmente “travado” pela organização para evitar que os “pilotos" cometessem eventuais excessos e colocassem a própria segurança e a dos demais participantes em risco.
Mesmo assim, foi possível observar boa parte do que o SUV chinês 100% elétrico tem a oferecer aos amantes de carros com pegada esportiva. O BYD Tan chegou rapidamente aos 100 km/h (não nos 4,6 segundos prometidos, pois faltou coragem ao repórter) e perto dos 200 km/h em um trecho de reta. Uma sensação de êxtase (e medo) digna dos superesportivos.
BYD Tan é mais do que motor
A experiência, no entanto, não foi só pautada na velocidade. A reportagem pôde conferir de perto como funcionam alguns dos principais itens de conforto e tecnologia do SUV chinês. E isso o BYD Tan tem de sobra.
A central multimídia, maior do que muitas telas de computadores, pode ficar tanto na posição horizontal quanto na vertical, bastando um simples toque de um botão. Por meio dela, é possível controlar praticamente todos os recursos do carro, desde a temperatura do ar-condicionado até a refrigeração dos bancos (sim, eles são refrigerados).
A segurança também mereceu atenção especial da fabricante chinesa. O Tan sai de fábrica equipado com alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado, assistente de frenagem de emergência, sensor de ponto cego, alerta de colisão traseira e muito mais.
Durante o tempo que a reportagem do Canaltech passou a bordo do SUV chinês no Haras Tuiuti, a sensação, muito mais do que de estar a bordo de um carro com pegada esportiva, foi de segurança, tanto em relação à tocada ao volante quanto no sentido próprio de proteção. O Tan é um SUV forte e pronto para a briga.
Resta saber se o preço, em torno de R$ 500 mil, não tornará essa experiência tão interessante restrita a uma fatia pequena do mercado. A primeira volta do teste drive, ao lado do instrutor da BYD, você acompanha no vídeo abaixo.