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Preview Volkswagen ID.4 | SUV elétrico pode ser ideal para o Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Janeiro de 2023 às 16h00

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Volkswagen

O Volkswagen ID.4 foi um dos primeiros carros elétricos lançados pela montadora alemã. A proposta por aqui é de entregar um produto com apelo premium e altamente tecnológico, confortável e alinhado com o que se pede de um veículo zero emissão.

O Canaltech já havia tido dois breves contatos com o SUV em eventos fechados, mas agora, durante CES 2023, passou um bom tempo com ele, em um deslocamento de 471km entre Los Angeles e Las Vegas para poder conhecê-lo melhor e atestar, de fato, se ele pode vingar no mercado brasileiro.

E a resposta é ainda melhor do que imaginávamos: o Volkswagen ID.4 pode ser o carro elétrico ideal para o mercado brasileiro, principalmente se a Volks souber como precificá-lo.

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Volkswagen Premium

A ideia da Volkswagen de nos colocar para testar o VW ID.4 em uma longa viagem foi para tirar o carro elétrico da sua zona de conforto, que é justamente a cidade, muito mais preparada do ponto de vista de infraestrutura para abastecer esses carros.

Na estrada, além de verificar qual é a real condição da bateria de 82 kWh que equipa a versão Pro S com tração dianteira, pudemos avaliar todo o comportamento dinâmico do SUV elétrico, como sua aceleração, desempenho nas curvas, conforto a bordo, itens de comodidade e conectividade.

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E logo ao entrar no ID.4, confirmamos aquilo que já havíamos percebido em outra oportunidade com o carro: a Volkswagen caprichou demais na ambientação e no acabamento de seu SUV elétrico. Nos Estados Unidos, essa versão do carro não sai por menos de US$ 48 mil, e isso o coloca no patamar de modelos premium.

Há materiais de excelente qualidade por toda a cabine e há uma tentativa de te transportar para o futuro, fator evidenciado pelo posicionamento do cluster digital, que é uma tela separada, e de um feixe de LED localizado abaixo do pára-brisas, ativado pelo assistente pessoal do carro.

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Normalmente não começamos falando de um veículo por esses aspectos, mas, por aqui, a coisa muda de figura porque se trata de uma marca generalista tentando fazer um produto realmente premium. Mas essa sensação de "coisa fina" fica mais clara quando começamos a dirigir.

Volkswagen ID.4: Impressões ao dirigir

Todas as versões do VW ID.4 são equipadas com o mesmo motor de 204cv e 31,6 kgf/m de torque. Na unidade que dirigimos nos Estados Unidos, a Pro S, a tração é dianteira e a bateria é de 82 kWh, o que rende ao SUV uma autonomia de pouco mais de 500km no ciclo WLTP, o mesmo que usamos no Brasil. No país norte-americano, isso cai um pouco, para algo na casa dos 480km, já que lá os trajetos são mais longos e retilíneos.

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Usar um carro elétrico na estrada é bem diferente de usá-lo na cidade. Isso acontece porque temos que manter mais a velocidade e, claro, isso acaba gastando mais a bateria. Mas os modos de condução do ID.4 foram bem calibrados para darem ao condutor diferentes sensações e "eficiências" no percurso. Durante a maioria do tempo, ficamos no "Comfort", o mais equilibrado.

Nesse modo, as acelerações são vigorosas e seguras, permitindo que pudéssemos realizar ultrapassagens sem maiores problemas e manter um bom ritmo na rota entre Los Angeles e Las Vegas. Mesmo sendo um SUV que pesa 2.099kg, em momento algum sentimos que faltou motor.

Em situações de curva em alta velocidade, por exemplo, não sentimos uma grande rolagem da carroceria, e a dirigibilidade é a característica da Volkswagen e de outros carros do grupo, ou seja, tudo está na sua mão. O silêncio a bordo é algo que também impressiona, com pouquíssimo ruído invadindo a cabine.

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Autonomia interessante, regeneração mais ainda

Durante a viagem, a Volkswagen preparou um exercício interessante para atestar a capacidade da bateria do VW ID.4 e de seu sistema de regeneração. Nós fizemos uma parada no meio do caminho para recarregar o SUV e o fizemos de 20% a 80% em apenas 30 minutos. No mostrador do carro, a autonomia restante era de pouco mais de 200 milhas (310km) e faltavam justamente 200mi para chegarmos em Las Vegas.

Como já mencionamos, o carro elétrico, na estrada, gasta muito mais bateria e, certamente, faltaria energia para chegarmos em Las Vegas em condições normais. Mas aí é que entra o sistema de regeneração. No trajeto até a cidade no estado de Nevada, havia uma grande subida e, depois, claro, uma enorme descida. Com essa mudança na geografia, conseguimos não apenas garantir a chegada em Las Vegas em segurança, como aumentar a autonomia da bateria.

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Desembarcamos no hotel Four Seasons/Mandalay Bay com 90 milhas restantes (144 km), sendo que, em dado momento da viagem, chegamos a ter somente 30 milhas (48 km) de bateria disponível (no alto da montanha). A regeneração pode ser feita com os freios ou o modo B do câmbio.

Bem equipado e tecnológico

O VW ID.4 Pro S estava equipado com o que a Volkswagen tem de melhor em comodidade e segurança. O SUV elétrico estava munido de itens como o Drive Assist, que, quando ativo, praticamente dirigiu o carro sozinho durante o trajeto entre Los Angeles e Las Vegas. Mas não foi só isso.

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O sistema multimídia do ID.4 é um dos melhores que já vimos e conta com um GPS nativo excepcional, que mostra o percurso com alto nível de detalhes. É possível saber, por exemplo, em qual faixa da estrada estamos naquele momento.

Além disso, há conectividade a bordo e outros itens de segurança e comodidade, como internet 4G, seis airbags, chave presencial, entre outros. Tudo isso será melhor avaliado quando testarmos o carro com mais tempo, no Brasil.

Por que pode ser o ideal para o Brasil?

O Volkswagen ID.4 tem tudo para ser o carro elétrico ideal para o mercado brasileiro. Com autonomia de mais de 500km, excelente porte e ótimo nível de equipamentos, o SUV tem atributos para convencer os adeptos de veículos elétricos que a Volkswagen sabe como fazer modelos premium.

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Alguns fatores, claro, podem contribuir. O principal deles é o preço, evidentemente. Se a empresa souber como precificar seu SUV elétrico, a começar por escolher a versão certa para chegar aqui, será meio caminho andado.