Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Porsche | Entenda as linhas da montadora alemã

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Novembro de 2022 às 21h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Porsche é uma das marcas de automóveis mais desejadas do mundo e não é para menos. A gigante alemã, hoje parte do grupo Volkswagen, sabe como fazer carros extremamente velozes e divertidos de dirigir, além de lindos e que realmente chamam a atenção por onde passam.

Atualmente, a Porsche conta com uma linha bem diversificada de carros, que vai desde os modelos essencialmente pensados para a pista, que levam a sigla RS, até os SUVs mais confortáveis e de uso familiar, como o Cayenne, mas que não deixam de ser altamente tecnológicos e com desempenho acima da média.

Continua após a publicidade

No Brasil, a marca alemã trabalha muito bem com seus clientes e tem uma gama das mais variadas à disposição, e isso, certamente, é um diferencial. Em seu evento voltado aos entusiastas e compradores de longa data, o Porsche World Road Show, a montadora colocou vários deles à disposição para serem testados na pista, como o próprio Cayenne Turbo GT, o elétrico Taycan Turbo S e o recém-lançado Porsche 718 Cayman GT4 RS.

Diante de tantas máquinas, surgiu a dúvida: será que as pessoas sabem diferenciar os Porsches? Com isso em mente, o Canaltech separou toda a linha da montadora disponível no Brasil e vai te explicar como os carros são categorizados.

Linha 718

A linha 718 da Porsche se caracteriza por carros com motores centrais, ora de quatro cilindros, ora de seis, sempre inspirados nos clássicos que apareceram nas 24 Horas de Le Mans. Dentro dessa segmentação temos modelos como o 718 Cayman e o 718 Boxter, que podem ter propulsores aspirados ou turbo, e até mesmo as variantes Spyder, uma nomenclatura para carros conversíveis.

Continua após a publicidade

Muito embora a linha 718 tenha sido pensada para as ruas e não para a pista, os modelos RS, como Porsche 718 Cayman GT4 RS, são mais preparados para corridas e voltas rápidas do que propriamente para o uso nas ruas.

Linha 911

A Linha 911 é a principal da Porsche em todo o mundo e reúne seus principais carros esportivos. Por aqui, temos modelos com várias motorizações e estilos de carroceria, que podem ir desde o modelo Carrera, que são os mais potentes, até a Targa, caracterizadas pelo teto diferente das demais.

Continua após a publicidade

Linha Panamera

A linha Panamera da Porsche recebe esse nome devido a uma famosa corrida que acontecia na década de 1950 nos Estados Unidos. Por aqui, temos sedans grandes de quatro portas equipados com motores V6 ou V8 e que hoje são sempre híbridos. Os Porsche Panamera, aliás, são os pioneiros dentro da montadora a receberem motores elétricos.

Continua após a publicidade

Linha Macan

Na atualidade, os Porsche Macan são considerados como os modelos de entrada da marca, mesmo sendo SUVs. De porte compacto, eles podem ser encontrados em versões convencionais, equipadas com o conhecido motor 2.0 turbo da Volkwsagen ou o excelente V6 da própria Porsche.

Linha Cayenne

Continua após a publicidade

O Porsche Cayenne representa o que há de melhor na montadora quando pensamos em conforto e desempenho. O SUV tem porte grande e é geralmente equipado com powertrains capazes de fazer as famílias mais abastadas não perderem muito tempo na estrada ou na cidade.

Linha Taycan

O Porsche Taycan representa a linha 100% elétrica da montadora alemã e possui proposta parecida com o Panamera. Mas não se engane: mesmo sendo elétricos, os carros dessa coleção levam consigo o DNA da marca, com muita potência, dirigibilidade e tecnologia.

Continua após a publicidade