Quanto custa um Porsche?

Quanto custa um Porsche?

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 01 de Julho de 2022 às 18h00
Divulgação/Porsche

Assim como a Ferrari, a Porsche também é uma marca de superesportivos que habita o sonho de milhões de crianças e adolescentes apaixonados por carros velozes e imponentes. A exemplo da fabricante do Cavalinho Rampante, a montadora alemã também tem uma história repleta de sucesso desde sua fundação e, por isso, cobra caro em seus modelos. Quer saber quanto custa um Porsche? Então vamos começar, com o perdão da redundância, do começo…

A Porsche, assim como a rival Ferrari, também projetou seu primeiro carro antes mesmo da efetiva fundação da marca pelas mãos de Ferdinand Porsche e seu filho, Ferdinand ("Ferry"). Afinal, o pai trabalhava em uma indústria de design independente, e dela nasceu o carro que hoje é considerado o mais antigo do line-up da montadora: o Porsche Type 64. A montadora, no entanto, até hoje sustenta que este modelo NÃO é um Porsche. De qualquer forma, temos que conhecê-lo.

Este modelo foi fabricado em 1939, com o objetivo de participar da corrida de 1.500 quilômetros entre Berlim e Roma, mas a prova acabou cancelada por conta do início da Segunda Guerra Mundial. Apenas três unidades foram produzidas, todas elas com corpo em alumínio, rodas totalmente cobertas por painéis de liga removíveis, motores de quatro cilindros refrigerados a ar de 32 cavalos, tecnologia de aeronaves da Segunda Guerra Mundial e o mesmo sistema de transmissão e suspensão do Volkswagen Tipo 1.

Porsche Type 64, sobrevivente da Segunda Guerra, está em leilão na RM Sotherby’s por US$ 22 milhões (Imagem: Divulgação/RM Sotherby’s)

Apenas uma das três unidades sobreviveu à guerra, e o registro deste modelo com as letras Porsche no capô só aconteceu em 1946, na Áustria. Dois anos depois, Ferdinand “Ferry” Porsche vendeu o esportivo para o piloto local Otto Mathé, que o ostentou por 48 anos e, depois, o repassou para um admirador da marca, Thomas Gruber.

Quanto custa hoje o 1º Porsche?

Este Porsche que hoje é exclusivo, pois apenas um dos três modelos permanece “vivo”, custa uma verdadeira fortuna. Segundo informações da RM Sotherby’s, uma das casas de leilão mais famosas e respeitadas do mundo, ele está à venda no lote número 362 da casa, e avaliado entre US$ 19 milhões e US$ 22 milhões.

“O carro mais antigo a usar o icônico emblema de fonte larga da Porsche, dirigido por Ferdinand Porsche e também por seu filho. O Porsche historicamente mais importante já oferecido publicamente, e você tem a chance de fazer parte desta história”, diz o site leiloeiro, convidando os clientes a abrir os cofres e levar a relíquia para a garagem.

Qual o Porsche mais caro do mundo?

Assim que o 1º Porsche efetivamente for leiloado ele também se tornará o Porsche mais caro do mundo. Atualmente, o posto de Porsche mais caro do mundo pertence a um outro modelo, também antigo: o 917K.

Este carro fez história na tradicional corrida de Le Mans em 1970 e 1971, e reinou absoluto. O superesportivo possui um motor 5.0 V12, produzido por uma combinação de dois motores 3.0 de seis cilindros.

O carro rendia 630 cavalos de potência, e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. Não à toa, até hoje é considerado um dos maiores modelos da marca alemã.

Porsche 917K é o mais caro do mundo até hoje (Imagem: Divulgação/Porsche)

O 1º Porsche “real”

A história da Porsche como fabricante, no entanto, começou oficialmente depois do surgimento do Porsche Type 64. Estamos falando do Porsche 356, apresentado ao mundo em 1948 e considerado precursor de modelos icônicos da marca alemã, como o 550 e o 911.

O 1º Porsche 356 fabricado tinha um motor de apenas 40 cavalos, herdado do Volkswagen Beetle, ligeiramente turbinado e montado na traseira, mas, mesmo assim, deixou impressões positivas por seu comportamento na pista, ágil, confortável e confiável nas curvas. Em meados da década de 1950, a marca passou a produzir seus próprios motores e, então, deu ao 356 versões mais potentes.

A produção passou de 52 para 369 unidades ao ano com o aluguel de um espaço na fábrica de carrocerias Reutter em Zuffenhausen, um subúrbio de Stuttgart. Foi neste ano também que a primeira unidade foi exportada para os Estados Unidos, a pedido de Max Hoffman.

Porsche 356 foi o primeiro carro da marca a ser produzido em série (Imagem: Divulgação/Porsche)

A “explosão” da Porsche no mundo

A “explosão” da Porsche como marca de luxo aconteceu entre 1956 e 1963. Nesta época, todos que procuravam saber quanto custa um Porsche tinham ao menos uma certeza: o preço não era nada convidativo. Afinal, após chegar a 10 mil 356 produzidos, a marca alemã terceirizou a produção e estabeleceu uma rede de distribuição por toda a Europa.

O carro alemão, no entanto, era vendido por preços bem mais em conta que os atuais (cerca de US$ 4 mil, na época). Hoje, no Brasil, um carro clássico da marca, como o 911 Turbo S Cabriolet, pode chegar perto dos R$ 2 milhões, segundo dados da Tabela Fipe. O carro da foto abaixo é o Porsche 550 Spyder, primeiro modelo de corrida produzido pela marca.

Porsche 550 Spyder era fera nas pistas (Imagem: Divulgação/RM Sotherby's)

Famosos também amam Porsche

Não é só a Ferrari que tem lugar reservado na garagem de famosos. Neymar, por exemplo, que afirmou ter “realizado o sonho de criança” ao comprar uma Ferrari, teve em um carro da Porsche seu primeiro “mimo” de luxo: um Porsche Panamera, ano 2011, comprado pelo pai do jogador após ele ter se tornado campeão da Libertadores da América com o Santos.

A lista de brasileiros que já ostentaram um ou mais modelos Porsche conta ainda com MC Gui, Ludmilla (que também tem uma Ferrari), o youtuber Rezende, que tem quase 30 milhões de inscritos em seu canal, e a também youtuber Viih Tube, que participou do BBB 21, e é dona de um Porsche Cayenne 2011, avaliado em R$ 400 mil.

Quanto custa correr na Porsche Cup?

Para correr na Porsche Cup o interessado não precisa ser piloto profissional. É necessário, no entanto, ter carteira especial e, principalmente, se classificar para as vagas, que são limitadas - o número varia de acordo com a temporada.

As corridas da Porsche Cup atraem o interesse de empresários e até artistas, como o global Caio Castro, que costuma colocar seu 911 GT3, avaliado em R$ 1,3 milhão, nas pistas.

Todos os carros participantes ficam aos cuidados da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil. Agora, decretar exatamente quanto custa correr na Porsche Cup é uma pergunta sem resposta exata.

Porsche Cup reúne empresários e artistas com "veia" de piloto (Imagem: Lucas Bassani/Divulgação)

Isso acontece porque o piloto, seja ele empresário, famoso ou profissional, pode optar por fazer quantas provas quiser da temporada. Se ele levar os próprios patrocinadores, o valor, que é alto, além do investimento no carro, costuma ser bastante amortizado.

Quanto custa um Porsche no Brasil?

Chegamos, enfim, à resposta para a pergunta sobre quanto custa um Porsche. Como estamos no Brasil, nada mais justo do que apresentar a você, canaltecher, uma lista com os preços dos principais modelos de Porsche à venda no País. A base, como sempre, será em cima dos valores divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a popular Tabela Fipe.

De acordo com a tabela Fipe, em junho de 2022 há 44 modelos / versões de Porsche zero quilômetro à venda no Brasil, desde o mais recente lançamento da marca, o Macan 2.0 Turbo, que tem o preço mais “acessível” do line-up (R$ 548.750) até o topo de gama, 911 Turbo S Cabriolet, que custa “apenas” R$ 1.675.920.

Há, ainda, modelos híbridos, como o Cayenne Coupe E-Hybrid, que parte de R$ 757.850, e elétricos, como o Taycan 4S, um dos mais vendidos do Brasil em 2021 no segmento, que custa R$ 868.525. Confira abaixo os preços de alguns dos principais modelos da linha no País, segundo a tabela Fipe.

Porsche 911 Turbo S é um dos modelos à venda no Brasil atualmente (Imagem: Divulgação/Porsche)
Preços dos principais modelos de Porsche 0 km no Brasil (2022)
Modelo Potência Preço
Macan 2.0 Turbo 237 cavalos R$ 548.750
718 Cayman 2.0 300 cavalos R$ 585.455
718 Boxster T 2.0 300 cavalos R$ 645.845
718 Cayman GTS 4.0 400 cavalos R$ 695.856
Panamera 4 E-Hybrid 2.9 462 cavalos R$ 809.575
718 Boxster GTS 4.0 400 cavalos R$ 810.546
Taycan 4S (Elétrico) 408 cavalos R$ 868.525
Taycan 4 Cross Turismo (Elétrico) 380 cavalos R$ 873.750
Panamera 4 E-Hybrid Sport Tur. 2.9 462 cavalos R$ 886.250
Taycan GTS (Elétrico) 598 cavalos R$ 900.890
Panamera 4S E-Hybrid 2.9 560 cavalos R$ 918.850
911 Turbo S Cabriolet 3.6 650 cavalos R$ 1.675.920

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.