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Preview Porsche 718 Cayman GT4 RS | Domamos a besta em seu habitat natural

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Outubro de 2022 às 11h00

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Porsche World Road Show é um evento clássico da Porsche que reúne jornalistas, entusiastas e clientes para experimentarem alguns dos carros mais legais da montadora alemã na pista, local onde eles se sentem mais em casa. E na edição de 2022, a grande estrela desse evento foi o novíssimo Porsche 718 Cayman GT4 RS, lançado agora no Brasil.

A sigla RS entrega: o acerto desse carro é completamente voltado para a pista. Com diferenças importantes para o GT4 convencional, o Porsche 718 Cayman GT4 RS usa o conhecido motor 4.0 aspirado de 500cv e 45,8 kgf/m de torque, mas a estrutura mais leve lhe deu uma relação peso/potência mais vantajosa, isso sem falar nos ajustes próprios na mecânica.

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O Canaltech foi convidado pela Porsche Brasil para ver de perto o Porsche 718 Cayman GT4 RS e o testou durante algumas voltas no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçú, no interior de São Paulo, e vai te contar como foi a experiência a bordo desse que é um dos carros mais divertidos que já passaram por aqui.

Porsche 718 Cayman GT4 RS: Primeiras impressões

A linha 718 da Porsche é caracterizada por trazer carros esportivos com motor central. Geralmente eles são menores do que os modelos da linha 911 e apresentam comportamento mais "seco", com uma direção mais direta e vocação de pista, ainda mais quando há o acerto para as versões RS, como o Porsche 718 Cayman GT4 RS.

E tudo o que nos foi explicado na apresentação prévia da Porsche antes do teste pode ser aferida nas voltas dentro do Velo Città. O GT4 RS é um carro extremamente direto na direção, respondendo a todos os nossos comandos de maneira imediata. Se pudéssemos fazer uma comparação para que o leitor entenda, é como se fosse dirigir um kart.

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Só que, claro, não se trata de um "kart" qualquer. Aqui temos um esportivo equipado com motor 4.0 naturalmente aspirado que despeja 500cv e 45,8 kgf/m de torque, podendo chegar a 9 mil rotações por minuto. Esse propulsor, aliado a uma construção mais leve e que prioriza do coeficiente aerodinâmico, além do câmbio automatizado PDK de sete marchas, dá ao GT4 RS muita agilidade.

A cada pisada no acelerador, sentimos a força do carro subindo de modo gradativo, porém rápido, como um bom motor aspirado é capaz de fazer. O som nas nossas costas, cuidadosamente pensado para invadir a cabine em níveis suficientes, é música para os nossos ouvidos.

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Segundo a Porsche, o 718 Cayman GT4 RS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, precisamente 0,5 segundo mais rápido que o GT4. Já a velocidade máxima é de 315 km/h, ou 13 km/h além do GT4 convencional. Seu peso é de apenas 1.415kg, levando a relação peso/potência para 2,83 kg/cv. Impressionante.

Pela proposta, o 718 Cayman GT4 RS será aquele carro do milionário ou milionária que quer se divertir no fim de semana, fazendo um track day ou uma pequena viagem para colocar os 500cv para trabalharem. No dia a dia, ainda mais no Brasil, não deve ser dos modelos mais convidativos da marca. Mas quem vai comprá-lo, claro, não liga para isso.

Mudanças na carroceria

A tecnologia e a engenharia andam de mãos dadas quando um carro como o Porsche 718 Cayman GT4 RS é projetado. E a montadora fez um belo trabalho por aqui para dar a esse bólido ainda mais competência e diversão para seus compradores.

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Para começar, a redução no peso é um ponto-chave. Ela foi alcançada com o uso da fibra de carbono em boa parte do carro, como no capô e nos para-lamas, por exemplo. Há, também, menos material isolante e as janelas também são mais finas, algo que contribui para a sensação de esportividade. Tapetes e até alças das portas estão mais leves. Cada grama conta.

Além disso, há novas entradas de ar atrás dos vidros laterais das portas, que melhoram o fluxo de ar e ajudam a produzir um ruído ainda mais intenso do motor. As entradas dianteiras ajudam o arrefecimento do motor, algo importante para manter o bom desempenho.

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Outra novidade é a asa traseira feita em formado "pescoço de ganso", munida de suportes de alumínio. Este princípio de asa é derivado do carro de corrida Porsche 911 RSR GT e estreou em um veículo de produção da Porsche pela primeira vez no 911 GT3. Essa asa contribui para que o 718 Cayman GT4 RS possibilite 25% mais downforce que o 718 Cayman GT4.

Porsche 718 Cayman GT4 RS: O que esperar?

O Porsche 718 Cayman GT4 RS é um carro pensado para a pista. Ponto. Sendo assim, seu comportamento arisco e ajustes são todos voltados para o desempenho. Não espere aqui muitos mimos ou confortos. Se você está disposto a pagar mais de R$ 1 milhão por ele, saiba que a proposta é única e exclusivamente a diversão.

Porsche 718 Cayman GT4 RS: Preço e disponibilidade

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O Porsche 718 Cayman GT4 RS é oferecido no Brasil por R$ 1.157.000.