Publicidade

Porsche é marca de carro premium mais desejada do Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Março de 2023 às 16h45

Link copiado!

Arte/Canaltech
Arte/Canaltech

A Porsche fechou 2022 como a marca de carro premium mais desejada do Brasil. A montadora alemã deixou para trás concorrentes de peso, como BMW, Mercedes-Benz, Volvo, Audi e outras rivais para arrematar o troféu da 6ª edição do Prêmio Canaltech em uma das categorias estreantes do ano.

O interesse pela nova categoria, disputada por 10 das marcas consideradas premium do segmento automotivo do país, foi alto, e contou com a participação de 126.535 pessoas, quase 90% de um universo total de 148.298 votantes.

Ao contrário da disputa que elegeu a Volkswagen como a mais querida do país, porém, a eleição para definir qual a marca de carro premium mais desejada do Brasil foi bastante acirrada, e acabou sendo resolvida praticamente no “tira-teima”.

Continua após a publicidade

A Porsche recebeu 1.330 votos a mais que a BMW, e levou o troféu da 6ª edição do Prêmio Canaltech para casa com 21,3% dos votos ante 20,3% da segunda colocada. A Mercedes-Benz fechou o pódio com um percentual também bastante expressivo dos votos: 18,8%.

Raio-x da vitória da Porsche

A briga pelo posto de marca de carro premium mais desejada do Brasil foi polarizada entre Porsche e BMW, com três regiões do Brasil pendendo favoravelmente à vencedora do troféu — Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A BMW levou as outras duas regiões (Norte e Nordeste).

Continua após a publicidade

Este recorte específico mostra claramente que as três regiões consideradas mais ricas do Brasil veem nos modelos da Porsche, com design mais atraente e esportivo, a melhor opção de compra para quem busca por um carro no segmento automotivo premium. A BMW, que conta com modelos mais acessíveis, mostrou ser a escolha mais correta para uma outra fatia de consumidores.

O mapa que mostra os votos por faixa etária também revelou tendências interessantes para cada perfil. Os jovens entre 18-24 anos, além das pessoas com idade entre 25-34 anos e 35-44 anos entregaram mais de 100 mil votos para a Porsche, algo que também é explicado em boa parte pela magia que envolve os modelos icônicos da marca, como o 911, e os mais recentes lançamentos, como o elétrico Taycan Turbo S.

A BMW, curiosamente, não foi a vencedora em nenhuma das faixas etárias, o que explica o bom desempenho da Mercedes-Benz no quadro geral. A famosa marca da estrela foi a mais votada entre os participantes de 45-54 anos, 55-64 anos e acima de 65 anos. Isso prova que tradição não envelhece, especialmente no segmento automotivo premium.

Continua após a publicidade

Depois de entender o porquê a Porsche levou para casa o troféu de marca de carro premium mais cobiçada do Brasil em 2022, confira todos os vencedores da 6ª edição do Prêmio Canaltech. Para ver como foi o evento da premiação, assista ao vídeo a seguir.