Preview BMW iX XDrive50 | Inteligente, potente e eficiente

Preview BMW iX XDrive50 | Inteligente, potente e eficiente

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 23 de Maio de 2022 às 12h00
Murilo Kugler/Canaltech

A reportagem do Canaltech já testou uma ampla gama de carros elétricos, desde os mais baratos à venda no Brasil, como o JAC E-JS1 e o Renault Kwid, até os mais badalados de um segmento que não para de crescer no País, como o Audi e-Tron. Agora chegou a hora de sentir o gostinho de um dos carros mais impressionantes à venda no país: o BMW iX Xrive50.

O test-drive não foi tão rápido quanto alguns que fizemos na pista do Haras Tuiuti durante a última edição do Electric Experience, mas também não demorou tanto quanto gostaríamos. O BMW iX XDrive50 ficou sob nossa responsabilidade em um bate-volta entre São Paulo e Bertioga. E a experiência de conduzir essa verdadeira “nave sobre rodas” por cerca de 250 quilômetros pode ser resumida em uma única palavra: inesquecível.

BMW iX XDrive50 é um verdadeiro show de conforto e tecnologia (Imagem: Murilo Kugler/Canaltech)

Anunciado pela montadora alemã como o 1º carro inteligente do Brasil, o BMW iX XDrive50 faz jus ao rótulo. Desde a entrada no SUV, que pode ser feita tanto por meio da chave digital instalada no smartphone quanto pela física, que não precisa sair do bolso para garantir o acesso ao proprietário, a inteligência artificial mostra que está presente.

A missão de se acomodar nos confortáveis bancos do novo carro da BMW também é digna de aplausos. Os ajustes elétricos são feitos por meio de poucos toques nos lindíssimos botões transparentes de cristal, presentes tanto para o motorista quanto para o passageiro. E com a possibilidade de memorizar tudo para, quando o carro for ligado novamente, o trabalho não precisar ser refeito.

Interior do BMW iX XDrive50 é recheado de luxo e tecnologia (Imagem: Felipe Kugler/Canaltech)

iX na estrada: Pescoços virados e "medo" das multas

Pegar a estrada com o BMW iX XDrive50 rendeu à reportagem do Canaltech momentos de puro prazer, misturados a alguns segundos de uma leve tensão e cenas curiosas que certamente fizeram aumentar a procura por especialistas em torcicolos na região que liga São Paulo a Bertioga.

Os momentos de prazer, claro, foram proporcionados pela imensa gama de recursos que o iX XDrive50 oferece aos seus ocupantes. O motorista, sem dúvida, é o maior privilegiado, pois é ele quem tem o prazer de pisar no acelerador e fazer a máquina desenvolver os 523 cavalos de potência e os 78 kgfm de torque de forma praticamente imediata.

E é justamente essa “patada” a cada pisão no acelerador que também causou os segundinhos de tensão. Afinal, diante de trechos recheados de radares, principalmente quando a reportagem passou por dentro das cidades de Mogi e Bertioga, a missão de manter o BMW abaixo dos 40 km/h foi bastante difícil, para não dizer hercúlea.

Nos trechos de rodovia, em que os limites variavam entre 60 km/h e 120 km/h, domar a “fera” elétrica não foi menos complicado. Uma pisadinha um pouco mais forte e lá vinha o susto ao olhar para o velocímetro digital. Vale lembrar que a velocidade é limitada eletronicamente, mas a assustadores 200 km/h, o que certamente renderia não apenas uma multa, mas uma cassação de CNH ao condutor que ousar acelerar tanto.

Visual moderno e imponente entortou pescoços no bate-volta São Paulo / Bertioga (Imagem: Murilo Kugler/Canaltech)

Por fim, o lado curioso do test-drive do BMW iX XDrive50. Não foram poucos os carros que, ao passar do lado da reportagem, acenaram positivamente e até miraram com os celulares para registrar a beleza do automóvel. Quando paramos com o BMW, tanto em postos de combustível, para reidratação, quanto nas ruas de Bertioga, para produção de material fotográfico e em vídeo, as reações foram as mesmas: admiração e curiosidade.

Opinião Canaltech: BMW iX foi "tiro certo"

Após o primeiro contato real com o BMW iX XDrive50, já é possível adiantar que a marca alemã acertou em cheio e, não à toa, vendeu 30 unidades logo no anúncio do modelo em apenas 12 minutos.

Claro que estamos falando de um carro voltado para um público segmentado, já que pouca gente pode gastar R$ 800 mil. Mesmo assim, para esses afortunados, não há dúvida de que o SUV tornará a vida deles mais fácil e mais inteligente no trânsito.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.