Testamos o BYD Tan, SUV chinês 100% elétrico de 517 cavalos; veja como foi

Testamos o BYD Tan, SUV chinês 100% elétrico de 517 cavalos; veja como foi

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 08 de Dezembro de 2021 às 09h30
Divulgação/BYD

A apresentação do BYD Tan, SUV 100% elétrico de 7 lugares da marca chinesa, foi acompanhada de um teste drive realizado na pista especialmente preparada dentro do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo.

Convidada para o evento, a reportagem do Canaltech pôde experimentar como é dirigir o modelo que em breve estará à venda no Brasil.

Além da enorme quantidade de tecnologia embarcada, o superutilitário deixou uma ótima impressão pelo desempenho tanto nas arrancadas quanto nas curvas do circuito. A sensação é que, realmente, o BYD Tan está pronto para incomodar a soberania de marcas mais badaladas, tanto no segmento elétrico quanto no tradicional à combustão.

Reportagem do Canaltech acelerou o BYD Tan na pista do Haras Tuiuti (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Apontado como rival de modelos como Audi E-Tron, Porsche Taycan, Volvo XC90 e Jaguar I-pace, além da Chevrolet Trailblazer e da Toyota SW4, o BYD Tan é, sem exageros, impressionante. O visual impactante, tanto do exterior quanto do interior, até ficou em segundo plano quando começou a experiência sentado ao volante.

A primeira volta na pista do Haras Tuiuti foi dada com o instrutor da BYD ao lado, indicando os pontos de tangência e também os locais em que era “seguro” cravar o pé no acelerador. E as dicas do especialista foram realmente úteis, pois a força dos 517 cavalos e dos 69,3 kgfm de torque respondem instantaneamente à aceleração.

O circuito foi propositalmente “travado” pela organização para evitar que os “pilotos" cometessem eventuais excessos e colocassem a própria segurança e a dos demais participantes em risco.

Mesmo assim, foi possível observar boa parte do que o SUV chinês 100% elétrico tem a oferecer aos amantes de carros com pegada esportiva. O BYD Tan chegou rapidamente aos 100 km/h (não nos 4,6 segundos prometidos, pois faltou coragem ao repórter) e perto dos 200 km/h em um trecho de reta. Uma sensação de êxtase (e medo) digna dos superesportivos.

BYD Tan é mais do que motor

Interior do BYD Tan é um espetáculo à parte (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

A experiência, no entanto, não foi só pautada na velocidade. A reportagem pôde conferir de perto como funcionam alguns dos principais itens de conforto e tecnologia do SUV chinês. E isso o BYD Tan tem de sobra.

A central multimídia, maior do que muitas telas de computadores, pode ficar tanto na posição horizontal quanto na vertical, bastando um simples toque de um botão. Por meio dela, é possível controlar praticamente todos os recursos do carro, desde a temperatura do ar-condicionado até a refrigeração dos bancos (sim, eles são refrigerados).

A segurança também mereceu atenção especial da fabricante chinesa. O Tan sai de fábrica equipado com alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado, assistente de frenagem de emergência, sensor de ponto cego, alerta de colisão traseira e muito mais.

Durante o tempo que a reportagem do Canaltech passou a bordo do SUV chinês no Haras Tuiuti, a sensação, muito mais do que de estar a bordo de um carro com pegada esportiva, foi de segurança, tanto em relação à tocada ao volante quanto no sentido próprio de proteção. O Tan é um SUV forte e pronto para a briga.

Resta saber se o preço, em torno de R$ 500 mil, não tornará essa experiência tão interessante restrita a uma fatia pequena do mercado. A primeira volta do teste drive, ao lado do instrutor da BYD, você acompanha no vídeo abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.