O que significam os nomes dos carros da Porsche?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Taycan, Panamera, 718, 911, Cayenne. A Porsche tem uma infinidade de linhas de carros, desde os mais icônicos esportivos até os 100% elétricos, passando ainda pelos SUVs. Uma combinação de números e nomes que torna cada um deles único e especial.
E como são escolhidos os nomes dos carros da Porsche? O que eles significam? É isso o que o Canaltech vai te mostrar nesse conteúdo. E a explicação vem de quem mais entende da criação dos lendários modelos: da própria marca alemã.
A Porsche criou uma espécie de glossário para que os fãs da marca possam, enfim, entender que cada carro desenvolvido pela montadora tem uma razão para existir, desde o conceito até o “batismo”.
A origem do nome Porsche
Antes de mostrar o que significam os nomes dos carros da Porsche, porém, é preciso explicar o porquê a própria fabricante tem esse nome. Essa resposta, porém, é muito fácil e bastante gente já sabe.
A Porsche foi assim nomeada por conta do seu fundador, Ferdinand Porsche. E o primeiro carro “oficial” da marca, ou seja, reconhecido pelo criador da montadora, não foi o Type 64, como muitos imaginam, e sim o 356.
Essa história, porém, nós já contamos em um outro conteúdo especial sobre os preços dos carros da Porsche. Vamos, então, começar a elucidar, enfim, o que significam os diversos nomes dos modelos da marca alemã.
356
A Porsche estabeleceu como metodologia de trabalho a numeração sequencial de cada projeto de carro que era trabalhado pela empresa. Em 1948, o número 356 foi alcançado e esse foi o carro escolhido para dar início à gloriosa história da marca.
911
O Porsche 911 é um ícone da marca e, assim como os demais modelos nomeados com números de 3 dígitos, sinônimo de esportividade da montadora alemã. O “batismo” dele, porém, tem uma história curiosa.
A ideia inicial da marca ao lançar o modelo em 1964 era o de chamá-lo de “Type 901”. Foi assim, inclusive, que ele foi apresentado à época no Salão do Automóvel de Paris, um dos mais importantes do mundo.
Durante o evento, porém, a Peugeot reivindicou os direitos sobre o número e a Porsche, para não perder todo o projeto construído em cima do “1”, fez uma decisão estratégica de renomear o carro como 911, dando início ao nascimento de uma lenda.
Spyder
Segundo a Porsche, o termo “Spyder” ou “Spider”, quando ligado aos veículos, remete ao ano de 1800, época em que carruagens leves, abertas, para duas pessoas, eram populares.
O nome é utilizado por diversas montadoras para caracterizar veículos tipo roadster, mas, na marca de superesportivos, a denominação é aplicada para os modelos de carros abertos e com motor central, como o lendário Porsche 550 Spyder, campeão em Le Mans no inídio da década de 1950.
718
Já citamos anteriormente que um carro Porsche com denominação de 3 dígitos remete à esportividade, e o 718 não foge à regra. Dentro dela estão o Boxter, o Cayman (calma, que logo mais explicaremos o porquê desses nomes também) e, ainda, o já citado Spyder.
A primeira vez que o 718 surgiu foi nas pistas de Le Mans, em 1957. Atualmente, o carro é um tipo roadster, com motor central que, segundo a Porsche, “leva o espírito esportivo das pistas para as estradas”.
Targa
O Porsche Targa já tem 8 gerações desde que foi apresentado ao mundo pela primeira vez em 1965. Ele nada mais é do que a versão conversível do icônico 911. Mas o que significa o nome Targa? A Porsche responde:
“O nome foi inspirado na lendária corrida de estrada siciliana, a Targa Florio. A palavra italiana Targa significa 'placa’.
Carrera
O nome Carrera também é instantaneamente associado ao Porsche 911 quando o assunto em pauta são carros esportivos. A palavra, que em espanhol significa “corrida”, foi atrelada ao modelo alemão para celebrar o sucesso da Porsche na famosa Carrera Panamericana, corrida realizada no México entre as fronteiras do país.
Boxster
O nome Boxster surgiu quando a Porsche juntou as palavras “Boxer”, oriunda dos motores com pistões que se movem de dentro para fora, como luvas de boxe, e roadster, estilo de carro projetado para apenas duas pessoas e sem teto fixo.
O Boxster, então, nasceu em 1996, com um motor central traseiro de 6 cilindros e refrigerado a água empurrando o esportivo para a frente e “estabelecendo novos padrões de desempenho e segurança” no segmento.
Cayenne
A pimenta caiena é comumente usada nas iguarias culinárias do México e da Tailândia, mas sua origem, na verdade, é peruana. E o que a pimenta caiena tem a ver com os luxuosos carros da Porsche? A gente explica…
Foi a pimenta caiena que originou o nome do Porsche Cayenne, SUV lançado em 2002 para, segundo muitos historiadores, “salvar”, ou melhor, “apimentar” as contas da empresa, ao se tornar um dos modelos mais vendidos da marca até hoje.
Cayman
A explicação para a origem do nome do Porsche Cayman é, no mínimo, curiosa. De acordo com o site da fabricante alemã, ele “deriva do jacaré sul-americano parecido com um crocodilo”.
A escolha pelo nome se dá pela ferocidade da “mordida” do Porsche Cayman. “Poderoso, mas ágil, quando foi lançado em 2006 juntou-se ao Boxster e ao 911 como outro carro esportivo de destaque na linha Porsche, e hoje tem lugar sob o guarda-chuva 718”.
Panamera
O Porsche Panamera não é um modelo tão icônico quanto o 911 Carrera, mas ambos compartilham a mesma história que deu origem ao nome.
Segundo a marca, ele foi criado inspirado na Carrera Panamericana, realizada originalmente entre 1950 e 1954 para testar resistência, confiabilidade e velocidade, “atributos que facilmente descrevem esse carro”.
Taycan
Chegamos à era elétrica para descobrir o que significam os nomes do primeiro Porsche zero emissor de poluentes, lançado em 2019. A reportagem do Canaltech já teve a oportunidade de testar três da mesma família: Taycan 4S, Taycan Turbo S e Taycan 4S Cross Turismo.
O nome Taycan deriva de dois termos da língua turca que, juntas, podem ser traduzidas para o português como “alma de um cavalo jovem”. Segundo a Porsche, é isso o que o Taycan simboliza por ser “ágil, vigoroso e incansável”.
Macan
Fechando a lista de carros da Porsche, vamos descobrir o que significa o nome Macan. A palavra tem origem indonésia e, no idioma original, significa “tigre”.
A ideia da Porsche ao adotar a nomenclatura Macan é mostrar que o modelo reúne ferocidade e elegância e, por isso, hoje é considerado um dos SUVs compactos mais esportivos do mundo.