Review Audi RS5 | Conforto de sedan e desempenho de esportivo
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A expectativa para avaliar o Audi RS5 sempre foi grande e era um modelo que gostaríamos de trazer para o Canaltech. Esportivos são carros que atraem os entusiastas por velocidade e tecnologia, mas que possuem peculiaridades que lhes afastam de alguns clientes.
Utilizando o Audi RS5 no dia a dia, ficou mais do que provado que esse modelo possui facetas que vão além da sua performance. Feito com base no excelente Audi A5, a versão esportiva tem acertos específicos para quem busca um carro essencialmente esportivo, mas pode, sem exagero, ser o único carro de uma família com maior poder aquisitivo.
Os motivos que nos levaram a ter essa conclusão contaremos nesta análise.
Conectividade, Segurança e Tecnologia
O Audi RS5 vem bem equipado quando pensamos em segurança e tecnologia, mas nem tanto na conectividade. Essa é uma característica dos modelos atuais da Audi no Brasil e que já demandam uma atualização nesse sentido.
Sendo assim, não espere tanta comodidade em termos de conectividade e serviços de concierge, algo que já vimos em rivais premium. O Audi RS5 vai te oferecer um bom pacote de equipamentos para o uso diário, mas sempre voltados à experiência de uso e proteção dos passageiros.
De série, o sedan vem com um pacote ADAS razoável, munido do alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo com função Stop & Go, alerta de saída de faixa com correção, alerta traseiro de colisão em manobras, detector de fadiga e comutador automático do farol alto.
Mesmo sendo um esportivo, sentimos falta de alguns itens, como o alerta de ponto cego e o sensor de tráfego cruzado traseiro, recursos que seriam importantes no uso, já que a visibilidade traseira é prejudicada por conta do formato do bólido. Além disso, não há câmeras 360º para manobras, tampouco auxiliares de estacionamento semiautônomos.
Em termos de segurança passiva, temos seis airbags de série, vetorização de torque, controles de estabilidade e tração, frenagem pós-colisão e freios especiais da Audi Sport.
A calibração de todos os sistemas segue o padrão da Audi, ou seja, não sentimos gargalos no funcionamento dos sistemas de auxílio ao motorista. Como citamos, faz falta o sensor de ponto cego, mas a obrigação do motorista ao guiar um bólido desses nas ruas das grandes cidades é de redobrar a atenção e tentar não deixar que o motor V6 te empolgue tanto.
No campo do infotenimento, há uma boa central multimídia de 10 polegadas, mas ela não faz espelhamento sem fio com o Android Auto e o Apple CarPlay, para compensar, há GPS nativo e carregador de celular por indução. O sistema de som é assinado pela Bang & Olufsen e tem extrema qualidade, sobretudo em músicas que privilegiam os agudos.
A experiência do ponto de vista tecnológico com o Audi RS5 não pode ser considerada ruim, mas está mais presente no comportamento do carro, que falaremos adiante. A cabine, porém, oferece um convívio high tech se considerarmos os recursos disponíveis, mesmo com a ausência de equipamentos.
Experiência de uso e Conforto
Como era de se esperar, é ao volante que o Audi RS5 brilha, mas as surpresas com o sedan esportivo ultrapassam os limites daquilo que consideramos óbvio, que é o seu ótimo desempenho e dirigibilidade.
O Audi RS5 pode ser o único carro da garagem devido aos seus sistema de condução bem pensados e acertados para um uso corriqueiro, fruto de um excelente aproveitamento da plataforma MLB Evo, a mesma do Audi Q5, por exemplo.
Nossa unidade, ainda no ano/modelo 2023 (geração desde 2018), estava equipada com o absurdo motor 2.9 V6 Biturbo de 450cv e 61,2 kgf/m de torque a 1.900rpm, sempre atuando com o câmbio automático de oito marchas e a tração Quatto integral e permanente.
Com esse motor, o Audi RS5 acelera de forma vigorosa e proporciona uma experiência visceral quando pisamos fundo. O 0 a 100 km/h é feito em 3,9 segundos e ao selecionar o modo de condução mais esportivo, sentimos tudo o que ele é capaz de oferecer.
O carro fica bem arisco, com uma direção espantosamente precisa e direta, aceleração brutal e o ronco do V6 invadindo a cabine na medida certa. A tração integral Quattro, grande joia da Audi, está presente e faz o trabalho de deixar o sedan bem estável, mesmo em alta velocidade. Curvas são feitas como se nem existissem, com extrema segurança. A plataforma é tão bem acertada que nem a força G despejada com as acelerações e frenagens incomoda.
Mas, então, voltando ao que nos surpreendeu, de fato. O Audi RS5 não tem modo Eco de direção, algo que, sinceramente, não fez falta alguma. Mas há uma seleção chamada de Comfort que realmente transforma a vida a bordo do carro.
A suspensão adaptativa do Audi RS5 fica, realmente, mais confortável e torna o uso diário com o sedan bem agradável. Carros esportivos são, na média, cansativos, mas aqui o RS5 pode ser transformado em algo muito próximo do que é o Audi A5.
Isso fica ainda mais evidenciado com o ótimo isolamento acústico e o espaço interno abundante, proporcionado pelas ótimas medidas do bólido. São 4,78m de comprimento, 1,86m de largura, 1,38m de altura e distância entre-eixos de 2,82m, que dão ao carro a possibilidade de ser utilizado por uma família. O único pormenor é o porta-malas de apenas 430 litros.
Para a comodidade e conforto, há um bom pacote de equipamentos no Audi RS5, como massagem para o motorista e passageiro dianteiro, sensores de chuva e crepuscular, ar condicionado digital de três zonas e automático, sensores de estacionamento, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos eletrocrômicos e com função antiembaçamento, porta-malas com abertura automática, função auto-hold, freio de mão eletrônico, chave presencial com partida por botão e luz de boas-vindas.
Design e Acabamento
O Audi RS5 é um verdadeiro tapa na cara de detratores da marca das quatro argolas quando o assunto é acabamento e design. O sedan esportivo é dos carros mais atraentes do Brasil e tem personalidade própria, se descolando um pouco de outros bólidos dentro da própria empresa.
A carroceria coupé faz a diferença em termos de desenho e o torna mais aerodinâmico, além de seduzir quem curte linhas mais arrojadas e ousadas, fugindo um pouco da sobriedade alemã. Nossa unidade, na cor verde, também chamava bastante atenção e ressalta essa qualidade visual.
As rodas em aro 20 têm acabamento dourado e as pinças de freio são bem visíveis, escancarando que se trata, de fato, de um esportivo.
No interior, há um bom convívio entre as telas do cockpit e o acabamento luxuoso. Há uso de camurça em partes da cabine, mas o couro, soft touch e aço escovado se fazem presentes.
Depois do Audi e-Tron, esse é o modelo mais bem acabado que já vimos da Audi.
Concorrentes
O principal concorrente do Audi RS5 no Brasil é o BMW M3, a versão esportiva do BMW Série 3. Com tração traseira e motor 3.0 biturbo com seis cilindros em linha, que despeja excelentes 510cv e 66,3 kgf/m de torque, a briga com o modelo da marca de quatro argolas é bem acirrada.
Audi RS5: Vale a pena?
O Audi RS5 é um carro espetacular e agrada não somente por sua esportividade visceral, mas também por ser um carro que pode, facilmente, ser usado no dia a dia sem maiores problemas.
Sua suspensão bem pensada se adapta ao que é necessário e transmite segurança para um track day ou para uma ida ao supermercado. Isso, é claro, sem falar no maravilhoso motor V6, que dispensa maiores comentários.
O Audi RS5 pode ser encomendado junto à Audi por a partir de R$ 758.990.
No Canaltech, o Audi RS5 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Audi do Brasil.